Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Celina Pires do Rio Oliveira
Orientador(a): Vitor Geraldi Haase
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP
Resumo: Este trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes.
id UFMG_16c45da269c4c2e7fb835ace395622b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98YGXP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vitor Geraldi HaaseCelina Pires do Rio Oliveira2019-08-12T03:05:29Z2019-08-12T03:05:29Z2013-03-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXPEste trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes.This study aimed to evaluate the effects of a teacher training program to be developed in group and to intervene in the behavior of children with behavior problems in the classroom based on the concepts of "Behavior Analysis", emphasizing how to deal with students behaviors considered as undesirable by teachers. Eight teachers and 8 children from two elementary school of municipal and state net of Belo Horizonte participated in the project. Each teacher chose the student and the target behavior to be modified. Teachers completed two questionnaires (EACI and SNAP IV-P) in which it was evaluated childrens behaviors. The questionnaires were constructed using a Likert scale. Seven sessions were developed. During the first session teachers were informed about the project, the questionnaires and selected target behaviors. Session 2 provided the theoretical basis of Behavior Analysis and Cognitive Psychology and it was also for planning interventions. The other 5 sessions were theoretical and practical for overseeing the implementation of planned interventions. After completing these sessions teachers answered questionnaires again (EACI-P and SNAP IV) in order to evaluate the intervention. The interviewees indicated their intensity grade related to the student behavior that was being measured. The sessions were also recorded for later qualitative analysis of the intervention. The results showed that the proposed intervention may change the behavior of the teacher manage properly the student behavior in 6 among 8 of the interventions made. In the 2 other cases teachers reported that student behavior continued the same after the teachers training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCapacitação profissionalComportamento infantilProfessores TreinamentoRelações interpessoaisDocentesNeurociênciasComportamento AvaliaçãoEducação infantilPré-escolarQuestionáriosCriançaComportamento socialTreinamento de professoresAnálise do comportamentoIntervençãoComportamento alvoTreinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_celina_revisada.pdfapplication/pdf1356748https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/1/disserta__o_celina_revisada.pdfabbf25d84a4e8e96a8e3a9e3e94d6d45MD51TEXTdisserta__o_celina_revisada.pdf.txtdisserta__o_celina_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain136848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/2/disserta__o_celina_revisada.pdf.txt11ffdfeafb1dbbf072b69a2b2ee62ccbMD521843/BUOS-98YGXP2019-11-14 11:54:00.653oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98YGXPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
title Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
spellingShingle Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
Celina Pires do Rio Oliveira
Treinamento de professores
Análise do comportamento
Intervenção
Comportamento alvo
Capacitação profissional
Comportamento infantil
Professores Treinamento
Relações interpessoais
Docentes
Neurociências
Comportamento Avaliação
Educação infantil
Pré-escolar
Questionários
Criança
Comportamento social
title_short Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
title_full Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
title_fullStr Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
title_full_unstemmed Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
title_sort Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
author Celina Pires do Rio Oliveira
author_facet Celina Pires do Rio Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitor Geraldi Haase
dc.contributor.author.fl_str_mv Celina Pires do Rio Oliveira
contributor_str_mv Vitor Geraldi Haase
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento de professores
Análise do comportamento
Intervenção
Comportamento alvo
topic Treinamento de professores
Análise do comportamento
Intervenção
Comportamento alvo
Capacitação profissional
Comportamento infantil
Professores Treinamento
Relações interpessoais
Docentes
Neurociências
Comportamento Avaliação
Educação infantil
Pré-escolar
Questionários
Criança
Comportamento social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Capacitação profissional
Comportamento infantil
Professores Treinamento
Relações interpessoais
Docentes
Neurociências
Comportamento Avaliação
Educação infantil
Pré-escolar
Questionários
Criança
Comportamento social
description Este trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:05:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/1/disserta__o_celina_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/2/disserta__o_celina_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv abbf25d84a4e8e96a8e3a9e3e94d6d45
11ffdfeafb1dbbf072b69a2b2ee62ccb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589900277121024