Apropriação e uso dos resultados do SPAECE: o caso da escola Antônio Sabino Guerra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Sales, Leandro Carlos Oliveira lattes
Orientador(a): Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11807
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscou compreender os possíveis usos pedagógicos dos dados das avaliações como ferramenta para a melhoria da aprendizagem na Escola de Ensino Médio Antonio Sabino Guerra. A questão que dá origem a esta pesquisa parte da necessidade de se buscar meios que favoreçam a apropriação dos resultados das diversas avaliações, sejam internas ou externas à escola, de modo que possam ser utilizados, de maneira adequada, como subsídio para o preparo das aulas, promovendo uma escola que possa ser justa e conduza, com equidade, o acesso ao conhecimento. Autores como Dubet (2004), que trata da escola das oportunidades, além de Perrenoud (1999), Soligo (2010), Christophe (2015), Machado (2012), Alavarse et al (2013), Blasis (2013) foram os aportes teóricos utilizados neste trabalho. Assumimos como objetivo geral analisar como os professores e a equipe gestora da escola pesquisada se apropriam dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. Além disso, definimos como objetivos específicos: a) analisar as ações voltadas à apropriação dos resultados de avaliações externas promovidas pela escola e como os professores percebem essas ações; b) compreender como os professores percebem a relação entre os resultados das avaliações externas à escola e o planejamento do trabalho pedagógico; c) e propor ações que permitam otimizar o uso dos resultados das avaliações externas pela equipe gestora e pelos professores da escola, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. É, portanto, uma pesquisa que tem como foco a gestão pedagógica da escola, voltada para a reestruturação da concepção de igualdade, com base em evidências produzidas pelo SPAECE. Por contribuir com a compreensão de fenômenos sociais e políticos, esta pesquisa é um estudo de caso, que é uma metodologia adequada à consecução dos objetivos aqui apresentados. Como instrumentos de coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os membros da coordenação escolar, além da aplicação de questionários aos professores da escola pesquisada. A partir desses instrumentos, percebeu-se que os docentes têm uma percepção pouco realista do desempenho dos estudantes, dificultando a transformação dos dados das avaliações em intervenções pedagógicas eficazes. Por outro lado, os coordenadores percebem o SPAECE como um importante subsídio para o planejamento das atividades escolares. No entanto, eles precisam ser mais propositivos, contribuindo, assim, com o trabalho docente. Com base no resultado da pesquisa de campo, foi traçado um Plano de Ação Educacional (PAE), que, resumidamente, propõe um melhor preparo da equipe gestora para a realização de oficinas com os docentes, no intuito de haver uma melhor apropriação e o consequente uso pedagógico dos dados das avaliações.
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Autores como Dubet (2004), que trata da escola das oportunidades, além de Perrenoud (1999), Soligo (2010), Christophe (2015), Machado (2012), Alavarse et al (2013), Blasis (2013) foram os aportes teóricos utilizados neste trabalho. Assumimos como objetivo geral analisar como os professores e a equipe gestora da escola pesquisada se apropriam dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. Além disso, definimos como objetivos específicos: a) analisar as ações voltadas à apropriação dos resultados de avaliações externas promovidas pela escola e como os professores percebem essas ações; b) compreender como os professores percebem a relação entre os resultados das avaliações externas à escola e o planejamento do trabalho pedagógico; c) e propor ações que permitam otimizar o uso dos resultados das avaliações externas pela equipe gestora e pelos professores da escola, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. É, portanto, uma pesquisa que tem como foco a gestão pedagógica da escola, voltada para a reestruturação da concepção de igualdade, com base em evidências produzidas pelo SPAECE. Por contribuir com a compreensão de fenômenos sociais e políticos, esta pesquisa é um estudo de caso, que é uma metodologia adequada à consecução dos objetivos aqui apresentados. Como instrumentos de coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os membros da coordenação escolar, além da aplicação de questionários aos professores da escola pesquisada. A partir desses instrumentos, percebeu-se que os docentes têm uma percepção pouco realista do desempenho dos estudantes, dificultando a transformação dos dados das avaliações em intervenções pedagógicas eficazes. Por outro lado, os coordenadores percebem o SPAECE como um importante subsídio para o planejamento das atividades escolares. No entanto, eles precisam ser mais propositivos, contribuindo, assim, com o trabalho docente. Com base no resultado da pesquisa de campo, foi traçado um Plano de Ação Educacional (PAE), que, resumidamente, propõe um melhor preparo da equipe gestora para a realização de oficinas com os docentes, no intuito de haver uma melhor apropriação e o consequente uso pedagógico dos dados das avaliações.This dissertation, developed within the scope of the Professional Master’s Course in Management and Evaluation of Public Education of the Federal University of Juiz de Fora, sought to understand the possible pedagogical uses of evaluation data as a tool to improve learning in the Antonio Sabino Guerra High School. The question that gives rise to this research starts from the need to find means that favor the appropriation of the results of the various evaluations, whether internal or external to the school, so that they can be used in an appropriate way, as a subsidy for class preparation, promoting a school that can be fair and leads, with equity, access to knowledge. Authors like Dubet (2004), who deals with the school of opportunities, Perrenoud (1999), Soligo (2010), Christophe (2015), Machado (2012), Alavarse et al (2013) and Blasis were the theoretical contributions used in this work. We assume as a general objective to analyze how the teachers and management team of the researched school appropriates the results of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará - SPAECE and as specific objectives: analyze the actions aimed at appropriating the results of external evaluations promoted by the school and how teachers perceive these actions; to understand how teachers perceive the relationship between the results of evaluations external to the school and the planning of the pedagogical work; and propose actions to optimize the use of the results of the external evaluations by the management team and the teachers of the school, contributing to the improvement of student learning. It is, therefore, a research that focuses on the pedagogical management of the school, focused on the restructuring of the conception of equality, based on evidence produced by SPAECE. For contributing to the understanding of social and political phenomena, this research is a case study, which is a methodology adequate to the achievement of the objectives presented here. As instruments of data collection, semi-structured interviews with the members of the school coordination were done, besides the application of questionnaires to the teachers of the researched school. From these instruments, it was noticed that the teachers have an unrealistic perception of the performance of the students, making it difficult to transform the evaluation data into effective pedagogical interventions. The coordinators perceive SPAECE as an important subsidy for the planning of school activities, however they must be more proactive in the contribution to the teaching work. Based on the results of the field research, an Educational Action Plan (PAE) was drawn up, which briefly proposes a better preparation of the management team to carry out workshops with teachers in order to have a better ownership and consequent pedagogical use of the evaluation data.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão escolarUso dos dadosEnsino médioSchool managementUse of dataHigh school.Apropriação e uso dos resultados do SPAECE: o caso da escola Antônio Sabino Guerrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALleandrocarlosoliveirasales.pdfleandrocarlosoliveirasales.pdfPDF/Aapplication/pdf952198https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11807/5/leandrocarlosoliveirasales.pdf3be48323d8e7c5c1ee84aa5a8c97b14fMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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