Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Melo, Felipe Domingues Machado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2308
Resumo: Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
id UFLA_19927616b21b79bb1d2795db30e87920
oai_identifier_str oai:localhost:1/2308
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergênciaDesign and culture in global products: semiotics as the converging pointDesignCulturaSemióticaDesenvolvimento de produtos globaisCultureSemioticsGlobal product developmentCNPQ_NÃO_INFORMADOOrganizações, Mudanças e Gestão EstratégicaO design está presente em todos os aspectos da vida dos seres humanos. Através da sua manifestação em objetos, os indivíduos se definem como grupos sociais, se comunicam e experimentam o mundo. As relações estabelecidas entre indivíduos e produtos, neste caso objetos de uso, vão além de questões econômicas e materiais, podendo ser entendidas como fenômenos sociais complexos, onde os aspectos intangíveis, simbólicos, não são menos importantes. Ainda assim, a questão do design para o desenvolvimento de produtos em ambientes internacionais, embora de reconhecida relevância, vem sendo negligenciada tanto pela literatura das ciências administrativas quanto pela própria disciplina do design, tornando raras as publicações sobre o tema. Quando abordada, são apresentados estudos funcionalistas, sem a profundidade exigida. Acredita-se que isto se deva ao elevado nível de complexidade deparado ao se buscar informações precisas, ou menos genéricas, que apóiem a configuração de aspectos culturais de contextos específicos em produtos destinados ao mercado global. Sendo assim, faz-se necessário o melhor entendimento das possibilidades de relacionamento entre aspectos físicos e culturais simbólicos específicos para os processos de desenvolvimento e de adaptação de produtos internacionais. Portanto, visou-se demonstrar, teoricamente, como se dão as relações entre a configuração de artefatos e aspectos culturais, bem como seus desdobramentos em produtos globais. Para tanto, com o intuito de gerar uma base para estudos posteriores, foi utilizada a pesquisa teórica para a elaboração de uma análise associativa entre o design e aspectos culturais simbólicos sob o ângulo da semiótica. Através da análise associativa e da dedução lógica, evidenciou-se que, em sentido antropológico, a experiência dos indivíduos com os artefatos produz articulações complexas de significados e de significações que envolvem tanto a perspectiva funcional quanto a simbólica dos objetos. Sendo esta fundamental para a compreensão de aspectos ontológicos que do ponto de vista epistemológico positivista não podem ser alcançados ou traçados, ainda que superficialmente. Assim, este trabalho propõe um modelo teórico e apresenta um esquema, ambos para a discussão acerca do entendimento de tais articulações; e, por conseguinte, chama a atenção para a necessidade de aprofundamento nas questões relacionadas aos aspectos culturais simbólicos existentes na relação estabelecida entre indivíduos e objetos de uso, uma vez que nela acredita-se estarem incrustadas as chaves para a diferenciação, melhor desenvolvimento e adaptação de produtos globais.Design is strongly present in all aspects of human beings lives. Its demonstration in objects allows individuals to define themselves as social groups, to communicate with others and experience the world. The relationship between individuals and products, which in this case are using objects, is more complex than being merely material and economic issues. They can then be understood as complex social phenomena, in which the symbolic aspects are equally relevant. Although the design issue for product development in international markets is significantly recognized, it has been neglected by both management and design literatures, which results in the lack of publications on this subject. When approached, the studies presented are either functionalist or shown without the required depth. It is believed to be due to the high level of complexity when seeking accurate or less generic information that supports the cultural aspects configuration of specific contexts in products for the global markets. As a result, it is necessary to better understand the possibilities of relationships between physical and specific cultural symbols in order to improve product development and adjustment for international markets. Therefore, there was a purpose to show, theoretically, the relationships between artifacts configuration and cultural aspects when designing products to global environment. In order to create basis for future studies, the theoretical research was used to develop an associative analysis between design and symbolic cultural aspects from the semiotics perspective. Through associative analysis and logic deduction, it was revealed that, in an anthropological sense, the experience of individuals with artifacts produces complex meanings controversy involving both functional and symbolic objects perspective. The symbolic perspective is essential for the understanding of ontological object aspects that can be neither planned nor reached from the positivist epistemological view, even if superficially. This dissertation then presents a frame-work and suggests a theoretical model for discussion about the understanding of such controversies. Attention is called to the need of deep studies of the issues associated to the symbolic cultural aspects present in the relationship between individuals and artifacts. It is believed that the keys to better differentiate, develop and adapt global products are intrinsically associated with this relation.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSette, Ricardo de SouzaRezende, Daniel Carvalho deMelo, Felipe Domingues Machado2014-08-06T18:27:00Z2014-08-06T18:27:00Z2014-08-062008-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, F. D. M. Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência. 2008. 136 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2308info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-06T18:27:00Zoai:localhost:1/2308Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-06T18:27Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
Design and culture in global products: semiotics as the converging point
title Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
spellingShingle Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
Melo, Felipe Domingues Machado
Design
Cultura
Semiótica
Desenvolvimento de produtos globais
Culture
Semiotics
Global product development
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
title_full Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
title_fullStr Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
title_full_unstemmed Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
title_sort Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência
author Melo, Felipe Domingues Machado
author_facet Melo, Felipe Domingues Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sette, Ricardo de Souza
Rezende, Daniel Carvalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Felipe Domingues Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cultura
Semiótica
Desenvolvimento de produtos globais
Culture
Semiotics
Global product development
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Design
Cultura
Semiótica
Desenvolvimento de produtos globais
Culture
Semiotics
Global product development
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Organizações, Mudanças e Gestão Estratégica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-31
2014-08-06T18:27:00Z
2014-08-06T18:27:00Z
2014-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, F. D. M. Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência. 2008. 136 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2308
identifier_str_mv MELO, F. D. M. Design e cultura em produtos globais: a semiótica como ponto de convergência. 2008. 136 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549904252665856