A experiência da escola popular Orocílio Martins Gonçalves e a formação política de trabalhadores da construção civil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Livia Silva Damasceno
Orientador(a): Hormindo Pereira de Souza Junior
Banca de defesa: Antonio Julio de Menezes Neto, Antonio de Padua Nunes Tomasi, Marilsa Miranda de Souza, Daisy Moreira Cunha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NZFN4
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender e analisar a formação política dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Para fazer essa análise foi investigada a experiência da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves (EPOMG) que é uma escola de educação popular voltada para a alfabetização, escolarização e politização de trabalhadores que tem forte ligação com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de BH (STICBH- Marreta). A partir desse foco teve-se como objetivos específicos: Identificar os fundamentos políticos que a escola defende; verificar as atividades pedagógicas coletivas que a escola propõe; identificar atividades dos coordenadores da escola no que se refere ao processo de formação e instrução do trabalhador da construção civil; verificar as percepções dos educados da escola sobre seu processo de escolarização e formação; verificar as percepções dos educados sobre as concepções políticas que estes têm relativo ao ambiente de trabalho e verificar as percepções dos educadores sobre o significado de lecionar na Escola Popular. A abordagem metodológica é basicamente qualitativa com coleta de dados primários e secundários (dados do PPP, Jornais, panfletos, informativos, site da escola) no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas em profundidade com professores e coordenadores e grupo focal com os educados, que são os principais sujeitos dessa pesquisa. O referencial teórico utilizado foi essencialmente clássicos marxistas, pois estes trazem elementos de análise centrais para a formação política dos trabalhadores. Basicamente foram utilizados Marx, Engels, Lênin, Lukács para analise macro, ou seja, das estruturas sociais e das implicações destas na formação do homem; no que se refere ao processo de formação educacional baseamos principalmente em Makarenko, Pistrak, Krupskaia e Mao Tse Tung pela referência que estes trazem ao discutir uma nova educação numa nova sociedade, além do papel da política no ensino. O cruzamento dos dados com o referencial teórico utilizado proporcionou a compreensão do papel que a Escola Popular tem na formação técnico, científica e política de trabalhadores da construção civil com mais profundidade. Foi possível perceber uma grande influência de pressupostos da pedagogia makareniana na prática escolar com a discussão constante do papel do coletivo. Elementos como o papel do trabalho na formação cotidiana na escola e na sociedade, o processo de formação da consciência política e também o entendimento de uma educação para a classe operária indo além do que é uma educação popular se ressaltaram neste estudo.
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A partir desse foco teve-se como objetivos específicos: Identificar os fundamentos políticos que a escola defende; verificar as atividades pedagógicas coletivas que a escola propõe; identificar atividades dos coordenadores da escola no que se refere ao processo de formação e instrução do trabalhador da construção civil; verificar as percepções dos educados da escola sobre seu processo de escolarização e formação; verificar as percepções dos educados sobre as concepções políticas que estes têm relativo ao ambiente de trabalho e verificar as percepções dos educadores sobre o significado de lecionar na Escola Popular. A abordagem metodológica é basicamente qualitativa com coleta de dados primários e secundários (dados do PPP, Jornais, panfletos, informativos, site da escola) no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas em profundidade com professores e coordenadores e grupo focal com os educados, que são os principais sujeitos dessa pesquisa. O referencial teórico utilizado foi essencialmente clássicos marxistas, pois estes trazem elementos de análise centrais para a formação política dos trabalhadores. Basicamente foram utilizados Marx, Engels, Lênin, Lukács para analise macro, ou seja, das estruturas sociais e das implicações destas na formação do homem; no que se refere ao processo de formação educacional baseamos principalmente em Makarenko, Pistrak, Krupskaia e Mao Tse Tung pela referência que estes trazem ao discutir uma nova educação numa nova sociedade, além do papel da política no ensino. O cruzamento dos dados com o referencial teórico utilizado proporcionou a compreensão do papel que a Escola Popular tem na formação técnico, científica e política de trabalhadores da construção civil com mais profundidade. Foi possível perceber uma grande influência de pressupostos da pedagogia makareniana na prática escolar com a discussão constante do papel do coletivo. Elementos como o papel do trabalho na formação cotidiana na escola e na sociedade, o processo de formação da consciência política e também o entendimento de uma educação para a classe operária indo além do que é uma educação popular se ressaltaram neste estudo.This study aims to understand and analyze the political education of construction workers in Belo Horizonte and metropolitan area. We investigated the experience of the Escolar Popular Orocílio Martins Gonçalves (EPOMG) which is an education populars school focused on literacy, education and politicization of workers who have strong links with the Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil of BH (STICBH - Marreta). The specific objectives were: Identify the political elements that the school defends, check the pedagogical collective activities that the school offers, identify activities of the schools coordinators in relation to the process of training and instruction of construction workers; verify the perceptions of the students about their schooling and training process; and about the political views that they have on the working environmental and check the perceptions of the educators of the meaning to teach at the Popular School.The methodological approach is qualitative with primary and secondary data collection (PPP data, newspapers, pamphlets, newsletters, school website) in the school. Were conducted in-depth interviews with teachers and coordinators and focus groups with the students, who are the main subject of this research. We used essentially Marxist classics as a theoretical framework because they bring elements of central analysis to the political education of workers. Basically, we used Marx, Engels, Lenin, Lukács to analyze the social structures and the implications of these in the formation of Man, the educational training process mainly relied on Makarenko, Pistrak, Krupskaya and Mao Tse Tung by reference they bring to discuss a new education in a new society, and the role of politics in education. The crossing data with the theoretical framework provided an understanding of the role that the Popular School has in technical, scientific and policy formation construction workers in more depth. It was possible to realize a great influence of the makareniana pedagogy in school practice with the ongoing discussion of the collectives role. Elements such as the role of work in shaping daily rate at school and in society, the process of forming consciousness political and also in the understanding of education for the working class beyond what is popular education was emphasized in this study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSindicalismoTrabalho  Educação para o trabalhoParticipação politica Trabalhadores da construção  Ensino profissional  TrabalhoFormação humanaPolíticaConsciênciaA experiência da escola popular Orocílio Martins Gonçalves e a formação política de trabalhadores da construção civilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_damasceno__livia_silva.pdfapplication/pdf1595349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NZFN4/1/disserta__o_damasceno__livia_silva.pdf6652d9fe9e986de90d44f4f420463600MD51TEXTdisserta__o_damasceno__livia_silva.pdf.txtdisserta__o_damasceno__livia_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain569087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NZFN4/2/disserta__o_damasceno__livia_silva.pdf.txtdb5d38ba82aa41b6f63e9ea6d3081024MD521843/BUBD-9NZFN42019-11-14 11:51:19.09oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NZFN4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:51:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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