Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Darcy Alcantara Neto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8MSN9F
Resumo: This research is about the learning processes related to musical perception of 13 students who were admitted in the Bachelor of Popular Music at the Music School of the Federal University of Minas Gerais, in the year of 2010. The goal is to understand how such students built their knowledge and skills related to musical perception prior to college and what meanings and values they attribute to them, in addition to investigating conflicts experienced during the acquisition processes, impacts of these on their musical practices and expectations about the aural training classes at the university. The qualitative research used the instrumental case study approach and used questionnaires and focus groups. Impacts of the aural training classes were detected on listening, creativity and musical preferences of the students; in turn, the meanings they attribute to classes differ, legitimating or challenging prevailing social representations. Research suggests, finally, that the assessment of knowledge and skills related to aural training classes can be interpreted as a mechanism of exclusion and barrier of access to higher education.
id UFMG_0bdfbb8ece29eddcfac66c06d20be1c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8MSN9F
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popularEducação superiorMúsica popularPercepção musicalEducação musicalMusicaPercepção musicalEducação musicalThis research is about the learning processes related to musical perception of 13 students who were admitted in the Bachelor of Popular Music at the Music School of the Federal University of Minas Gerais, in the year of 2010. The goal is to understand how such students built their knowledge and skills related to musical perception prior to college and what meanings and values they attribute to them, in addition to investigating conflicts experienced during the acquisition processes, impacts of these on their musical practices and expectations about the aural training classes at the university. The qualitative research used the instrumental case study approach and used questionnaires and focus groups. Impacts of the aural training classes were detected on listening, creativity and musical preferences of the students; in turn, the meanings they attribute to classes differ, legitimating or challenging prevailing social representations. Research suggests, finally, that the assessment of knowledge and skills related to aural training classes can be interpreted as a mechanism of exclusion and barrier of access to higher education.Esta pesquisa tem como tema os processos de aprendizagem em percepção musical de 13 alunos que ingressaram no Bacharelado em Música Popular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2010. O objetivo é compreender como tais alunos construíram anteriormente seus conhecimentos e habilidades relacionados à percepção musical e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de percepção na universidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a abordagem estudo de caso instrumental e empregou questionários e grupos focais. Foram detectados impactos das aulas de percepção sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos; por sua vez, os significados que eles atribuem às aulas divergem, legitimando ou contestando representações sociais vigentes. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados às aulas de percepção musical pode ser interpretada como um mecanismo de exclusão e barreira de acesso à educação superior.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHeloisa Faria Braga FeichasCristina de Souza GrossiJoao Gabriel Marques FonsecaGlaura LucasDarcy Alcantara Neto2019-08-13T15:24:15Z2019-08-13T15:24:15Z2010-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-8MSN9Finfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T16:06:05Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8MSN9FRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T16:06:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
title Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
spellingShingle Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
Darcy Alcantara Neto
Educação superior
Música popular
Percepção musical
Educação musical
Musica
Percepção musical
Educação musical
title_short Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
title_full Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
title_fullStr Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
title_full_unstemmed Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
title_sort Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
author Darcy Alcantara Neto
author_facet Darcy Alcantara Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
Cristina de Souza Grossi
Joao Gabriel Marques Fonseca
Glaura Lucas
dc.contributor.author.fl_str_mv Darcy Alcantara Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Música popular
Percepção musical
Educação musical
Musica
Percepção musical
Educação musical
topic Educação superior
Música popular
Percepção musical
Educação musical
Musica
Percepção musical
Educação musical
description This research is about the learning processes related to musical perception of 13 students who were admitted in the Bachelor of Popular Music at the Music School of the Federal University of Minas Gerais, in the year of 2010. The goal is to understand how such students built their knowledge and skills related to musical perception prior to college and what meanings and values they attribute to them, in addition to investigating conflicts experienced during the acquisition processes, impacts of these on their musical practices and expectations about the aural training classes at the university. The qualitative research used the instrumental case study approach and used questionnaires and focus groups. Impacts of the aural training classes were detected on listening, creativity and musical preferences of the students; in turn, the meanings they attribute to classes differ, legitimating or challenging prevailing social representations. Research suggests, finally, that the assessment of knowledge and skills related to aural training classes can be interpreted as a mechanism of exclusion and barrier of access to higher education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-24
2019-08-13T15:24:15Z
2019-08-13T15:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8MSN9F
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8MSN9F
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1833921705329819648