Dentro ou fora do eixo: uma cartografia das controvérsias acerca da produção cultural no Brasil
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGK4 |
Resumo: | Fundado em 2005 por quatro coletivos independentes dos estados de Mato Grosso, Paraná, Acre e Minas Gerais, o Fora do Eixo define-se como uma rede de trabalho colaborativa e descentralizada, constituída por coletivos de cultura, que atua pautada pelos princípios da economia solidária aplicados às cadeias produtivas da cultura em especial a da música independente, rompendo com o modelo tradicional da grande indústria. Ao longo de sua trajetória, as ações do grupo sempre geraram muitas polêmicas que se ampliaram desde sua mudança para a cidade de São Paulo, em 2011. Considerando que, na atualidade, presenciamos a diluição dos sólidos construídos na modernidade e convivemos com fenômenos híbridos que ensejam mudanças nas maneiras de agir da sociedade, como o Fora do Eixo, procuramos mapear as práticas, modos de organização, associações, temas e tensões que circulam e conformam o coletivo para fazer emergir a rede de significados que se desenha em seu entorno. A tese centra-se na noção de rede (SÉRRES,1967; MUSSO,2010; MARTINHO,2011) e na perspectiva da Teoria Atorrede (LATOUR,2012), partindo da cartografia de controvérsias descrita por Venturini (2008, 2010, 2012) para chegar às traduções do coletivo. Os resultados deste estudo são apresentados em duas partes: na primeira encontramos um mapa híbrido construído com o objetivo de mostrar como o Fora do Eixo se coloca em cena e como se organiza, fazendo um relato da rede com base no seu discurso. Na segunda parte, apresentamos uma cartografia das controvérsias, descrevendo os fatos e apresentando os argumentos que colocam em evidência o jogo de forças no campo da produção cultural no Brasil. |
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