Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078 |
Resumo: | The use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures. |
id |
UFLA_1d590d3ed6761b85a3cc3533608e1078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/32078 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios XUsing light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-raysAtividades experimentaisDifração da luzDifração de raios XSequência didáticaEstrutura cristalinaExperimental activitiesLight diffractionCrystal structureX-ray diffractionDidactic sequenceFísicaThe use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.O uso de atividades experimentais em sala de aula possibilita interesse e desenvolvimento de habilidades, viabilizando melhor compreensão dos conceitos científicos, além de direcionar o entendimento sobre vários aspectos da ciência. Nesta perspectiva, este trabalho propõe uma sequência didática que adota como metodologia atividades experimentais investigativas, por meio da abordagem de temas como difração e interferência, visando à construção de materiais didáticos de fácil acesso. As atividades objetivam discutir sobre a determinação de estruturas cristalinas por difração de raios X, utilizando como analogia a difração da luz. A sequência didática foi aplicada em cinco etapas, constituídas por nove aulas, as quais foram desenvolvidas em uma escola pública em conjunto com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos durante as atividades foram avaliados tendo como referencial teórico a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000), buscando indícios da evolução destes perfis conceituais, no que tange aos conceitos de estruturas cristalinas.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasLeitão, Ulisses AzevedoLibardi, HelenaToti, Frederico AugustoMarineli, FábioCharret, Iraziet da CunhaLeitão, Ulisses AzevedoSantos, Cinara Maria dos2018-12-05T16:20:21Z2018-12-05T16:20:21Z2018-12-052018-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:45Zoai:localhost:1/32078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X Using light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-rays |
title |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
spellingShingle |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X Santos, Cinara Maria dos Atividades experimentais Difração da luz Difração de raios X Sequência didática Estrutura cristalina Experimental activities Light diffraction Crystal structure X-ray diffraction Didactic sequence Física |
title_short |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
title_full |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
title_fullStr |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
title_full_unstemmed |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
title_sort |
Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X |
author |
Santos, Cinara Maria dos |
author_facet |
Santos, Cinara Maria dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leitão, Ulisses Azevedo Libardi, Helena Toti, Frederico Augusto Marineli, Fábio Charret, Iraziet da Cunha Leitão, Ulisses Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cinara Maria dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Difração da luz Difração de raios X Sequência didática Estrutura cristalina Experimental activities Light diffraction Crystal structure X-ray diffraction Didactic sequence Física |
topic |
Atividades experimentais Difração da luz Difração de raios X Sequência didática Estrutura cristalina Experimental activities Light diffraction Crystal structure X-ray diffraction Didactic sequence Física |
description |
The use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-05T16:20:21Z 2018-12-05T16:20:21Z 2018-12-05 2018-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078 |
identifier_str_mv |
SANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFLA brasil Departamento de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784549837932331008 |