Crowdsourcing em museus: contribuições para a preservação do patrimônio na WEB 2.0

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Tatiana Mara Alves Martins
Orientador(a): Catia Rodrigues Barbosa
Banca de defesa: Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardo, Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7
Resumo: A presente pesquisa, à luz da Ciência da Informação, estuda o potencial de integração do fenômeno informacional crowdsourcing pelos museus, com foco nas contribuições do seu uso para o fortalecimento da atuação dessas instituições, como um caminho de inovação de sua prática na sociedade da informação, através da web 2.0. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método exploratório e descritivo, que utiliza a construção de cenário - por meio do uso dos critérios fundamentais da metodologia SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - na análise dos documentos de referência da museologia: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ICOM, Declaração de Quebec, Princípios de Base de Uma Nova Museologia e da Declaração de Caracas-ICOM. É um estudo de caso, tendo como hipótese: o crowdsourcing (CS) contribui para a realização da função social dos museus na web 2.0. E como resultado, o entendimento de que o crowdsourcing apoia o aproveitamento das potencialidades (forças e oportunidades) e ajuda a mitigar os riscos (fraquezas e ameaças externas) vivenciados pelos museus. E a proposição de um roteiro ou modelo para a utilização do CS para museus, posto que essa estratégia é pouco estudada, divulgada e praticada por museus, principalmente no Brasil.
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