Crowdsourcing em museus: contribuições para a preservação do patrimônio na WEB 2.0
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7 |
Resumo: | A presente pesquisa, à luz da Ciência da Informação, estuda o potencial de integração do fenômeno informacional crowdsourcing pelos museus, com foco nas contribuições do seu uso para o fortalecimento da atuação dessas instituições, como um caminho de inovação de sua prática na sociedade da informação, através da web 2.0. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método exploratório e descritivo, que utiliza a construção de cenário - por meio do uso dos critérios fundamentais da metodologia SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - na análise dos documentos de referência da museologia: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ICOM, Declaração de Quebec, Princípios de Base de Uma Nova Museologia e da Declaração de Caracas-ICOM. É um estudo de caso, tendo como hipótese: o crowdsourcing (CS) contribui para a realização da função social dos museus na web 2.0. E como resultado, o entendimento de que o crowdsourcing apoia o aproveitamento das potencialidades (forças e oportunidades) e ajuda a mitigar os riscos (fraquezas e ameaças externas) vivenciados pelos museus. E a proposição de um roteiro ou modelo para a utilização do CS para museus, posto que essa estratégia é pouco estudada, divulgada e praticada por museus, principalmente no Brasil. |
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Catia Rodrigues BarbosaPablo Alexandre Gobira de Souza RicardoRenata Maria Abrantes Baracho PortoTatiana Mara Alves Martins2019-08-11T05:13:58Z2019-08-11T05:13:58Z2017-08-07http://hdl.handle.net/1843/ECIP-B2LQY7A presente pesquisa, à luz da Ciência da Informação, estuda o potencial de integração do fenômeno informacional crowdsourcing pelos museus, com foco nas contribuições do seu uso para o fortalecimento da atuação dessas instituições, como um caminho de inovação de sua prática na sociedade da informação, através da web 2.0. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com método exploratório e descritivo, que utiliza a construção de cenário - por meio do uso dos critérios fundamentais da metodologia SWOT (Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - na análise dos documentos de referência da museologia: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, ICOM, Declaração de Quebec, Princípios de Base de Uma Nova Museologia e da Declaração de Caracas-ICOM. É um estudo de caso, tendo como hipótese: o crowdsourcing (CS) contribui para a realização da função social dos museus na web 2.0. E como resultado, o entendimento de que o crowdsourcing apoia o aproveitamento das potencialidades (forças e oportunidades) e ajuda a mitigar os riscos (fraquezas e ameaças externas) vivenciados pelos museus. E a proposição de um roteiro ou modelo para a utilização do CS para museus, posto que essa estratégia é pouco estudada, divulgada e praticada por museus, principalmente no Brasil.The present research, in the light of Information Science, studies the potential of integration of the informational crowdsourcing phenomenon in museums, focusing on the contributions of its use to the strengthening of the institutions acting as a path of innovation of its practice in the information society, through web 2.0. SWOT (Strengths and Weaknesses, Opportunities and Threats) - analysis of the reference documents of museology: Santiago Round Table, ICOM-1972, Quebec Declaration, Basis Principles of a New Museology-1984 and the Declaration of Caracas- ICOM 1992. It is a case study, with the hypothesis: crowdsourcing (CS) contributes to the realization of the social function of museums in web 2.0. And as a result, the understanding that crowdsourcing contributes to the exploitation as potentialities (strengths and opportunities) and to the risks (external risks and threats) experienced for museums, besides the proposal of a script or model of use of CS for Brazilian museums, Since this strategy is little studied, divulged and practiced by museums, mainly in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus Aspectos sociaisPatrimonio Cultural PreservaçãoCiência da informaçãoWeb 20CrowdsourcingInovaçãoCiência da InformaçãoGestão do ConhecimentoMuseologiamuseusPatrimônioCrowdsourcing em museus: contribuições para a preservação do patrimônio na WEB 2.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcrowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdfapplication/pdf3484346https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIP-B2LQY7/1/crowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf03476e4f56829b8da5bab002d54c071aMD51TEXTcrowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf.txtcrowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf.txtExtracted texttext/plain357852https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIP-B2LQY7/2/crowdsourcing_em_museus_contribui__es_para_a_preserva__o_do_patrim_nio_na__web_20.pdf.txt06ea0a3be455eb48247db653785525caMD521843/ECIP-B2LQY72019-11-14 11:13:25.512oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIP-B2LQY7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:13:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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