Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.
Ano de defesa: | 2022 |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Maranhão
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
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Departamento: |
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4425 |
Resumo: | This work proposes to develop a data repository (available at https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) on electoral digital engagement on Twitter and Instagram networks, through the case study of the second round of the executive election of São Luís Municipality, in 2020. In its construction, data was collected and analyzed on the digital campaign of candidates Eduardo Braide (then affiliated with “Podemos” party) and Duarte Junior (at that time, affiliated with “Republicanos” party), based on communicative patterns and trends, explored with Ltweet and Greenshot softwares, as well as Pandas and spaCy libraries. From the analysis, which made it possible to measure the variation of engagement in social networks and its impact on the electoral performance of candidates, it was evaluated that the number of publications on social networks is a secondary factor in the success of a digital campaign, underlying the quality of engagement generated by the developed communication strategy. |
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4425This work proposes to develop a data repository (available at https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) on electoral digital engagement on Twitter and Instagram networks, through the case study of the second round of the executive election of São Luís Municipality, in 2020. In its construction, data was collected and analyzed on the digital campaign of candidates Eduardo Braide (then affiliated with “Podemos” party) and Duarte Junior (at that time, affiliated with “Republicanos” party), based on communicative patterns and trends, explored with Ltweet and Greenshot softwares, as well as Pandas and spaCy libraries. From the analysis, which made it possible to measure the variation of engagement in social networks and its impact on the electoral performance of candidates, it was evaluated that the number of publications on social networks is a secondary factor in the success of a digital campaign, underlying the quality of engagement generated by the developed communication strategy.Este trabalho propõe-se a desenvolver um repositório de dados (disponível no endereço eletrônico https://brlacerda.wixsite.com/prefeitoperfeito) sobre engajamento digital eleitoral nas redes Twitter e Instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno do pleito executivo da Prefeitura Municipal de São Luís, em 2020. Em sua construção, procedeu-se a coleta e análise de dados sobre a campanha digital dos candidatos Eduardo Braide (então filiado ao Podemos) e Duarte Junior (à época, filiado ao Republicanos), a partir de padrões e tendências comunicativas, exploradas com os softwares Ltweet e Greenshot, bem como das bibliotecas Pandas e spaCy. Da análise, que permitiu mensurar a variação de engajamento em redes sociais e seu impacto no desempenho eleitoral dos candidatos, avaliou-se que a quantidade de publicações nas redes sociais é fator secundário no êxito de uma campanha digital, subjacente à qualidade do engajamento gerado pela estratégia comunicacional desenvolvida.Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-13T04:24:55Z No. of bitstreams: 1 BrunoLacerda.pdf: 5808945 bytes, checksum: 2c734db4fcb9cb4db48c4687102a33c3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-13T04:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoLacerda.pdf: 5808945 bytes, checksum: 2c734db4fcb9cb4db48c4687102a33c3 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30application/pdfporUniversidade Federal do MaranhãoPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMUFMABrasilDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOeleições;redes sociais digitais;comunicação política;engajamento digital;São Luís;elections;digital social networks;political communication;digital engagement;São LuísComunicaçãoPrefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento digital eleitoral nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.Prefeitoperfeito.com: repositório de dados sobre engajamento eleitoral digital nas redes twitter e instagram, por meio do estudo de caso do segundo turno das eleições à prefeitura de São Luís, em 2020.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMAinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAORIGINALBrunoLacerda.pdfBrunoLacerda.pdfapplication/pdf5808945http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4425/2/BrunoLacerda.pdf2c734db4fcb9cb4db48c4687102a33c3MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82255http://tedebc.ufma.br:8080/bitstream/tede/4425/1/license.txt97eeade1fce43278e63fe063657f8083MD51tede/44252022-12-13 01:24:55.579oai:tede2: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tedebc.ufma.br/jspui/PUBhttp://tedebc.ufma.br:8080/oai/requestrepositorio@ufma.br||repositorio@ufma.bropendoar:21312022-12-13T04:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMA - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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