Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Brandão, Guilherme Valle Loures lattes
Orientador(a): Castañon, José Alberto Barroso lattes
Banca de defesa: Barbosa, Maria Teresa Gomes lattes, Nascimento, Walcyr Duarte lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Departamento: Faculdade de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235
Resumo: A ambiência acústica dos lugares é fator preponderante para o adequado desempenho laboral, intelectual ou simplesmente vivencial do ser humano. O local de vivência, se possuir fatores que potencializam a percepção da ambiência acústica, tais como ruído de tráfego, pode causar estresse fisiológico, contribuindo para uma avaliação qualitativa desfavorável do espaço urbano. O objeto de estudo desta pesquisa é o conjunto de características acústicas inerentes às linhas ferroviárias, que se materializam no espaço segundo esses preceitos e os irradiam ao entorno. A presença dessas linhas na malha urbana da cidade de Juiz de Fora – MG – influi diretamente na produção do espaço e direciona vetores de crescimento e valoração do solo, representando um importante aspecto a ser considerado nas políticas de produção da cidade. Este trabalho tem por objetivo identificar as características acústicas ao longo das linhas ferroviárias e suas especificidades, propondo alternativas para mitigação dos problemas verificados nas áreas adjacentes. O recorte desta pesquisa, que se insere no campo da acústica ambiental, se dá pela delimitação de estudo das características acústicas das linhas férreas, focando nas características sonoras das áreas habitadas lindeiras à faixa de domínio na malha urbana de Juiz de Fora. Com relação à metodologia de desenvolvimento, utiliza-se a Revisão Sistemática de Literatura – RSL – para definição do arcabouço teórico referencial e, para realização do estudo de caso, utiliza-se a metodologia proposta pelos referenciais normativos, através de medições in loco. O trabalho se desenvolve em seis capítulos que englobam os conhecimentos necessários à sua realização, focando na aplicação dos conceitos ao ambiente ferroviário. As análises realizadas demonstram que o ambiente acústico ao longo da linha ferroviária é drasticamente impactado pela passagem das composições, provocando o aumento do nível de ruído equivalente para além dos parâmetros normativos de conforto. A partir da situação existente, propõe-se a implantação de um misto de dispositivos convencionais e não convencionais para a redução do ruído, focando em soluções que mantenham permeabilidade visual e busquem reduzir a segregação espacial, gerando resultados que podem ser replicados em outras áreas urbanas, tanto na cidade de Juiz de Fora quanto em outras cidades. Conclui-se que a utilização dos dispositivos de proteção auxilia consideravelmente na redução do nível de pressão sonora equivalente nas áreas lindeiras, entretanto, percebe-se que é necessário o atendimento das edificações do entorno às normas construtivas para mitigação mais eficaz do problema.
id UFJF_d7a6b4e9d25291578ce719dc6f22ae42
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/7235
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Castañon, José Alberto Barrosohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0Machado, Ernani Simplíciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750680T7Barbosa, Maria Teresa Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728395P7Nascimento, Walcyr Duartehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782916T2http://lattes.cnpq.br/Brandão, Guilherme Valle Loures2018-09-04T13:24:55Z2018-09-042018-09-04T13:24:55Z2018-03-28https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235A ambiência acústica dos lugares é fator preponderante para o adequado desempenho laboral, intelectual ou simplesmente vivencial do ser humano. O local de vivência, se possuir fatores que potencializam a percepção da ambiência acústica, tais como ruído de tráfego, pode causar estresse fisiológico, contribuindo para uma avaliação qualitativa desfavorável do espaço urbano. O objeto de estudo desta pesquisa é o conjunto de características acústicas inerentes às linhas ferroviárias, que se materializam no espaço segundo esses preceitos e os irradiam ao entorno. A presença dessas linhas na malha urbana da cidade de Juiz de Fora – MG – influi diretamente na produção do espaço e direciona vetores de crescimento e valoração do solo, representando um importante aspecto a ser considerado nas políticas de produção da cidade. Este trabalho tem por objetivo identificar as características acústicas ao longo das linhas ferroviárias e suas especificidades, propondo alternativas para mitigação dos problemas verificados nas áreas adjacentes. O recorte desta pesquisa, que se insere no campo da acústica ambiental, se dá pela delimitação de estudo das características acústicas das linhas férreas, focando nas características sonoras das áreas habitadas lindeiras à faixa de domínio na malha urbana de Juiz de Fora. Com relação à metodologia de desenvolvimento, utiliza-se a Revisão Sistemática de Literatura – RSL – para definição do arcabouço