Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
|
Departamento: |
ICE – Instituto de Ciências Exatas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799 |
Resumo: | A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar. |
id |
UFJF_e5d0c1f4f1004cda17e2651f687173b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/5799 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Amarildo Melchiades dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0Barbosa, Andreia Maciel Carvalhohttp://lattes.cnpq.brOliveira, Maria Cristina Araújo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209825J2Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni2017-09-22T15:16:59Z2017-09-202017-09-22T15:16:59Z2017-08-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar.The present research is an investigation characterized by qualitative approach in Financial Scholarly Education and Mathematics Education. The goal of this research was to identify the traps in the media and in the marketing strategy which encourage the consumerism in Consumers Society. The literature review guided our focus to the ‘marketing traps’ in media. From this identification, we developed the tasks set about this subject to mathematics classes. These tasks were theoretically referenced by Semantic Fields Model and by Consumerism and Consumers Society conception by Zygmunt Bauman (1925-2017). A field research was performed with second- year high school students (15-18 years old) aiming to validate the tasks to use in classes. This investigation resulted in an Educational Product proposed to mathematics classes based on Financial Scholarly Educational curriculum proposal.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Educação MatemáticaUFJFBrasilICE – Instituto de Ciências ExatasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEducação financeira escolarArmadilhas de marketing na mídiaConsumismoSociedade de consumidoresMathematics educationFinancial scholarly educationMarketing trapsMediaConsumerismConsumers societyEducação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtExtracted texttext/plain173765https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/3/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtcd67f996b2df860d0547563d98731421MD53THUMBNAILkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpgkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/4/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpga024ff36517d4a255249371ee06a751aMD54ORIGINALkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdfkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdfapplication/pdf1132923https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/1/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf090b691abdfad41fbe60d78d929bb01fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/57992019-06-16 08:20:46.381oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:20:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
title |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
spellingShingle |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Educação financeira escolar Armadilhas de marketing na mídia Consumismo Sociedade de consumidores Mathematics education Financial scholarly education Marketing traps Media Consumerism Consumers society |
title_short |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
title_full |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
title_fullStr |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
title_full_unstemmed |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
title_sort |
Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo |
author |
Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni |
author_facet |
Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Amarildo Melchiades da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa, Andreia Maciel Carvalho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209825J2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni |
contributor_str_mv |
Silva, Amarildo Melchiades da Barbosa, Andreia Maciel Carvalho Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Educação financeira escolar Armadilhas de marketing na mídia Consumismo Sociedade de consumidores Mathematics education Financial scholarly education Marketing traps Media Consumerism Consumers society |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação financeira escolar Armadilhas de marketing na mídia Consumismo Sociedade de consumidores Mathematics education Financial scholarly education Marketing traps Media Consumerism Consumers society |
description |
A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-22T15:16:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-20 2017-09-22T15:16:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICE – Instituto de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/3/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/4/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/1/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd67f996b2df860d0547563d98731421 a024ff36517d4a255249371ee06a751a 090b691abdfad41fbe60d78d929bb01f ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793962434668527616 |