Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni lattes
Orientador(a): Silva, Amarildo Melchiades da lattes
Banca de defesa: Barbosa, Andreia Maciel Carvalho lattes, Oliveira, Maria Cristina Araújo de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799
Resumo: A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar.
id UFJF_e5d0c1f4f1004cda17e2651f687173b1
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/5799
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Silva, Amarildo Melchiades dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0Barbosa, Andreia Maciel Carvalhohttp://lattes.cnpq.brOliveira, Maria Cristina Araújo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209825J2Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni2017-09-22T15:16:59Z2017-09-202017-09-22T15:16:59Z2017-08-19https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar.The present research is an investigation characterized by qualitative approach in Financial Scholarly Education and Mathematics Education. The goal of this research was to identify the traps in the media and in the marketing strategy which encourage the consumerism in Consumers Society. The literature review guided our focus to the ‘marketing traps’ in media. From this identification, we developed the tasks set about this subject to mathematics classes. These tasks were theoretically referenced by Semantic Fields Model and by Consumerism and Consumers Society conception by Zygmunt Bauman (1925-2017). A field research was performed with second- year high school students (15-18 years old) aiming to validate the tasks to use in classes. This investigation resulted in an Educational Product proposed to mathematics classes based on Financial Scholarly Educational curriculum proposal.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Educação MatemáticaUFJFBrasilICE – Instituto de Ciências ExatasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEducação financeira escolarArmadilhas de marketing na mídiaConsumismoSociedade de consumidoresMathematics educationFinancial scholarly educationMarketing trapsMediaConsumerismConsumers societyEducação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtExtracted texttext/plain173765https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/3/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txtcd67f996b2df860d0547563d98731421MD53THUMBNAILkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpgkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/4/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpga024ff36517d4a255249371ee06a751aMD54ORIGINALkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdfkatyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdfapplication/pdf1132923https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/1/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf090b691abdfad41fbe60d78d929bb01fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/57992019-06-16 08:20:46.381oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:20:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
title Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
spellingShingle Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação matemática
Educação financeira escolar
Armadilhas de marketing na mídia
Consumismo
Sociedade de consumidores
Mathematics education
Financial scholarly education
Marketing traps
Media
Consumerism
Consumers society
title_short Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
title_full Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
title_fullStr Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
title_full_unstemmed Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
title_sort Educação financeira escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo
author Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni
author_facet Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Amarildo Melchiades da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Andreia Maciel Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209825J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Massante, Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni
contributor_str_mv Silva, Amarildo Melchiades da
Barbosa, Andreia Maciel Carvalho
Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação matemática
Educação financeira escolar
Armadilhas de marketing na mídia
Consumismo
Sociedade de consumidores
Mathematics education
Financial scholarly education
Marketing traps
Media
Consumerism
Consumers society
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação financeira escolar
Armadilhas de marketing na mídia
Consumismo
Sociedade de consumidores
Mathematics education
Financial scholarly education
Marketing traps
Media
Consumerism
Consumers society
description A presente pesquisa trata de uma investigação de abordagem qualitativa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática e teve como objetivo identificar as armadilhas presentes na mídia e nas estratégias de marketing que induzem o consumismo na sociedade de consumidores. A revisão da literatura direcionou nosso foco para as ‘armadilhas de marketing’ presentes na mídia. A partir desta identificação, foi elaborado um conjunto de tarefas sobre o tema para sala de aula de matemática. Essas tarefas foram fundamentadas teoricamente a partir do Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de consumismo e sociedade de consumidores propostas pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017). Uma pesquisa de campo foi desenvolvida com os alunos do 2º ano do Ensino Médio com a finalidade de validar as tarefas para uso em sala de aula. A investigação resultou em um produto educacional proposto para sala de aula de matemática baseado no design de uma proposta de currículo de educação financeira escolar.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-22T15:16:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-20
2017-09-22T15:16:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICE – Instituto de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/3/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/4/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/1/katyaneanastaciasamogliacostacapichonimassante.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5799/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd67f996b2df860d0547563d98731421
a024ff36517d4a255249371ee06a751a
090b691abdfad41fbe60d78d929bb01f
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962434668527616