A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
|
Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/229 |
Resumo: | Busca-se analisar a representação da cidade e as apropriações midiáticas a partir do filme Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, lançado em 2011. Enquanto obra com maior bilheteria na carreira do diretor, a película também se destaca por ser parte do recente tour europeu do artista. A cidade se caracteriza por sua polifonia, sua multiplicidade e seu constante processo de construção. Os produtos culturais, por sua vez, realizam diversas representações da urbe, narrando a cidade-texto de várias maneiras. Os diferentes meios de comunicação também narram viagens e permitem deslocamentos simbólicos. Dessa forma, as viagens e o urbano são arquitetados pela mídia e esses imaginários, então, são reutilizados pelos diversos destinos turísticos a fim de se promoverem. O longa-metragem encaixa-se ao contexto apresentado por fazer emergir uma cidade – dentre várias outras possíveis – capaz de gerar interesses diversos. Os métodos da Análise de Conteúdo foram utilizados para identificar essa Paris de Allen e as apropriações realizadas pelo turismo. Através desta metodologia, chegou-se à conclusão de que a cidade-produto é revelada por uma imagem sacralizada, que destaca personagens e locais emblemáticos, e resulta em um grande apelo afetivo. |
id |
UFJF_d154e0f0da8b6f5e8368ac3d80e53dc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/229 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Musse, Christina Ferrazhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6Siqueira, Euler David dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4491162A9Almeida, Lucas Gamonal Barra de2015-12-16T11:16:10Z2015-12-152015-12-16T11:16:10Z2015-02-26https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/229Busca-se analisar a representação da cidade e as apropriações midiáticas a partir do filme Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, lançado em 2011. Enquanto obra com maior bilheteria na carreira do diretor, a película também se destaca por ser parte do recente tour europeu do artista. A cidade se caracteriza por sua polifonia, sua multiplicidade e seu constante processo de construção. Os produtos culturais, por sua vez, realizam diversas representações da urbe, narrando a cidade-texto de várias maneiras. Os diferentes meios de comunicação também narram viagens e permitem deslocamentos simbólicos. Dessa forma, as viagens e o urbano são arquitetados pela mídia e esses imaginários, então, são reutilizados pelos diversos destinos turísticos a fim de se promoverem. O longa-metragem encaixa-se ao contexto apresentado por fazer emergir uma cidade – dentre várias outras possíveis – capaz de gerar interesses diversos. Os métodos da Análise de Conteúdo foram utilizados para identificar essa Paris de Allen e as apropriações realizadas pelo turismo. Através desta metodologia, chegou-se à conclusão de que a cidade-produto é revelada por uma imagem sacralizada, que destaca personagens e locais emblemáticos, e resulta em um grande apelo afetivo.The present work seeks to analyze the representation of the city and the media appropriations through the movie Midnight in Paris, by Woody Allen, released in 2011. Besides being the highest grossing work in the director’s career, the film also stands out as part of the artist’s recent European tour. The city is characterized by its polyphony and its multiplicity, and for keeping itself in a constant process of construction. In turn, cultural products perform diverse representations of the metropolis, chronicling the city-text in various ways. Different media also narrate journeys and allow symbolic displacements. Thus, the travels and the urban are devised by the media and these ideals are then reused by various touristic destinations for the purpose of self-promotion. The film fits into the presented context by bringing out, among several other possibilities, a city capable of generating diverse interests. In order to identify Mr. Allen’s Paris and the appropriations made by tourism, the Content Analysis method was used. Through this methodology, it was reached a conclusion indicating that the city-product is revealed by a mythical image, which highlights characters and iconic locations, resulting in great emotional appeal.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoTurismoCidadeIdentidadeMeia-Noite em ParisCommunicationTourismCityIdentityMidnight in ParisA Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTlucasgamonalbarradealmeida.pdf.txtlucasgamonalbarradealmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain352322https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/3/lucasgamonalbarradealmeida.pdf.txt7704640eb1163a0b89c3b13ab6766fbbMD53THUMBNAILlucasgamonalbarradealmeida.pdf.jpglucasgamonalbarradealmeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/4/lucasgamonalbarradealmeida.pdf.jpg5d0fa6cc947ab82f6594f3ee31b96c4eMD54ORIGINALlucasgamonalbarradealmeida.pdflucasgamonalbarradealmeida.pdfapplication/pdf6415397https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/1/lucasgamonalbarradealmeida.pdf0e477d764c08b89d0e965de7ca7d1605MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/2292019-11-07 11:34:48.095oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
title |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
spellingShingle |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo Almeida, Lucas Gamonal Barra de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Turismo Cidade Identidade Meia-Noite em Paris Communication Tourism City Identity Midnight in Paris |
title_short |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
title_full |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
title_fullStr |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
title_full_unstemmed |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
title_sort |
A Paris de Woody Allen: narrações sobre a cidade e suas apropriações midiáticas pelo turismo |
author |
Almeida, Lucas Gamonal Barra de |
author_facet |
Almeida, Lucas Gamonal Barra de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Musse, Christina Ferraz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Caravela, Gabriela Borges Martins |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Siqueira, Euler David de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792380J6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4491162A9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Lucas Gamonal Barra de |
contributor_str_mv |
Musse, Christina Ferraz Caravela, Gabriela Borges Martins Siqueira, Euler David de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Turismo Cidade Identidade Meia-Noite em Paris Communication Tourism City Identity Midnight in Paris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Turismo Cidade Identidade Meia-Noite em Paris Communication Tourism City Identity Midnight in Paris |
description |
Busca-se analisar a representação da cidade e as apropriações midiáticas a partir do filme Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, lançado em 2011. Enquanto obra com maior bilheteria na carreira do diretor, a película também se destaca por ser parte do recente tour europeu do artista. A cidade se caracteriza por sua polifonia, sua multiplicidade e seu constante processo de construção. Os produtos culturais, por sua vez, realizam diversas representações da urbe, narrando a cidade-texto de várias maneiras. Os diferentes meios de comunicação também narram viagens e permitem deslocamentos simbólicos. Dessa forma, as viagens e o urbano são arquitetados pela mídia e esses imaginários, então, são reutilizados pelos diversos destinos turísticos a fim de se promoverem. O longa-metragem encaixa-se ao contexto apresentado por fazer emergir uma cidade – dentre várias outras possíveis – capaz de gerar interesses diversos. Os métodos da Análise de Conteúdo foram utilizados para identificar essa Paris de Allen e as apropriações realizadas pelo turismo. Através desta metodologia, chegou-se à conclusão de que a cidade-produto é revelada por uma imagem sacralizada, que destaca personagens e locais emblemáticos, e resulta em um grande apelo afetivo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-16T11:16:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-15 2015-12-16T11:16:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/229 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/3/lucasgamonalbarradealmeida.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/4/lucasgamonalbarradealmeida.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/1/lucasgamonalbarradealmeida.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/229/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7704640eb1163a0b89c3b13ab6766fbb 5d0fa6cc947ab82f6594f3ee31b96c4e 0e477d764c08b89d0e965de7ca7d1605 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793962549722480640 |