Detalhes bibliográficos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de acesso: Não Informado pela instituição
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
id UFMG_04a2affad96d8f54e5a173ea2f88b5ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9ZPBF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Carlos Frederico de Brito D AndreaGeane Carvalho AlzamoraJoana Ziller de Araujo JosephsonGeane Carvalho AlzamoraSoraya Maria Ferreira VieiraArthur Guedes Mesquita2019-08-14T05:31:49Z2019-08-14T05:31:49Z2016-03-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZPBFO reality show Big Brother Brasil possui uma transmissão multiplataforma, na qual fica evidente uma dinâmica transmídia constituída na relação entre diversas mídias que envolve uma audiência engajada e participativa. Na 14ª edição do programa, o surgimento do fandom Clanessa, conformado a partir do relacionamento das participantes Clara e Vanessa, foi capaz não somente de influenciar os rumos do jogo, mas de apresentar uma comunidade com características próprias. As clanessas como ficaram conhecidas passaram a acompanhar o BBB14 (2014) a partir do relacionamento das participantes, criando histórias paralelas e organizando maneiras para que ambas permanecessem no programa até o fim. A emergência do fandom em questão se mostrou um fenômeno rico para a compreensão da dinâmica de formação e de atuação de fãs em busca de visibilidades para questões ligadas às suas identidades lésbicas. Ao se articularem nas redes sociais em especial, no Twitter , as clanessas provocaram um arranjo transmídia que foi alavancado pela transmissão televisiva ao passo que questionou e tensionou as narrativas configuradas pela Rede Globo. Assim, procuramos compreender quais questões emergiram como constituídas e constituidoras do fandom Clanessa no cenário do BBB. Após coletar tweets do dia 7 de janeiro de 2014 (data de divulgação dos participantes da 14ª edição) até o dia 9 de abril de 2014 (data do Encontro com Fátima Bernardes dedicado ao fandom), percebemos o tensionamento de duas questões principais: a luta pela visibilidade para serem reconhecidas como comunidade e a dimensão política vinculada ao poder social do relacionamento de Clara e Vanessa que extrapolou o afeto entre as duas.The reality show Big Brother Brasil has a multiplatform transmission in which it is evident a transmedia dynamic constituted in the relation between multiple media that implies an engaged and participative audience. In the 14th edition of the show, the emergence of the Clanessa fandom, conformed from the relationship between the participants Clara and Vanessa, was able to not only influence the direction of the reality but to present a community with its own characteristics. The clanessas as they became known started to watch BBB14 (2014) from the perspective of the relation between Clara and Vanessa, creating parallel stories and organizing ways that both participants continued in the show till the end. The emergence of the fandom showed itself as a rich phenomenon to comprehend the dynamics of its formation and the agency of the fans towards the visibility of subjects connected to their lesbian identities. As they articulated themselves in social media sites specially, on Twitter , the clanessas caused a transmedia arrangement that was leveraged by the television transmission while questioned and tensioned the narratives constructed by Rede Globo. Therefore, we seek to understand which topics emerged as constituted and constitutor of the Clanessa fandom in the BBB scenario. After collecting tweets from January 7th of 2014 (date that Rede Globo released the participants of the 14th edition) till April 9th of 2014 (date that the show Encontro com Fátima Bernardes dedicated to the fandom was aired), we identified the tension of two main issues: the fight towards visibility so they could be acknowledged as a community and the political dimension attached to the social power of therelationship of Clara and Vanessa that extrapolate the affection between the two of them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBig Brother Brasil (Programa de televisão)LesbianismoComunicaçãoComunicação de massaClanessaFandomBBBTransmídiaLesbianidadesReality ShowLGBTA Globo Shippa Muito Clanessa: a configuração do fandom Clanessa na dinâmica transmídia do BBB14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf7357789https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZPBF/1/disserta__o.pdf5c7ca3afcfb515b5334f2e221a869f6aMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain218443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZPBF/2/disserta__o.pdf.txt56c864eadfd85eee6404a11adec1a5dcMD521843/BUBD-A9ZPBF2019-11-14 20:45:09.634oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9ZPBFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:45:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548636951281664