teórico referencial e, para realização do estudo de caso, utiliza-se a metodologia proposta pelos referenciais normativos, através de medições in loco. O trabalho se desenvolve em seis capítulos que englobam os conhecimentos necessários à sua realização, focando na aplicação dos conceitos ao ambiente ferroviário. As análises realizadas demonstram que o ambiente acústico ao longo da linha ferroviária é drasticamente impactado pela passagem das composições, provocando o aumento do nível de ruído equivalente para além dos parâmetros normativos de conforto. A partir da situação existente, propõe-se a implantação de um misto de dispositivos convencionais e não convencionais para a redução do ruído, focando em soluções que mantenham permeabilidade visual e busquem reduzir a segregação espacial, gerando resultados que podem ser replicados em outras áreas urbanas, tanto na cidade de Juiz de Fora quanto em outras cidades. Conclui-se que a utilização dos dispositivos de proteção auxilia consideravelmente na redução do nível de pressão sonora equivalente nas áreas lindeiras, entretanto, percebe-se que é necessário o atendimento das edificações do entorno às normas construtivas para mitigação mais eficaz do problema.Acoustic ambience is a predominant factor for adequate performance levels of work, intellect or simply experiential tasks for human beings. The vivency place itself, when possessing factors that enhance the acoustic ambience perception such as traffic noise can cause physiological stress, contributing to an unfavorable qualitative assessment of the urban space. This research’s object of study is the set of acoustic characteristics inherent to the railway lines, which materialize in space according to these precepts and radiate towards the surroundings. The presence of these railways in the Juiz de Fora city – MG – urban network directly influences the spatial production and directs land growth and valuation vectors, representing an important aspect to be considered in the city's production policies. This work aims to identify the acoustic characteristics along the railway lines and their specificities, proposing alternatives to mitigate problems observed its adjacent areas. The research clipping, which is inserted in the environmental acoustics’ field, is given by binding the study to the railway lines acoustic characteristics, focusing on the inhabited areas neighboring to the railway’s domain range sound characteristics in the Juiz de Fora city’s urban mesh. Regarding the development methodology, the systematic revision of literature method– RSL – is used to define the reference theoretical framework and, to carry out the case study, the methodology proposed by the current normative references is used, through on-the-spot measurements. The work develops in six chapters that encompass the knowledge necessary for its realization, focusing on the concept application to the railway environment. The analyses performed shows that the acoustic environment along the railway line is drastically impacted by the rail compositions passages, causing an increase in the equivalent noise level beyond the normative comfort parameters. From the existing situation, it is proposed to implement a mixture of conventional and non-conventional devices for noise reduction, focusing on solutions that maintain visual permeability and seek to reduce spatial segregation, generating results that can be replicated in other urban areas, both in Juiz de Fora and other cities. It is concluded that using protection devices greatly assists in reducing the equivalent sound pressure levels in the railway’s neighboring areas. However, it is understood that it is necessary for the surrounding buildings to meet the constructive norms for a more effective problem mitigation.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ambiente ConstruídoUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASAcústica ambientalRuído ferroviárioAcústica urbanaAmbiente acústicoPaisagem sonoraEnvironmental acousticsRailway noiseUrban acousticsSonic environmentSoundscapeLinhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILguilhermevallelouresbrandao.pdf.jpgguilhermevallelouresbrandao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/4/guilhermevallelouresbrandao.pdf.jpgc9d616a4b379eb784690dd2193829675MD54ORIGINALguilhermevallelouresbrandao.pdfguilhermevallelouresbrandao.pdfapplication/pdf12401220https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/1/guilhermevallelouresbrandao.pdf9bc0af060b36cbc30fae487ed61aa6cdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTguilhermevallelouresbrandao.pdf.txtguilhermevallelouresbrandao.pdf.txtExtracted texttext/plain285199https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/3/guilhermevallelouresbrandao.pdf.txtef721ec762aa45523e3d40f6785c1c1aMD53ufjf/72352019-06-16 10:04:12.306oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-10-17T16:46:15.305677Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
title Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
spellingShingle Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
