Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nunes, Alex Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4510
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e diversidades na Escola, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_60587ed371691b819c6000f98c0d0c99
oai_identifier_str oai:localhost:1/4510
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas GeraisEducation for sexualities: as (im) possibilities for their implementation in a public school city of Minas LavrasEducaçãoSexualidadeProblematizaçãoReinvençãoEducationSexualityProblematisationReinventionCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e diversidades na Escola, para a obtenção do título de Mestre.Gênero e Diversidades na EscolaEste trabalho teve como proposta analisar e discutir as (im)possibilidades de implantação das temáticas das sexualidades em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. A problemática que culminou na realização deste estudo, partiu da seguinte questão: quais são as (im)possibilidades de implantação de um projeto sobre “Educação para as sexualidades (EPS)” em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais? Na tentativa de responder a esse questionamento, elaborou-se os objetivos específicos, propondo um curso de extensão intitulado “Educação para as sexualidades” à equipe da escola, com vistas a problematizar situações vivenciadas pelas/os cursistas em seu cotidiano e na realização do trabalho sobre esta temática e, ainda, fazer uma análise dos registros elaborados pela equipe que integrou o curso. O curso de extensão aconteceu por meio de quatro eixos temáticos sobre sexualidades, nos quais as/os envolvidas/os tiveram a oportunidade de discutirem e problematizarem suas situações vividas na escola. Cada encontro teve a duração de duas horas, intercorrendo durante quatro meses, sendo uma vez por mês. Diante dos objetivos explicitados anteriormente, utilizou-se a metodologia do Estudo de Caso, em que o “Diário de Bordo” foi utilizado como principal instrumento de registro que constituiu o material empírico na pesquisa qualitativa. O diário de bordo veio como mecanismo fundamental para que as pessoas envolvidas no curso de extensão, inclusive o pesquisador, registrassem suas percepções, opiniões, atitudes, ações e outros aspectos a partir das trocas e conhecimentos adquiridos no curso, apontando o andamento, a fluidez e a (des)continuidade deste processo em sua escola. O material empírico foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos Foucaultianos, com vistas a problematizar as (im)possibilidades acerca da implementação das temáticas das sexualidades na escola. Por fim, afirmo que os/as cursistas participantes da pesquisa buscam mais discussões e trocas sobre estes temas e é necessário que o conhecimento construído na Universidade, continue adentrando esse espaço, para ampliar as possibilidades de discussões e reinvenções, na perspectiva da via de mão dupla, ou seja, escola da Educação Básica e Universidade (com)partilhando saberes.The present work aimed to analyze and discuss the (im)possibilities of implementation of the theme about the sexualities in a public school in the city of Lavras, Minas Gerais. The problem that culminated in this study accomplishment came from the following question: what are the (im)possibilities of implementing a project about "Education to the Sexualities (ETS) "in a public school in the city of Lavras, Minas Gerais? In an attempt to answer this question, specific objectives were elaborated, proposing an extension course entitled "Education to the sexualities" to school staff, in order to problematize situations experienced by the course participants in their daily lives and in the accomplishment of the work about this theme, and also to do an analysis of the records produced by the team that integrated the course. The extension course happened through four themes about sexualities, where those who were involved had the opportunity to discuss and problematize their situations experienced in school. Each meeting lasted two hours, during four months, once a month. Based on the objectives previously explained, it was used the methodology of the “Case Study”, where the "Logbook" was used as the main instrument of record that constituted the empirical material in the qualitative research. The logbook came as an essential mechanism so people who were involved in the extension course, including the researcher, recorded their perceptions, opinions, attitudes, actions and other aspects based on the exchange and knowledge acquired in the course, indicating the progress, the fluidity and (dis) continuity of this process in their school. The empirical material was articulated with the Poststructuralist theories and Foucauldian studies, aiming to problematize the (im)possibilities of the implementation of the theme about the sexualities in school. Finally, I affirm that the course participants of the research seek more discussions and exchanges about these themes and it is necessary that the knowledge constructed at the University, continue entering that space, to expand the possibilities for discussions and reinventions, from the perspective of two-way street, ie, school of Basic Education and University (with)knowledge sharing.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Departamento de EducaçãoUFLABRASILRibeiro, Cláudia MariaRibeiro, Paula Regina CostaBarbosa, VanderleiNunes, Alex Ribeiro2014-10-30T17:44:06Z2014-10-30T17:44:06Z2014-10-302014-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, A. R. Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. 2014. 154 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4510info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:14:05Zoai:localhost:1/4510Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:14:05Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
Education for sexualities: as (im) possibilities for their implementation in a public school city of Minas Lavras
title Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
spellingShingle Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
Nunes, Alex Ribeiro
Educação
Sexualidade
Problematização
Reinvenção
Education
Sexuality
Problematisation
Reinvention
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
title_full Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
title_fullStr Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
title_full_unstemmed Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
title_sort Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais
author Nunes, Alex Ribeiro
author_facet Nunes, Alex Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria
Ribeiro, Paula Regina Costa
Barbosa, Vanderlei
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Alex Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sexualidade
Problematização
Reinvenção
Education
Sexuality
Problematisation
Reinvention
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Educação
Sexualidade
Problematização
Reinvenção
Education
Sexuality
Problematisation
Reinvention
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, área de concentração em Gênero e diversidades na Escola, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-30T17:44:06Z
2014-10-30T17:44:06Z
2014-10-30
2014-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, A. R. Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. 2014. 154 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4510
identifier_str_mv NUNES, A. R. Educação para as sexualidades: as (im)possibilidades para sua implantação em uma escola pública da cidade de Lavras, Minas Gerais. 2014. 154 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Departamento de Educação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807834849611874304