A articulação e progressão dos gêneros textuais em atividades de produção de texto em livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Luciana Moreno de Oliveira
Orientador(a): Delaine Cafiero Bicalho
Banca de defesa: Eloisa Helena Guimaraes, Aderlande Pereira Ferraz
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8U7RBD
Resumo: Esta pesquisa verifica, por meio da análise de enunciados de atividades, até que ponto as tarefas de produção de textos de livros didáticos de Língua Portuguesa podem colaborar para o desenvolvimento da proficiência escrita do aluno; e até que ponto há articulação e progressão dessas propostas dentro de um mesmo volume ao longo das séries. Foram analisadas duas coleções didáticas para o 3º, 4º. e 5º anos do Ensino Fundamental avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2010 (PNLD). Nas resenhas apresentadas no Guia que divulga as obras aprovadas por esse programa, a coleção Linhas e Entrelinhas é avaliada como tendo um trabalho que se destaca em relação à produção de textos e a coleção L.E.R. - Leitura, escrita e reflexão é apontada como tendo um trabalho que merece atenção. Nas análises deste trabalho verificam-se como as atividades de produção de textos escritos são organizadas visando à articulação e à progressão entre elas, seja em um mesmo volume seja ao longo das séries. Também se observam como os enunciados apresentam as condições de produção, as etapas de planejamento e revisão, bem como as orientações para construção da forma e do conteúdo do texto. Este trabalho entende que a 'língua é um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas' (Marcuschi, 2008, p. 61) e o texto é tomado como lugar de interação em que essas práticas acontecem. Dessa forma, é importante que se pense nas condições de produção e nas etapas de planejamento como uma maneira de fazer com que o aluno insira seus textos em contextos reais de circulação. A articulação e a progressão entre as atividades de produção de texto são vistas, segundo Dolz e Schneuwly (2004), como um princípio norteador para o trabalho com a escrita. Nesse sentido, as atividades precisam ser retomadas em espiral e a cada etapa devem apresentar elementos que se complexifiquem. Como metodologia de trabalho, nesta pesquisa, foram levantados quais são os gêneros textuais explorados e como são as atividades propostas. Na primeira parte da análise, as atividades foram categorizadas de modo a evidenciar os gêneros que são retomados e os que não são retomados no mesmo volume e ao longo de cada coleção. Na segunda parte do trabalho, os enunciados das atividades de produção foram observados de modo a evidenciar como se dá o processo de retomada dos gêneros que aparecem mais de uma vez na coleção. A análise das duas coleções tomou como critério a proposta de agrupamentos de gêneros textuais proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Para os autores uma maneira de tentar garantir a progressão no trabalho com a produção de textos seria agrupando os diferentes gêneros textuais a partir de capacidades comuns relacionadas aos tipos textuais: narrar, expor , relatar, argumentar e descrever ações. Ao se analisar as duas coleções sob essa ótica pode-se perceber que a coleção linhas e Entrelinhas apresenta um avanço em relação à outra coleção por apresentar gêneros que contemplam as cinco capacidades, apresentar as etapas de produção bem melhor delimitadas e contribuir para a construção do tema. Já a coleção L.E.R. - Leitura, escrita e reflexão tem um trabalho mais voltado para a produção de gêneros do narrar e não contempla gêneros do argumentar e descrever ações. As análises mostram que as tarefas nessa coleção assumem um caráter de 'redação escolar' e são frágeis em suas orientações. As análises desta pesquisa levam à percepção de que o trabalho de produção de textos nos livros didáticos, embora apresente propostas diferenciadas e em contextos variados, ainda precisa ser repensado em relação à organização das atividades visando à articulação e a progressão entre elas.
