Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Maria Biavati
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37732
Resumo: There is an important research side about Organizational Commitment (OC), in other words, about link that the individual lays down at his work. This theme has very great relevance because, from reasons comprehension that lead people to stay in one organization, we can think about others context variable. This research analyses different types of OC teachers that work in an university. Analytic model employed is a multidimensional approach by Meyer and Allen (1991). In this model, they are considered three OC dimensions: Affective, Normative and Instrumental. In the first aspect, it relates love, proud and enchantment sentiments. In the second aspect, moral, commitment and belonging sentiment and, in the third, it considers costs and benefits at stay in an organization and momentary lack of work. The participants are teachers that consented answer questionnaire and half structured interviews. The first questionnaire allowed to do a professional profile of the respondents; and the second mensured of organizational commitment dimension. Interviews show deepening of the questionnaire. Data treatment was done from the statistical analysis and content analysis. In the face of the obtained and triangulated data, was possible find out organizational commitment types that there are in the institution and that affective behavior predominates.
id UFLA_d0a6d2721732d1c21b2e41dd9072db8c
oai_identifier_str oai:localhost:1/37732
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade públicaOrganization commitment at college teaching: case study with graduation teachers in a public universityComprometimento organizacionalVínculos indivíduo-organizaçãoDocência nas licenciaturasUniversidade públicaFormação de professoresOrganizational commitmentIndividual-organization linksTeaching in graduationPublic universityTeachers trainingEducaçãoThere is an important research side about Organizational Commitment (OC), in other words, about link that the individual lays down at his work. This theme has very great relevance because, from reasons comprehension that lead people to stay in one organization, we can think about others context variable. This research analyses different types of OC teachers that work in an university. Analytic model employed is a multidimensional approach by Meyer and Allen (1991). In this model, they are considered three OC dimensions: Affective, Normative and Instrumental. In the first aspect, it relates love, proud and enchantment sentiments. In the second aspect, moral, commitment and belonging sentiment and, in the third, it considers costs and benefits at stay in an organization and momentary lack of work. The participants are teachers that consented answer questionnaire and half structured interviews. The first questionnaire allowed to do a professional profile of the respondents; and the second mensured of organizational commitment dimension. Interviews show deepening of the questionnaire. Data treatment was done from the statistical analysis and content analysis. In the face of the obtained and triangulated data, was possible find out organizational commitment types that there are in the institution and that affective behavior predominates.Há uma importante vertente de pesquisa acerca do Comprometimento Organizacional (CO), ou seja, sobre o vínculo que o indivíduo estabelece com a instituição de trabalho a que pertence. Esse tema é de grande relevância, pois, a partir da compreensão dos motivos que levam as pessoas a permanecer em uma organização, pode-se refletir sobre outras variáveis do contexto. Esta pesquisa analisa os tipos de CO de docentes de uma universidade pública federal. O modelo analítico adotado é a abordagem multidimensional de Meyer e Allen (1991). Neste, são consideradas três dimensões do CO, quais sejam, Afetiva, Normativa e Instrumental. A primeira relaciona-se com o sentimento de gostar, de orgulho e encantamento; a segunda, com o de compromisso moral e pertencimento; já a terceira leva em consideração os custos e benefícios de estar na organização e a momentânea falta de alternativa de trabalho. Participamos docentes que consentiram em respondera questionários e entrevista semiestruturada. O primeiro questionário permitiu traçar um perfil profissional dos respondentes e o segundo mensurou as dimensões do comprometimento organizacional. As entrevistas apresentaram perguntas de aprofundamento. O tratamento dos dados foi feito a partir de análise estatística e análise de conteúdo. Diante dos dados obtidos e triangulados foi possível identificar os tipos de comprometimento organizacional existentes na instituição e o predomínio do comprometimento afetivo.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoMartins, Ronei XimenesMartins, Ronei XimenesCarvalho, Débora Cristina deCarvalho, Alysson MassoteGuimarães, Ana Maria Biavati2019-11-20T17:19:31Z2019-11-20T17:19:31Z2019-11-202019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, A. M. B. Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública. 2019. 85 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2019-11-20T17:19:31Zoai:localhost:1/37732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-11-20T17:19:31Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
Organization commitment at college teaching: case study with graduation teachers in a public university
title Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
spellingShingle Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
Guimarães, Ana Maria Biavati
Comprometimento organizacional
Vínculos indivíduo-organização
Docência nas licenciaturas
Universidade pública
Formação de professores
Organizational commitment
Individual-organization links
Teaching in graduation
Public university
Teachers training
Educação
title_short Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
title_full Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
title_fullStr Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
title_sort Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública
author Guimarães, Ana Maria Biavati
author_facet Guimarães, Ana Maria Biavati
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Martins, Ronei Ximenes
Carvalho, Débora Cristina de
Carvalho, Alysson Massote
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria Biavati
dc.subject.por.fl_str_mv Comprometimento organizacional
Vínculos indivíduo-organização
Docência nas licenciaturas
Universidade pública
Formação de professores
Organizational commitment
Individual-organization links
Teaching in graduation
Public university
Teachers training
Educação
topic Comprometimento organizacional
Vínculos indivíduo-organização
Docência nas licenciaturas
Universidade pública
Formação de professores
Organizational commitment
Individual-organization links
Teaching in graduation
Public university
Teachers training
Educação
description There is an important research side about Organizational Commitment (OC), in other words, about link that the individual lays down at his work. This theme has very great relevance because, from reasons comprehension that lead people to stay in one organization, we can think about others context variable. This research analyses different types of OC teachers that work in an university. Analytic model employed is a multidimensional approach by Meyer and Allen (1991). In this model, they are considered three OC dimensions: Affective, Normative and Instrumental. In the first aspect, it relates love, proud and enchantment sentiments. In the second aspect, moral, commitment and belonging sentiment and, in the third, it considers costs and benefits at stay in an organization and momentary lack of work. The participants are teachers that consented answer questionnaire and half structured interviews. The first questionnaire allowed to do a professional profile of the respondents; and the second mensured of organizational commitment dimension. Interviews show deepening of the questionnaire. Data treatment was done from the statistical analysis and content analysis. In the face of the obtained and triangulated data, was possible find out organizational commitment types that there are in the institution and that affective behavior predominates.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T17:19:31Z
2019-11-20T17:19:31Z
2019-11-20
2019-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, A. M. B. Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública. 2019. 85 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37732
identifier_str_mv GUIMARÃES, A. M. B. Comprometimento organizacional no ensino superior: estudo de caso com docentes de licenciaturas em uma universidade pública. 2019. 85 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549832133705728