FIFA 2009: o jogo como representação do real

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Araújo, Marcelo Rodrigues de lattes
Orientador(a): Fuser, Bruno lattes
Banca de defesa: Ribeiro, José Luiz lattes, Lacerda, Juciano de Sousa lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Art
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2691
Resumo: A tese de mestrado intitulada “FIFA 2009: o jogo como representação do real” se baseia na relação entre o jogo de videogame FIFA SOCCER 2009, da Eletronic Arts, a arte em alguns períodos da história, a comunicação e informação inerentes ao objeto artístico e a semiótica. Procuramos estabelecer ligações entre estes elementos e características que os unem na confecção e fruição do jogo. Para proceder a uma análise destas características, “desconstruímos” o jogo a partir de elementos importantes na sua criação e apreciação por parte de designers e jogadores virtuais. Estes elementos são a cor, a forma e o espaço. Eles são dispostos na ligação que possuem com a visualização do jogo, os elementos tecnológicos, históricos e estéticos inerentes a esta forma atual de entretenimento. Consideramos o jogo eletrônico para além do lazer e do aspecto lúdico simplesmente, respeitando-o como uma obra representativa da arte contemporânea. Para isso, contextualizamos o ambiente pós-moderno e a noção de que a conceitualização da arte de hoje expandiu mais do que nunca os limites de interpretação e aceitação do que ela representa. Verificamos na história da arte e filosofia que toda arte é representativa de seu tempo e os elementos componentes de um videogame corroboram esta assertiva, pois possuem características comuns a qualquer obra de arte, como criação, engenho, valor econômico e social, além da técnica e do conhecimento teórico. A possibilidade de leitura de obras de arte através da Semiótica não é uma novidade, mas procuramos mostrar que, se o jogo eletrônico pode ser considerado uma obra de arte, sua interpretação também pode se dar através de pressupostos semióticos.
id UFJF_b56552b07280977545a38696f820b8ec
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2691
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Fuser, Brunohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799489H8Ribeiro, José Luizhttp://lattes.cnpq.brLacerda, Juciano de Sousahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778871P1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745356D9Araújo, Marcelo Rodrigues de2016-10-04T15:38:14Z2016-09-192016-10-04T15:38:14Z2010-12-16https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2691A tese de mestrado intitulada “FIFA 2009: o jogo como representação do real” se baseia na relação entre o jogo de videogame FIFA SOCCER 2009, da Eletronic Arts, a arte em alguns períodos da história, a comunicação e informação inerentes ao objeto artístico e a semiótica. Procuramos estabelecer ligações entre estes elementos e características que os unem na confecção e fruição do jogo. Para proceder a uma análise destas características, “desconstruímos” o jogo a partir de elementos importantes na sua criação e apreciação por parte de designers e jogadores virtuais. Estes elementos são a cor, a forma e o espaço. Eles são dispostos na ligação que possuem com a visualização do jogo, os elementos tecnológicos, históricos e estéticos inerentes a esta forma atual de entretenimento. Consideramos o jogo eletrônico para além do lazer e do aspecto lúdico simplesmente, respeitando-o como uma obra representativa da arte contemporânea. Para isso, contextualizamos o ambiente pós-moderno e a noção de que a conceitualização da arte de hoje expandiu mais do que nunca os limites de interpretação e aceitação do que ela representa. Verificamos na história da arte e filosofia que toda arte é representativa de seu tempo e os elementos componentes de um videogame corroboram esta assertiva, pois possuem características comuns a qualquer obra de arte, como criação, engenho, valor econômico e social, além da técnica e do conhecimento teórico. A possibilidade de leitura de obras de arte através da Semiótica não é uma novidade, mas procuramos mostrar que, se o jogo eletrônico pode ser considerado uma obra de arte, sua interpretação também pode se dar através de pressupostos semióticos.The a master‟s thesis entitled "FIFA 2009: the game as a representation of the real" is based on the relationship between the game of video games FIFA SOCCER 2009, by Electronic Arts, the art in some periods of history, the communication and information inherent to the object artistic and Semiotics. We establish links between these elements and characteristics wich unite them in confection and fruition of the game. To carry out an analysis of these characteristics, we "desconstructed" the game from important elements in its creation and assessment on the part of designers and players virtual. These elements are the color, shape and space. They are arranged in liaison with the visualization of the game, the elements technological, historical and aesthetic inherent in this current form of entertainment. We believe the video game is beyond the leisure and appearance ludic simply, respecting him as a representative work of contemporary art. To do this, contextualized the post-modern environment and the notion that the conceptualization of art expanded today more than ever the limits of interpretation and acceptance of it represents. In the history of art and philosophy that all artwork is representative of their time and the elements components of videogames corroborate this assertion, because they have characteristics common to any work of art, such as creating, ingenuity, social and economic value, in addition to the technical and theoretical knowledge. The possibility of reading of works of art through Semiotics is not a novelty, but we sought to show that, if the game can be considered a work of art, its interpretation may also be given through assumptions semiotic.