Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Daniela Ferro de Oliveira
Orientador(a): Carlos Alberto Goncalves
Banca de defesa: Ricardo Teixeira Veiga, Jose Edson Lara, Aurea Helena Puga Ribeiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/EOSA-6WQQ9R
Resumo: O setor automotivo é um dos que mais apresenta importância estratégica para o desenvolvimento industrial de um país, afetando diversos outros segmentos industriais. No Brasil, existem 25 montadoras de veículos instaladas, que representam aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto - PIB - industrial brasileiro. A Volkswagen do Brasil, dentre as várias montadoras presentes no País, ganhou até 2005 o prêmio Top of Mind na categoria automóveis, por 15 anos consecutivos, apesar de não ser a atual líder de vendas. Com o intuito de analisar melhor essa marca, este estudo propôs avaliar se existe uma relação entre as dimensões de Reputação e Valor da Marca corporativa Volkswagen, além de verificar se a Identidade Percebida pelos consumidores é igual à Identidade Projetada pela empresa. Tendo em mente que a marca hoje é considerada um dos mais valiosos ativos intangíveis, os estudos do seu valor têm sido recorrentes na literatura sobre o tema, conectando-o a dimensões como consciência da marca, qualidade, lealdade dentre outras. A reputação de uma empresa hoje, caso seu nome também seja conhecido como uma marca corporativa, igualmente significa a reputação da marca e recebe influência de outras dimensões como o desempenho da empresa no mercado, ações de cidadania empenhadas pela organização e os aspectos de governança seguidos por ela, por exemplo. Utilizando o método survey e um questionário autopreenchido como instrumento, foram coletados 465 questionários de agosto a outubro de 2006, tendo consumidores de duas concessionárias Volkswagen de Belo Horizonte como unidades de observação. O tratamento dos dados envolveu análises univariadas, bivariadas e multivariadas, verificando-se, em um primeiro momento, os outliers e dados ausentes que poderiam ser prejudiciais às análises. Também foram feitos cálculos de dimensionalidade e confiabilidade. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é masculina, possui o automóvel Volkswagen há mais de 10 anos, é casado e ganha mais de 15 salários mínimos por mês. Para atingir os objetivos específicos e hipóteses propostas, verificou-se com testes t de comparação de médias que existem diferenças entre a Identidade Percebida e a Identidade Projetada, não rejeitando uma das hipóteses deste trabalho. Além disso, foi utilizada a modelagem de equações estruturais para estimar parâmetros entre os constructos Reputação e Valor da Marca, pelo método de estimação Partial Least Squares - PLS -, já que o pressuposto de normalidade não foi atendido, e este método não o exige. A relação entre esses constructos foi positiva e estatisticamente significativa, não rejeitando também a outra hipótese da pesquisa. Os resultados encontrados se mostram relevantes tanto para a área acadêmica quanto para as implicações gerenciais, revelando que um adequado gerenciamento da Reputação pode melhorar o Valor da Marca da empresa para o consumidor.
id UFMG_05a8513dc248c11baef8eb8ae5be46c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-6WQQ9R
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto GoncalvesRicardo Teixeira VeigaJose Edson LaraAurea Helena Puga RibeiroDaniela Ferro de Oliveira2019-08-11T12:12:52Z2019-08-11T12:12:52Z2006-12-18http://hdl.handle.net/1843/EOSA-6WQQ9RO setor automotivo é um dos que mais apresenta importância estratégica para o desenvolvimento industrial de um país, afetando diversos outros segmentos industriais. No Brasil, existem 25 montadoras de veículos instaladas, que representam aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto - PIB - industrial brasileiro. A Volkswagen do Brasil, dentre as várias montadoras presentes no País, ganhou até 2005 o prêmio Top of Mind na categoria automóveis, por 15 anos consecutivos, apesar de não ser a atual líder de vendas. Com o intuito de analisar melhor essa marca, este estudo propôs avaliar se existe uma relação entre as dimensões de Reputação e Valor da Marca corporativa Volkswagen, além de verificar se a Identidade Percebida pelos consumidores é igual à Identidade Projetada pela empresa. Tendo em mente que a marca hoje é considerada um dos mais valiosos ativos intangíveis, os estudos do seu valor têm sido recorrentes na literatura sobre o tema, conectando-o a dimensões como consciência da marca, qualidade, lealdade dentre outras. A reputação de uma empresa hoje, caso seu nome também seja conhecido como uma marca corporativa, igualmente significa a reputação da marca e recebe influência de outras dimensões como o desempenho da empresa no mercado, ações de cidadania empenhadas pela organização e os aspectos de governança seguidos por ela, por exemplo. Utilizando o método survey e um questionário autopreenchido como instrumento, foram coletados 465 questionários de agosto a outubro de 2006, tendo consumidores de duas concessionárias Volkswagen de Belo Horizonte como unidades de observação. O tratamento dos dados envolveu análises univariadas, bivariadas e multivariadas, verificando-se, em um primeiro momento, os outliers e dados ausentes que poderiam ser prejudiciais às análises. Também foram feitos cálculos de dimensionalidade e confiabilidade. