Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Cinara Maria dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078
Resumo: The use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.
id UFLA_1d590d3ed6761b85a3cc3533608e1078
oai_identifier_str oai:localhost:1/32078
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios XUsing light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-raysAtividades experimentaisDifração da luzDifração de raios XSequência didáticaEstrutura cristalinaExperimental activitiesLight diffractionCrystal structureX-ray diffractionDidactic sequenceFísicaThe use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.O uso de atividades experimentais em sala de aula possibilita interesse e desenvolvimento de habilidades, viabilizando melhor compreensão dos conceitos científicos, além de direcionar o entendimento sobre vários aspectos da ciência. Nesta perspectiva, este trabalho propõe uma sequência didática que adota como metodologia atividades experimentais investigativas, por meio da abordagem de temas como difração e interferência, visando à construção de materiais didáticos de fácil acesso. As atividades objetivam discutir sobre a determinação de estruturas cristalinas por difração de raios X, utilizando como analogia a difração da luz. A sequência didática foi aplicada em cinco etapas, constituídas por nove aulas, as quais foram desenvolvidas em uma escola pública em conjunto com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos durante as atividades foram avaliados tendo como referencial teórico a teoria dos perfis conceituais (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000), buscando indícios da evolução destes perfis conceituais, no que tange aos conceitos de estruturas cristalinas.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFLAbrasilDepartamento de Ciências ExatasLeitão, Ulisses AzevedoLibardi, HelenaToti, Frederico AugustoMarineli, FábioCharret, Iraziet da CunhaLeitão, Ulisses AzevedoSantos, Cinara Maria dos2018-12-05T16:20:21Z2018-12-05T16:20:21Z2018-12-052018-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-19T12:44:45Zoai:localhost:1/32078Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-19T12:44:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
Using light diffraction as an analogy for the understanding of the crystal structure, determined by x-rays
title Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
spellingShingle Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
Santos, Cinara Maria dos
Atividades experimentais
Difração da luz
Difração de raios X
Sequência didática
Estrutura cristalina
Experimental activities
Light diffraction
Crystal structure
X-ray diffraction
Didactic sequence
Física
title_short Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
title_full Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
title_fullStr Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
title_full_unstemmed Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
title_sort Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X
author Santos, Cinara Maria dos
author_facet Santos, Cinara Maria dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Ulisses Azevedo
Libardi, Helena
Toti, Frederico Augusto
Marineli, Fábio
Charret, Iraziet da Cunha
Leitão, Ulisses Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cinara Maria dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Difração da luz
Difração de raios X
Sequência didática
Estrutura cristalina
Experimental activities
Light diffraction
Crystal structure
X-ray diffraction
Didactic sequence
Física
topic Atividades experimentais
Difração da luz
Difração de raios X
Sequência didática
Estrutura cristalina
Experimental activities
Light diffraction
Crystal structure
X-ray diffraction
Didactic sequence
Física
description The use of experimental activities in the classroom allows interest and development of skills, enabling better understanding of scientific concepts, as well as directing understanding about various aspects of science. In this perspective, this work proposes a didactic sequence that adopts investigative experimental activities as a methodology, through the approach of topics such as diffraction and interference, aiming at the construction of easily accessible didactic materials. The activities aim to discuss the determination of crystalline structures by X-ray diffraction, using as an analogy the diffraction of light. The didactic sequence was applied in four stages, constituted by nine classes, which were developed in a public school together with students of the third year of High School. The results obtained during the activities were evaluated using conceptual theory (MORTIMER; EL-HANI, 2014; MORTIMER, 2000) as a theoretical reference, searching for indications of the evolution of these conceptual profiles, regarding the concepts of crystalline structures.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05T16:20:21Z
2018-12-05T16:20:21Z
2018-12-05
2018-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078
identifier_str_mv SANTOS, C. M. dos. Usando a difração da luz como analogia para a compreensão da estrutura cristalina, determinada por raios X. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/32078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
UFLA
brasil
Departamento de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549837932331008