Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Gabriela Francine de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42613
Resumo: With this work we intended demonstrate the importance of Environmental Education as an instrument for the realization of Sustainable Development, since its objective is to shape thinking and active citizens, able to eliminate the processes that degrade the environment and mitigate social inequalities. In this research, we aimed to analyze and discuss pedagogical practices in environmental education developed by educators from an extension project at the Federal University de Lavras, together with teachers from the municipal schools of Lavras, MG. The project, which aims to insert environmental education activities in municipal schools, was developed in 2012 by a professor with a PhD in the Business Administration and Economics Department at the Federal University of Lavras. In this project, known as Projeto Planeta Azul, we work weekly with children from the third grade of elementary school. It was observed, during the research, that through environmental education we will reach a social, cultural and economically fair Community, and for this, it is necessary to value educational actions, adequate conditions and professional training for educators so that they can work environmental education themes and activities. The results reveal that, through the intervention of the Projeto Planeta Azul, it is possible to stimulate critical thinking, develop skills and generate a transforming character in children with respect to the perception of the environment and more responsible behaviors.
id UFLA_69ea07567974c2ac27d6469f5c01f3be
oai_identifier_str oai:localhost:1/42613
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MGEnvironmental education praxis: an analysis of the pedagogical actions of the Projeto Planeta Azul in municipal schools of Lavras, Minas Gerais, BrazilEducação ambientalPercepção ambientalPráxis pedagógicaDesenvolvimento sustentávelSustainable developmentEnvironmental perceptionPedagogical práxisEnvironmental educationExtensão ruralWith this work we intended demonstrate the importance of Environmental Education as an instrument for the realization of Sustainable Development, since its objective is to shape thinking and active citizens, able to eliminate the processes that degrade the environment and mitigate social inequalities. In this research, we aimed to analyze and discuss pedagogical practices in environmental education developed by educators from an extension project at the Federal University de Lavras, together with teachers from the municipal schools of Lavras, MG. The project, which aims to insert environmental education activities in municipal schools, was developed in 2012 by a professor with a PhD in the Business Administration and Economics Department at the Federal University of Lavras. In this project, known as Projeto Planeta Azul, we work weekly with children from the third grade of elementary school. It was observed, during the research, that through environmental education we will reach a social, cultural and economically fair Community, and for this, it is necessary to value educational actions, adequate conditions and professional training for educators so that they can work environmental education themes and activities. The results reveal that, through the intervention of the Projeto Planeta Azul, it is possible to stimulate critical thinking, develop skills and generate a transforming character in children with respect to the perception of the environment and more responsible behaviors.Pretendeu-se, neste trabalho, demonstrar a importância da Educação Ambiental como um instrumento para a busca do desenvolvimento sustentável, posto que seu objetivo seja formar cidadãos pensantes e atuantes, capazes de eliminar os processos que degradam o meio ambiente e atenuam as desigualdades sociais. No presente estudo, tivemos por objetivo, analisar e discutir práticas pedagógicas em educação ambiental, desenvolvidas por educadores de um projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras, junto aos professores das escolas municipais de Lavras, MG. O projeto, que tem como objetivo inserir atividades de educação ambiental em escolas municipais, foi elaborado em 2012 por uma professora doutora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Neste projeto, conhecido como Planeta Azul, atuamos semanalmente com crianças do Terceiro ano do Ensino Fundamental. Observou-se, durante a pesquisa, que por meio da educação ambiental alcançaremos uma comunidade social, cultural e economicamente justa, e que, para isto, se faz necessária a valorização de ações educativas, condições adequadas e formação profissional aos educadores para que possam trabalhar temas e atividades de educação ambiental. Os resultados revelam que, pela intervenção do Projeto Planeta Azul, pode-se estimular o pensamento crítico, desenvolver habilidades e gerar um caráter transformador com as crianças em relação à percepção do meio ambiente e comportamentos mais responsáveis.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e ExtensãoUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina Soares daAlves, Jacqueline MagalhãesSantinelli, FernandaSilva, Gabriela Francine de Oliveira2020-08-24T13:55:53Z2020-08-24T13:55:53Z2020-08-242020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, G. F. de O. Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-26T16:29:42Zoai:localhost:1/42613Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-26T16:29:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
Environmental education praxis: an analysis of the pedagogical actions of the Projeto Planeta Azul in municipal schools of Lavras, Minas Gerais, Brazil
title Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
spellingShingle Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
Silva, Gabriela Francine de Oliveira
Educação ambiental
Percepção ambiental
Práxis pedagógica
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Environmental perception
Pedagogical práxis
Environmental education
Extensão rural
title_short Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
title_full Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
title_fullStr Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
title_full_unstemmed Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
title_sort Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG
author Silva, Gabriela Francine de Oliveira
author_facet Silva, Gabriela Francine de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sabrina Soares da
Alves, Jacqueline Magalhães
Santinelli, Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela Francine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Percepção ambiental
Práxis pedagógica
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Environmental perception
Pedagogical práxis
Environmental education
Extensão rural
topic Educação ambiental
Percepção ambiental
Práxis pedagógica
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Environmental perception
Pedagogical práxis
Environmental education
Extensão rural
description With this work we intended demonstrate the importance of Environmental Education as an instrument for the realization of Sustainable Development, since its objective is to shape thinking and active citizens, able to eliminate the processes that degrade the environment and mitigate social inequalities. In this research, we aimed to analyze and discuss pedagogical practices in environmental education developed by educators from an extension project at the Federal University de Lavras, together with teachers from the municipal schools of Lavras, MG. The project, which aims to insert environmental education activities in municipal schools, was developed in 2012 by a professor with a PhD in the Business Administration and Economics Department at the Federal University of Lavras. In this project, known as Projeto Planeta Azul, we work weekly with children from the third grade of elementary school. It was observed, during the research, that through environmental education we will reach a social, cultural and economically fair Community, and for this, it is necessary to value educational actions, adequate conditions and professional training for educators so that they can work environmental education themes and activities. The results reveal that, through the intervention of the Projeto Planeta Azul, it is possible to stimulate critical thinking, develop skills and generate a transforming character in children with respect to the perception of the environment and more responsible behaviors.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24T13:55:53Z
2020-08-24T13:55:53Z
2020-08-24
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, G. F. de O. Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42613
identifier_str_mv SILVA, G. F. de O. Práxis em educação ambiental: uma análise de ações pedagógicas do Projeto Planeta Azul em escolas municipais de Lavras, MG. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Extensão) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão
UFLA
brasil
Departamento de Administração e Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549854609932288