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é masculina, possui o automóvel Volkswagen há mais de 10 anos, é casado e ganha mais de 15 salários mínimos por mês. Para atingir os objetivos específicos e hipóteses propostas, verificou-se com testes t de comparação de médias que existem diferenças entre a Identidade Percebida e a Identidade Projetada, não rejeitando uma das hipóteses deste trabalho. Além disso, foi utilizada a modelagem de equações estruturais para estimar parâmetros entre os constructos Reputação e Valor da Marca, pelo método de estimação Partial Least Squares - PLS -, já que o pressuposto de normalidade não foi atendido, e este método não o exige. A relação entre esses constructos foi positiva e estatisticamente significativa, não rejeitando também a outra hipótese da pesquisa. Os resultados encontrados se mostram relevantes tanto para a área acadêmica quanto para as implicações gerenciais, revelando que um adequado gerenciamento da Reputação pode melhorar o Valor da Marca da empresa para o consumidor.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoMarketingidentidadereputaçãovalor da marcamodelagem de equações estruturaisMensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_daniela.pdfapplication/pdf1285699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-6WQQ9R/1/dissertacao_daniela.pdf3980174478883f65b1d41b511f37c160MD511843/EOSA-6WQQ9R2019-08-11 09:12:52.133oai:repositorio.ufmg.br:1843/EOSA-6WQQ9RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T12:12:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
title Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
spellingShingle Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
Daniela Ferro de Oliveira
identidade
reputação
valor da marca
modelagem de equações estruturais
Administração
Marketing
title_short Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
title_full Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
title_fullStr Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
title_full_unstemmed Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
title_sort Mensurando Valor da Marca, Reputação e Identidade no Setor Automotivo
author Daniela Ferro de Oliveira
author_facet Daniela Ferro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Goncalves
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Edson Lara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Aurea Helena Puga Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniela Ferro de Oliveira
contributor_str_mv Carlos Alberto Goncalves
Ricardo Teixeira Veiga
Jose Edson Lara
Aurea Helena Puga Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv identidade
reputação
valor da marca
modelagem de equações estruturais
topic identidade
reputação
valor da marca
modelagem de equações estruturais
Administração
Marketing
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Marketing
description O setor automotivo é um dos que mais apresenta importância estratégica para o desenvolvimento industrial de um país, afetando diversos outros segmentos industriais. No Brasil, existem 25 montadoras de veículos instaladas, que representam aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto - PIB - industrial brasileiro. A Volkswagen do Brasil, dentre as várias montadoras presentes no País, ganhou até 2005 o prêmio Top of Mind na categoria automóveis, por 15 anos consecutivos, apesar de não ser a atual líder de vendas. Com o intuito de analisar melhor essa marca, este estudo propôs avaliar se existe uma relação entre as dimensões de Reputação e Valor da Marca corporativa Volkswagen, além de verificar se a Identidade Percebida pelos consumidores é igual à Identidade Projetada pela empresa. Tendo em mente que a marca hoje é considerada um dos mais valiosos ativos intangíveis, os estudos do seu valor têm sido recorrentes na literatura sobre o tema, conectando-o a dimensões como consciência da marca, qualidade, lealdade dentre outras. A reputação de uma empresa hoje, caso seu nome também seja conhecido como uma marca corporativa, igualmente significa a reputação da marca e recebe influência de outras dimensões como o desempenho da empresa no mercado, ações de cidadania empenhadas pela organização e os aspectos de governança seguidos por ela, por exemplo. Utilizando o método survey e um questionário autopreenchido como instrumento, foram coletados 465 questionários de agosto a outubro de 2006, tendo consumidores de duas concessionárias Volkswagen de Belo Horizonte como unidades de observação. O tratamento dos dados envolveu análises univariadas, bivariadas e multivariadas, verificando-se, em um primeiro momento, os outliers e dados ausentes que poderiam ser prejudiciais às análises. Também foram feitos cálculos de dimensionalidade e confiabilidade. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é masculina, possui o automóvel Volkswagen há mais de 10 anos, é casado e ganha mais de 15 salários mínimos por mês. Para atingir os objetivos específicos e hipóteses propostas, verificou-se com testes t de comparação de médias que existem diferenças entre a Identidade Percebida e a Identidade Projetada, não rejeitando uma das hipóteses deste trabalho. Além disso, foi utilizada a modelagem de equações estruturais para estimar parâmetros entre os constructos Reputação e Valor da Marca, pelo método de estimação Partial Least Squares - PLS -, já que o pressuposto de normalidade não foi atendido, e este método não o exige. A relação entre esses constructos foi positiva e estatisticamente significativa, não rejeitando também a outra hipótese da pesquisa. Os resultados encontrados se mostram relevantes tanto para a área acadêmica quanto para as implicações gerenciais, revelando que um adequado gerenciamento da Reputação pode melhorar o Valor da Marca da empresa para o consumidor.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:12:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EOSA-6WQQ9R
url http://hdl.handle.net/1843/EOSA-6WQQ9R
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EOSA-6WQQ9R/1/dissertacao_daniela.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3980174478883f65b1d41b511f37c160
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589847721443328