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASArteSemióticaVideogameComunicaçãoArtSemioticsVideogameCommunicationFIFA 2009: o jogo como representação do realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILmarcelorodriguesdearaujo.pdf.jpgmarcelorodriguesdearaujo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1124https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/4/marcelorodriguesdearaujo.pdf.jpg489df82d10b4ee4f4c12241b11c6779eMD54ORIGINALmarcelorodriguesdearaujo.pdfmarcelorodriguesdearaujo.pdfapplication/pdf1149448https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/1/marcelorodriguesdearaujo.pdf0ecacd0cf91787c339336e7f50a975a3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52TEXTmarcelorodriguesdearaujo.pdf.txtmarcelorodriguesdearaujo.pdf.txtExtracted texttext/plain211638https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/3/marcelorodriguesdearaujo.pdf.txtc1518d16f008a0b731facbc4f20029a5MD53ufjf/26912019-11-07 11:34:51.694oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2691TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkENCg0KQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gDQpJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uDQoNClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uIFZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLg0KDQpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLg0KDQpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPICBPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLg0KDQpPIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSAgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:51Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FIFA 2009: o jogo como representação do real
title FIFA 2009: o jogo como representação do real
spellingShingle FIFA 2009: o jogo como representação do real
Araújo, Marcelo Rodrigues de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Arte
Semiótica
Videogame
Comunicação
Art
Semiotics
Videogame
Communication
title_short FIFA 2009: o jogo como representação do real
title_full FIFA 2009: o jogo como representação do real
title_fullStr FIFA 2009: o jogo como representação do real
title_full_unstemmed FIFA 2009: o jogo como representação do real
title_sort FIFA 2009: o jogo como representação do real
author Araújo, Marcelo Rodrigues de
author_facet Araújo, Marcelo Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fuser, Bruno
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799489H8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, José Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lacerda, Juciano de Sousa
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778871P1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745356D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcelo Rodrigues de
contributor_str_mv Fuser, Bruno
Ribeiro, José Luiz
Lacerda, Juciano de Sousa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Arte
Semiótica
Videogame
Comunicação
Art
Semiotics
Videogame
Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Semiótica
Videogame
Comunicação
Art
Semiotics
Videogame
Communication
description A tese de mestrado intitulada “FIFA 2009: o jogo como representação do real” se baseia na relação entre o jogo de videogame FIFA SOCCER 2009, da Eletronic Arts, a arte em alguns períodos da história, a comunicação e informação inerentes ao objeto artístico e a semiótica. Procuramos estabelecer ligações entre estes elementos e características que os unem na confecção e fruição do jogo. Para proceder a uma análise destas características, “desconstruímos” o jogo a partir de elementos importantes na sua criação e apreciação por parte de designers e jogadores virtuais. Estes elementos são a cor, a forma e o espaço. Eles são dispostos na ligação que possuem com a visualização do jogo, os elementos tecnológicos, históricos e estéticos inerentes a esta forma atual de entretenimento. Consideramos o jogo eletrônico para além do lazer e do aspecto lúdico simplesmente, respeitando-o como uma obra representativa da arte contemporânea. Para isso, contextualizamos o ambiente pós-moderno e a noção de que a conceitualização da arte de hoje expandiu mais do que nunca os limites de interpretação e aceitação do que ela representa. Verificamos na história da arte e filosofia que toda arte é representativa de seu tempo e os elementos componentes de um videogame corroboram esta assertiva, pois possuem características comuns a qualquer obra de arte, como criação, engenho, valor econômico e social, além da técnica e do conhecimento teórico. A possibilidade de leitura de obras de arte através da Semiótica não é uma novidade, mas procuramos mostrar que, se o jogo eletrônico pode ser considerado uma obra de arte, sua interpretação também pode se dar através de pressupostos semióticos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-04T15:38:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-19
2016-10-04T15:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2691
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/4/marcelorodriguesdearaujo.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/1/marcelorodriguesdearaujo.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2691/3/marcelorodriguesdearaujo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 489df82d10b4ee4f4c12241b11c6779e
0ecacd0cf91787c339336e7f50a975a3
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
c1518d16f008a0b731facbc4f20029a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962457933283328