Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
|
Departamento: |
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/32662 |
Resumo: | A pesquisa intitulada “Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX” buscou, primeiramente, compreender as diferentes formas de música que eram executadas nos mais distintos eventos e espaços da vila/cidade; por consequência, investigar os diferentes modelos de ensino/aprendizagem da música nas diversas instâncias educativas em que ocorriam, além das estratégias utilizadas para tal finalidade. Procurou, também, compreender de que maneira as mais variadas práticas culturais/musicais desenvolvidas na vila/cidade naquela época, contribuíram para a disseminação da educação musical local. O estudo buscou, ainda, identificar quais foram as principais transformações provocadas pela queda da exploração aurífera na vila/cidade, na virada do século XVIII para o XIX e como essas mudanças impactaram a música e os profissionais que dela dependiam para sobreviver; quais foram as estratégias utilizadas pelos músicos profissionais para a manutenção de frentes de trabalho para a categoria e a iniciativa de criar a Irmandade de Santa Cecília dos Professores da Arte da Música, baseada no modelo de associações congêneres já existentes em Lisboa e no Rio de Janeiro. Por fim, procurou analisar por meio de fontes diversas como surgiram as primeiras bandas de música (militares e paisanas) na vila/cidade e qual foi a participação delas no cenário musical/sonoro da capital de Minas Gerais; contrastar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música no século XIX com as outras instâncias de educação musical; compreender como se dava a formação de músicos nesse espaço, além de identificar o impacto educativo, social e cultural da atividade desses grupos na vida dos integrantes e da comunidade em geral. O estudo revelou um cenário em que a música e a educação musical ocorriam de uma forma muito rica, múltipla e ampliada (igreja, escolas, praças, salas das casas, teatro, terreiros, rua), e a banda foi, sem dúvida, uma das principais instâncias responsáveis por este papel. As bandas de música, tanto militares como paisanas, tiveram participação fundamental na formação de novos músicos naquele período, além de contribuir também para a instrução musical da comunidade em geral. |
id |
UFMG_14348f4f96c4b488c4fa2286d99e69c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/32662 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mônica Yumi Jinzenjihttp://lattes.cnpq.br/0008291440983943Eliane Marta Santos Teixeira LopesMaria Tereza Mendes de CastroCésar Maia BuscacioThais Nivia de Lima e FonsecaMarcus Aurélio Taborda de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1520764651149568Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves2020-03-03T19:28:32Z2020-03-03T19:28:32Z2019-02-13http://hdl.handle.net/1843/32662A pesquisa intitulada “Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX” buscou, primeiramente, compreender as diferentes formas de música que eram executadas nos mais distintos eventos e espaços da vila/cidade; por consequência, investigar os diferentes modelos de ensino/aprendizagem da música nas diversas instâncias educativas em que ocorriam, além das estratégias utilizadas para tal finalidade. Procurou, também, compreender de que maneira as mais variadas práticas culturais/musicais desenvolvidas na vila/cidade naquela época, contribuíram para a disseminação da educação musical local. O estudo buscou, ainda, identificar quais foram as principais transformações provocadas pela queda da exploração aurífera na vila/cidade, na virada do século XVIII para o XIX e como essas mudanças impactaram a música e os profissionais que dela dependiam para sobreviver; quais foram as estratégias utilizadas pelos músicos profissionais para a manutenção de frentes de trabalho para a categoria e a iniciativa de criar a Irmandade de Santa Cecília dos Professores da Arte da Música, baseada no modelo de associações congêneres já existentes em Lisboa e no Rio de Janeiro. Por fim, procurou analisar por meio de fontes diversas como surgiram as primeiras bandas de música (militares e paisanas) na vila/cidade e qual foi a participação delas no cenário musical/sonoro da capital de Minas Gerais; contrastar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música no século XIX com as outras instâncias de educação musical; compreender como se dava a formação de músicos nesse espaço, além de identificar o impacto educativo, social e cultural da atividade desses grupos na vida dos integrantes e da comunidade em geral. O estudo revelou um cenário em que a música e a educação musical ocorriam de uma forma muito rica, múltipla e ampliada (igreja, escolas, praças, salas das casas, teatro, terreiros, rua), e a banda foi, sem dúvida, uma das principais instâncias responsáveis por este papel. As bandas de música, tanto militares como paisanas, tiveram participação fundamental na formação de novos músicos naquele período, além de contribuir também para a instrução musical da comunidade em geral.The research entitled “Musical bands and the musical setting in Vila Rica/Ouro Preto in the 19th century”, primarily, tried to understand the different kinds of music performed in distinct events and spots in the village/town; consequently, it analyzes the different models of music teaching/learning techniques in several educational instances in which they happened, besides the strategies used to such purpose. It also tried to figure out how the great variety of cultural/musical activities accomplished in the village/town at that time contributed to the dissemination of local musical education. This study also tried to identify the main changes caused by the decrease in gold exploration in the village/town, at the turn of the 18th to the 19th century and how these changes impacted music and the workers who depended on it to survive; what were the strategies used by the professional musicians to keep work fronts to the working class and the proposal to create Santa Cecilia Brotherhood from Music Art Teachers, based on the model of similar associations already existing in Lisbon and Rio de Janeiro. At last, this study tried to analyze through different sources how the first music bands (militaries and civilians) appeared in the village/town and how they took part in the musical/sound setting of the capital of Minas Gerais; it contrasted the activities developed by the music bands in the 19th century to the other instances of musical education; and It tried to figure out how the musicians training was done in that place, as well as identifying the educational, social and cultural impact of these groups activities in their group members’ and community’ life in general. This study revealed a scenery in which music and musical education occurred in a rich, multiple and broad way (church, schools, squares, living rooms, theaters, yards, streets), and undoubtedly the band was one of the main instances responsible for it. Music bands, both military and civil, played a fundamental role in the formation of new musicians during that period, as well as contributing to the musical education of the community in general.