O processo de aprendizagem pela busca e uso de informações: a orientação da pesquisa escolar na perspectiva do professor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Iandara Reis de Oliveira
Orientador(a): Bernadete Santos Campello
Banca de defesa: Maria Eugenia Albino Andrade, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DUEMY
Resumo: A aprendizagem pela pesquisa é mencionada nas diretrizes educacionais brasileiras como uma metodologia privilegiada para estimular no indivíduo o desenvolvimento de competências que o levem a aprender ao longo da vida. Na Ciência da Informação esse processo é chamado de aprendizagem pela busca e uso de informações. Inúmeros estudos examinaram esse processo, focalizando principalmente a atuação do aluno e o papel do bibliotecário, evidenciando o papel central do professor na orientação para a pesquisa. Com o propósito de inserir uma nova perspectiva à literatura da área, esse estudo de caso foi realizado com um professor de História do segundo ano do Ensino Médio durante o processo de pesquisa escolar, tendo como modelo norteador de análise o Information Search Process de Carol Kuhlthau. Para a coleta de dados, utilizou-se principalmente o método da observação direta e registros em diário de campo em ambiente natural de aprendizagem, bem como a entrevista, caracterizando a técnica do incidente crítico. Concluiu-se que o professor da presente pesquisa, não utilizou a pesquisa escolar como estratégia de busca e uso de informações: a aprendizagem do conteúdo, e não do processo em si, foi o principal foco, sendo o comportamento do aluno ao usar a informação o aspecto predominante. Entretanto, características do modelo de Carol Kuhlthau surgiram na orientação do professor. Pode-se perceber que esse profissional apresentou uma prática alinhada ao seu discurso e postura consciente do que seja o construtivismo aplicado à educação escolar, atuando de acordo com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História. A conclusão desse estudo mostra que há uma lacuna a ser preenchida pela interlocução entre a Educação e a Ciência da Informação que pode trazer significativas melhorias à educação brasileira.
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Com o propósito de inserir uma nova perspectiva à literatura da área, esse estudo de caso foi realizado com um professor de História do segundo ano do Ensino Médio durante o processo de pesquisa escolar, tendo como modelo norteador de análise o Information Search Process de Carol Kuhlthau. Para a coleta de dados, utilizou-se principalmente o método da observação direta e registros em diário de campo em ambiente natural de aprendizagem, bem como a entrevista, caracterizando a técnica do incidente crítico. Concluiu-se que o professor da presente pesquisa, não utilizou a pesquisa escolar como estratégia de busca e uso de informações: a aprendizagem do conteúdo, e não do processo em si, foi o principal foco, sendo o comportamento do aluno ao usar a informação o aspecto predominante. Entretanto, características do modelo de Carol Kuhlthau surgiram na orientação do professor. Pode-se perceber que esse profissional apresentou uma prática alinhada ao seu discurso e postura consciente do que seja o construtivismo aplicado à educação escolar, atuando de acordo com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História. A conclusão desse estudo mostra que há uma lacuna a ser preenchida pela interlocução entre a Educação e a Ciência da Informação que pode trazer significativas melhorias à educação brasileira.Learning through research is mentioned in Brazilian educational guidelines as a privileged methodology to stimulate in the individual the development of skills which lead to lifelong learning. In Information Science this process is called learning by searching and using information. Numerous studies have examined this process, focusing primarily on the actions of the student and the role of the librarian, highlighting the central role of the teacher in guidance for research. In order to insert a new perspective to the literature of the field, this case study was conducted with a History teacher in the second year of high school during the school research, having as guiding model of analysis the Information Search Process of Carol Kuhlthau. For data collection, it was used mainly the method of direct observation and records of daily field under natural learning environment, as well as the interview, characterizing the critical incident technique. It was concluded that the teacher of this research did not use school research as a strategy of searching and using information: learning the content, not the process itself, was the main focus, and the student's behavior while using the information were predominant. However, characteristics of Carol Kuhlthau model emerged in teacher's guidance. One can see that this professional presented a practice aligned to his speech and posture aware of what is constructivism applied to school education, acting in accordance with the guidelines contained in the National Curriculum for History teaching. The conclusion of this study shows that there is a gap to be filled by the dialogue between Education and Information Science that can bring significant improvements to Brazilian education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOrientadores educacionaisCiência da informaçãoEducação de criançasBibliotecas e professoresAprendizagem pela busca e uso de informaçõesOrientação do professorPesquisa escolarO processo de aprendizagem pela busca e uso de informações: a orientação da pesquisa escolar na perspectiva do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___iandara_reis_de_oliveira___2013.pdfapplication/pdf1884548https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DUEMY/1/dissertacao___iandara_reis_de_oliveira___2013.pdfff18bdda70b355e74e72af6b2439c13cMD51TEXTdissertacao___iandara_reis_de_oliveira___2013.pdf.txtdissertacao___iandara_reis_de_oliveira___2013.pdf.txtExtracted texttext/plain202542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9DUEMY/2/dissertacao___iandara_reis_de_oliveira___2013.pdf.txt9bc64c4d125f30194339a47acac82813MD521843/BUOS-9DUEMY2019-11-14 16:10:02.17oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9DUEMYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:10:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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