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Nas análises deste trabalho verificam-se como as atividades de produção de textos escritos são organizadas visando à articulação e à progressão entre elas, seja em um mesmo volume seja ao longo das séries. Também se observam como os enunciados apresentam as condições de produção, as etapas de planejamento e revisão, bem como as orientações para construção da forma e do conteúdo do texto. Este trabalho entende que a 'língua é um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas' (Marcuschi, 2008, p. 61) e o texto é tomado como lugar de interação em que essas práticas acontecem. Dessa forma, é importante que se pense nas condições de produção e nas etapas de planejamento como uma maneira de fazer com que o aluno insira seus textos em contextos reais de circulação. A articulação e a progressão entre as atividades de produção de texto são vistas, segundo Dolz e Schneuwly (2004), como um princípio norteador para o trabalho com a escrita. Nesse sentido, as atividades precisam ser retomadas em espiral e a cada etapa devem apresentar elementos que se complexifiquem. Como metodologia de trabalho, nesta pesquisa, foram levantados quais são os gêneros textuais explorados e como são as atividades propostas. Na primeira parte da análise, as atividades foram categorizadas de modo a evidenciar os gêneros que são retomados e os que não são retomados no mesmo volume e ao longo de cada coleção. Na segunda parte do trabalho, os enunciados das atividades de produção foram observados de modo a evidenciar como se dá o processo de retomada dos gêneros que aparecem mais de uma vez na coleção. A análise das duas coleções tomou como critério a proposta de agrupamentos de gêneros textuais proposto por Dolz e Schneuwly (2004). Para os autores uma maneira de tentar garantir a progressão no trabalho com a produção de textos seria agrupando os diferentes gêneros textuais a partir de capacidades comuns relacionadas aos tipos textuais: narrar, expor , relatar, argumentar e descrever ações. Ao se analisar as duas coleções sob essa ótica pode-se perceber que a coleção linhas e Entrelinhas apresenta um avanço em relação à outra coleção por apresentar gêneros que contemplam as cinco capacidades, apresentar as etapas de produção bem melhor delimitadas e contribuir para a construção do tema. Já a coleção L.E.R. - Leitura, escrita e reflexão tem um trabalho mais voltado para a produção de gêneros do narrar e não contempla gêneros do argumentar e descrever ações. As análises mostram que as tarefas nessa coleção assumem um caráter de 'redação escolar' e são frágeis em suas orientações. As análises desta pesquisa levam à percepção de que o trabalho de produção de textos nos livros didáticos, embora apresente propostas diferenciadas e em contextos variados, ainda precisa ser repensado em relação à organização das atividades visando à articulação e a progressão entre elas.This paper analyzes activity instructions to investigate how well text production tasks provided in Portuguese Language textbooks can contribute to developing students proficiency in writing and how well such tasks articulate and progress within a textbook and in relation to others in the textbook collection. The analysis particularly approaches twotextbook collections designed for students in the 3rd to 5th years of the Brazilian Elementary School that had been previously assessed in the scope of the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2010). In the reviews provided by this program, Linhas e Entrelinhas is introduced as a collection that stands out for its textproduction tasks, and L.E.R. Leitura, escrita e reflexão is presented as a collection that deserves public attention. The analysis aimed to assess how the written-text production activities are organized in terms of articulation and progression between themselves both within a textbook and within a collection. The analysis also considered how the instructions describe production conditions, planning and revision stages, as well as guidelines on text form and content. This paper assumes that language is a set of social and cognitive practicesthat are historically located (Marcuschi, 2008: 61), and the text is the interaction arena for such practices to take place. Therefore, text production conditions and planning stages are important requirements to allow students to produce their texts considering real circulationcontexts. The articulation between texts and progression thereof are deemed, according to Dolz & Schneuwly (2004), as a guiding principle for writing tasks. As such, the activities need to be constantly recaptured in a spiral fashion and introduce increasingly complex elements stage by stage. The methodology involved approaching what text genres areexplored in the textbooks, and how the activities are proposed. In the first part of the analysis, the activities were categorized aiming to identify the genres that are worked on once or more than once in a given textbook and in the collection. In the second part of the analysis, the textproduction instructions were assessed to shed a light into how a collection approaches text genres after they had been worked on somewhere else in the own collection. The analysis of both collections built on Dolz & Schneuwlys (2004) proposal for grouping text genres. Theauthors argue that one way to ensure progression in approaching text production is grouping the several text genres in common capacities related to the text types: narrating, exposing, reporting, arguing, and describing actions. The analysis of the collections from thisperspective shows that Linhas e Entrelinhas introduces improvements in relation to the other collection, as it addresses a variety of genres that accounts for all the five capacities, structures production stages better and contributes to the topic construal. On the other hand, L.E.R. Leitura, escrita e reflexão is more concerned with the production of narrating genres and does not include arguing and describing genres. The analysis shows that the tasks of this collection are usually aimed at school drafting and provide ill-formed instructions. The results point out that irrespective of proposal and context varieties, text production tasksincluded in textbooks still need further rearrangements aiming to organize activities in such a way that they articulate and progress over time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos AvaliaçãoLingua portuguesa EscritaGêneros textuaisProdução de textosLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoProducao de textosGeneros textuaisLivro didaticoEscritaArticulacao e progressaoA articulação e progressão dos gêneros textuais em atividades de produção de texto em livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1491m.pdfapplication/pdf22040788https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8U7RBD/1/1491m.pdf0382400c81d5606b9bc14f86814d09bdMD51TEXT1491m.pdf.txt1491m.pdf.txtExtracted texttext/plain383881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8U7RBD/2/1491m.pdf.txt7c85d0a43a64837e8aaef11a79484e40MD521843/LETR-8U7RBD2019-11-14 19:34:50.188oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8U7RBDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:34:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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