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoBandas (Música) - Ouro Preto (MG)Bandas (Música) - Vila Rica (MG)Educação musicalMúsica - História - Seculo XVIIIMúsica - História - Seculo XIXEscolas de música - Minas GeraisBandas de MúsicaCenário Musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIXEducação MusicalHistória e MúsicaHistória da EducaçãoMusicologiaBandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE PRONTA IMPRESSÃO 30-05-2019.pdfTESE PRONTA IMPRESSÃO 30-05-2019.pdfapplication/pdf4119202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/1/TESE%20PRONTA%20IMPRESS%c3%83O%2030-05-2019.pdf1cc8df0997e3a08e144d618e2cd62e9bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTESE PRONTA IMPRESSÃO 30-05-2019.pdf.txtTESE PRONTA IMPRESSÃO 30-05-2019.pdf.txtExtracted texttext/plain798004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/4/TESE%20PRONTA%20IMPRESS%c3%83O%2030-05-2019.pdf.txtbdf4d695f637ceade61c19348fd2464aMD541843/326622020-03-04 03:32:48.192oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-03-04T06:32:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
title |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
spellingShingle |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves Bandas de Música Cenário Musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX Educação Musical História e Música História da Educação Musicologia Educação Bandas (Música) - Ouro Preto (MG) Bandas (Música) - Vila Rica (MG) Educação musical Música - História - Seculo XVIII Música - História - Seculo XIX Escolas de música - Minas Gerais |
title_short |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
title_full |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
title_fullStr |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
title_full_unstemmed |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
title_sort |
Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX |
author |
Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves |
author_facet |
Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mônica Yumi Jinzenji |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0008291440983943 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Eliane Marta Santos Teixeira Lopes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Tereza Mendes de Castro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
César Maia Buscacio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Thais Nivia de Lima e Fonseca |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Marcus Aurélio Taborda de Oliveira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1520764651149568 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves |
contributor_str_mv |
Mônica Yumi Jinzenji Eliane Marta Santos Teixeira Lopes Maria Tereza Mendes de Castro César Maia Buscacio Thais Nivia de Lima e Fonseca Marcus Aurélio Taborda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bandas de Música Cenário Musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX Educação Musical História e Música História da Educação Musicologia |
topic |
Bandas de Música Cenário Musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX Educação Musical História e Música História da Educação Musicologia Educação Bandas (Música) - Ouro Preto (MG) Bandas (Música) - Vila Rica (MG) Educação musical Música - História - Seculo XVIII Música - História - Seculo XIX Escolas de música - Minas Gerais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Bandas (Música) - Ouro Preto (MG) Bandas (Música) - Vila Rica (MG) Educação musical Música - História - Seculo XVIII Música - História - Seculo XIX Escolas de música - Minas Gerais |
description |
A pesquisa intitulada “Bandas de música e o cenário musical de Vila Rica/Ouro Preto no século XIX” buscou, primeiramente, compreender as diferentes formas de música que eram executadas nos mais distintos eventos e espaços da vila/cidade; por consequência, investigar os diferentes modelos de ensino/aprendizagem da música nas diversas instâncias educativas em que ocorriam, além das estratégias utilizadas para tal finalidade. Procurou, também, compreender de que maneira as mais variadas práticas culturais/musicais desenvolvidas na vila/cidade naquela época, contribuíram para a disseminação da educação musical local. O estudo buscou, ainda, identificar quais foram as principais transformações provocadas pela queda da exploração aurífera na vila/cidade, na virada do século XVIII para o XIX e como essas mudanças impactaram a música e os profissionais que dela dependiam para sobreviver; quais foram as estratégias utilizadas pelos músicos profissionais para a manutenção de frentes de trabalho para a categoria e a iniciativa de criar a Irmandade de Santa Cecília dos Professores da Arte da Música, baseada no modelo de associações congêneres já existentes em Lisboa e no Rio de Janeiro. Por fim, procurou analisar por meio de fontes diversas como surgiram as primeiras bandas de música (militares e paisanas) na vila/cidade e qual foi a participação delas no cenário musical/sonoro da capital de Minas Gerais; contrastar as atividades desenvolvidas pelas bandas de música no século XIX com as outras instâncias de educação musical; compreender como se dava a formação de músicos nesse espaço, além de identificar o impacto educativo, social e cultural da atividade desses grupos na vida dos integrantes e da comunidade em geral. O estudo revelou um cenário em que a música e a educação musical ocorriam de uma forma muito rica, múltipla e ampliada (igreja, escolas, praças, salas das casas, teatro, terreiros, rua), e a banda foi, sem dúvida, uma das principais instâncias responsáveis por este papel. As bandas de música, tanto militares como paisanas, tiveram participação fundamental na formação de novos músicos naquele período, além de contribuir também para a instrução musical da comunidade em geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T19:28:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-03T19:28:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/32662 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/32662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/1/TESE%20PRONTA%20IMPRESS%c3%83O%2030-05-2019.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32662/4/TESE%20PRONTA%20IMPRESS%c3%83O%2030-05-2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1cc8df0997e3a08e144d618e2cd62e9b cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 bdf4d695f637ceade61c19348fd2464a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589595541012480 |