Brandão, Guilherme Valle Loures
CNPQ::ENGENHARIAS
Acústica ambiental
Ruído ferroviário
Acústica urbana
Ambiente acústico
Paisagem sonora
Environmental acoustics
Railway noise
Urban acoustics
Sonic environment
Soundscape
title_short Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
title_full Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
title_fullStr Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
title_full_unstemmed Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
title_sort Linhas ferroviárias e cidade: avaliação acústica para redução de ruídos em áreas urbanas
author Brandão, Guilherme Valle Loures
author_facet Brandão, Guilherme Valle Loures
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castañon, José Alberto Barroso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Machado, Ernani Simplício
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750680T7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Maria Teresa Gomes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728395P7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nascimento, Walcyr Duarte
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782916T2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Guilherme Valle Loures
contributor_str_mv Castañon, José Alberto Barroso
Machado, Ernani Simplício
Barbosa, Maria Teresa Gomes
Nascimento, Walcyr Duarte
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Acústica ambiental
Ruído ferroviário
Acústica urbana
Ambiente acústico
Paisagem sonora
Environmental acoustics
Railway noise
Urban acoustics
Sonic environment
Soundscape
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica ambiental
Ruído ferroviário
Acústica urbana
Ambiente acústico
Paisagem sonora
Environmental acoustics
Railway noise
Urban acoustics
Sonic environment
Soundscape
description A ambiência acústica dos lugares é fator preponderante para o adequado desempenho laboral, intelectual ou simplesmente vivencial do ser humano. O local de vivência, se possuir fatores que potencializam a percepção da ambiência acústica, tais como ruído de tráfego, pode causar estresse fisiológico, contribuindo para uma avaliação qualitativa desfavorável do espaço urbano. O objeto de estudo desta pesquisa é o conjunto de características acústicas inerentes às linhas ferroviárias, que se materializam no espaço segundo esses preceitos e os irradiam ao entorno. A presença dessas linhas na malha urbana da cidade de Juiz de Fora – MG – influi diretamente na produção do espaço e direciona vetores de crescimento e valoração do solo, representando um importante aspecto a ser considerado nas políticas de produção da cidade. Este trabalho tem por objetivo identificar as características acústicas ao longo das linhas ferroviárias e suas especificidades, propondo alternativas para mitigação dos problemas verificados nas áreas adjacentes. O recorte desta pesquisa, que se insere no campo da acústica ambiental, se dá pela delimitação de estudo das características acústicas das linhas férreas, focando nas características sonoras das áreas habitadas lindeiras à faixa de domínio na malha urbana de Juiz de Fora. Com relação à metodologia de desenvolvimento, utiliza-se a Revisão Sistemática de Literatura – RSL – para definição do arcabouço teórico referencial e, para realização do estudo de caso, utiliza-se a metodologia proposta pelos referenciais normativos, através de medições in loco. O trabalho se desenvolve em seis capítulos que englobam os conhecimentos necessários à sua realização, focando na aplicação dos conceitos ao ambiente ferroviário. As análises realizadas demonstram que o ambiente acústico ao longo da linha ferroviária é drasticamente impactado pela passagem das composições, provocando o aumento do nível de ruído equivalente para além dos parâmetros normativos de conforto. A partir da situação existente, propõe-se a implantação de um misto de dispositivos convencionais e não convencionais para a redução do ruído, focando em soluções que mantenham permeabilidade visual e busquem reduzir a segregação espacial, gerando resultados que podem ser replicados em outras áreas urbanas, tanto na cidade de Juiz de Fora quanto em outras cidades. Conclui-se que a utilização dos dispositivos de proteção auxilia consideravelmente na redução do nível de pressão sonora equivalente nas áreas lindeiras, entretanto, percebe-se que é necessário o atendimento das edificações do entorno às normas construtivas para mitigação mais eficaz do problema.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-04T13:24:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-04
2018-09-04T13:24:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/4/guilhermevallelouresbrandao.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/1/guilhermevallelouresbrandao.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7235/3/guilhermevallelouresbrandao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9d616a4b379eb784690dd2193829675
9bc0af060b36cbc30fae487ed61aa6cd
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
ef721ec762aa45523e3d40f6785c1c1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813545144636407808