Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Cristiano Denison
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1228
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_1b7492f7fc65358715c98edd03ae4b7c
oai_identifier_str oai:localhost:1/1228
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócioStrategies for the increase of market participation flowers: an analysis under the optics of agribusiness agentsAgronegócio de floresPlantas ornamentaisFloriculturaAgribusinessFloricultureCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Gestão Estratégica, Marketing e InovaçãoO agronegócio de flores e plantas ornamentais tem grande representatividade no contexto econômico e social, uma vez que permite a atividade agrícola em pequenas propriedades rurais, além de demandar significativa mão de obra. A microrregião de Barbacena, MG, representa um dos principais polos de produção de Minas Gerais, com vocação consolidada para a produção de flores de corte, com destaque para as rosas. No entanto, questões relacionadas com o processo de comercialização e distribuição têm sido fatores limitantes para o crescimento do setor na região. Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar as estratégias que estão sendo utilizadas pelos agentes para a coordenação do agronegócio de flores em Barbacena, MG, no intuito de aumentar a participação no mercado. Ressalta-se que uma das principais condições para o desenvolvimento do mercado de flores são os mecanismos de coordenação que possibilitam incentivar a cooperação entre os agentes envolvidos com o setor. Mediante isso, foi questionado se as estratégias identificadas estão sendo suficientes para o aumento de participação no mercado de flores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, juntos aos agentes da cadeia produtiva de flores (produtores e floriculturas) e com os seus agentes organizacionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se questionários como roteiro, paralelamente com a pesquisa documental. Como resultado, identificou-se que as principais estratégias para promover o aumento de participação no mercado de flores são: a construção do centro de comercialização e distribuição, um convênio com o governo mineiro para a construção deste mercado e a realização anual da tradicional Festa das Rosas e Flores de Barbacena. No entanto, mesmo que tenham sido identificadas diversas estratégias, a maioria dos agentes acredita que tais ações são, em sua maioria, insuficientes para o aumento de participação no mercado. Foi possível chegar a esta conclusão devido à falta de mecanismos de coordenação, aos diversos conflitos entre os elos da cadeia produtiva e principalmente, à ausência de um alinhamento estratégico entre os agentes.Agribusiness flowers and ornamental plants have great representation in economic and social context since it allows the agriculture on small farms besides demanding significant hand labor. The micro-region of Barbacena, MG is one of the main centers of production of Minas Gerais, with consolidated vocation for the production of cut flowers especially roses. However , issues related to the process of marketing and distribution have been limiting factors for growth of the sector in the region. This work was carried out in order to identify the strategies that are being used by agents to coordinate the flower agribusiness in Barbacena MG in order to increase market share. It is noteworthy that one of the main conditions for the development of the flower market are the coordination mechanisms that enable encourage cooperation between the agents involved in the sector. Through this, it was questioned whether the strategies identified are sufficient to increase the market share of flowers. Therefore, we carried out a qualitative research together with the productive chain of flowers (producers and flower shops) and their organizational agents. Data collection was conducted through semi-structured interviews using questionnaires as a guide, along with the documentary research. As a result, it was identified that the main strategies to promote increased participation in the flower market are: the construction of the center of marketing and distribution, an agreement with the state government for the construction of this market and the performance of the traditional annual Festival of Roses and Flowers of Barbacena. However, even though several strategies have been identified, most agents believe that such actions are mostly insufficient to increase market share. It was possible to reach this conclusion due to lack of coordination mechanisms , the various conflicts between the links of the production chain, and especially the absence of a strategic alignment between agents.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILSantos, Antônio Carlos dosReis, Simone NovaesSette, Ricardo de SouzaGomes, Cristiano Denison2013-10-16T16:32:15Z2013-10-16T16:32:15Z201320132013-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, C. D. Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio. 2013. 161 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1228info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-04-07T17:52:45Zoai:localhost:1/1228Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-04-07T17:52:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
Strategies for the increase of market participation flowers: an analysis under the optics of agribusiness agents
title Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
spellingShingle Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
Gomes, Cristiano Denison
Agronegócio de flores
Plantas ornamentais
Floricultura
Agribusiness
Floriculture
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
title_full Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
title_fullStr Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
title_full_unstemmed Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
title_sort Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio
author Gomes, Cristiano Denison
author_facet Gomes, Cristiano Denison
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Antônio Carlos dos
Reis, Simone Novaes
Sette, Ricardo de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cristiano Denison
dc.subject.por.fl_str_mv Agronegócio de flores
Plantas ornamentais
Floricultura
Agribusiness
Floriculture
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Agronegócio de flores
Plantas ornamentais
Floricultura
Agribusiness
Floriculture
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16T16:32:15Z
2013-10-16T16:32:15Z
2013
2013
2013-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, C. D. Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio. 2013. 161 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1228
identifier_str_mv GOMES, C. D. Estratégias para o aumento de participação no mercado de flores: uma análise sob a ótica de agentes do agronegócio. 2013. 161 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549824624852992