Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP |
Resumo: | Este trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes. |
id |
UFMG_16c45da269c4c2e7fb835ace395622b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98YGXP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vitor Geraldi HaaseCelina Pires do Rio Oliveira2019-08-12T03:05:29Z2019-08-12T03:05:29Z2013-03-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXPEste trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes.This study aimed to evaluate the effects of a teacher training program to be developed in group and to intervene in the behavior of children with behavior problems in the classroom based on the concepts of "Behavior Analysis", emphasizing how to deal with students behaviors considered as undesirable by teachers. Eight teachers and 8 children from two elementary school of municipal and state net of Belo Horizonte participated in the project. Each teacher chose the student and the target behavior to be modified. Teachers completed two questionnaires (EACI and SNAP IV-P) in which it was evaluated childrens behaviors. The questionnaires were constructed using a Likert scale. Seven sessions were developed. During the first session teachers were informed about the project, the questionnaires and selected target behaviors. Session 2 provided the theoretical basis of Behavior Analysis and Cognitive Psychology and it was also for planning interventions. The other 5 sessions were theoretical and practical for overseeing the implementation of planned interventions. After completing these sessions teachers answered questionnaires again (EACI-P and SNAP IV) in order to evaluate the intervention. The interviewees indicated their intensity grade related to the student behavior that was being measured. The sessions were also recorded for later qualitative analysis of the intervention. The results showed that the proposed intervention may change the behavior of the teacher manage properly the student behavior in 6 among 8 of the interventions made. In the 2 other cases teachers reported that student behavior continued the same after the teachers training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCapacitação profissionalComportamento infantilProfessores TreinamentoRelações interpessoaisDocentesNeurociênciasComportamento AvaliaçãoEducação infantilPré-escolarQuestionáriosCriançaComportamento socialTreinamento de professoresAnálise do comportamentoIntervençãoComportamento alvoTreinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_celina_revisada.pdfapplication/pdf1356748https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/1/disserta__o_celina_revisada.pdfabbf25d84a4e8e96a8e3a9e3e94d6d45MD51TEXTdisserta__o_celina_revisada.pdf.txtdisserta__o_celina_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain136848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/2/disserta__o_celina_revisada.pdf.txt11ffdfeafb1dbbf072b69a2b2ee62ccbMD521843/BUOS-98YGXP2019-11-14 11:54:00.653oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-98YGXPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
title |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
spellingShingle |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula Celina Pires do Rio Oliveira Treinamento de professores Análise do comportamento Intervenção Comportamento alvo Capacitação profissional Comportamento infantil Professores Treinamento Relações interpessoais Docentes Neurociências Comportamento Avaliação Educação infantil Pré-escolar Questionários Criança Comportamento social |
title_short |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
title_full |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
title_fullStr |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
title_sort |
Treinamento de professores em grupo: um programa para trabalhar problemas de comportamento em sala de aula |
author |
Celina Pires do Rio Oliveira |
author_facet |
Celina Pires do Rio Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vitor Geraldi Haase |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celina Pires do Rio Oliveira |
contributor_str_mv |
Vitor Geraldi Haase |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento de professores Análise do comportamento Intervenção Comportamento alvo |
topic |
Treinamento de professores Análise do comportamento Intervenção Comportamento alvo Capacitação profissional Comportamento infantil Professores Treinamento Relações interpessoais Docentes Neurociências Comportamento Avaliação Educação infantil Pré-escolar Questionários Criança Comportamento social |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Capacitação profissional Comportamento infantil Professores Treinamento Relações interpessoais Docentes Neurociências Comportamento Avaliação Educação infantil Pré-escolar Questionários Criança Comportamento social |
description |
Este trabalho propôs-se a avaliar os efeitos de um programa de treinamento de professores para ser desenvolvido em grupo e intervir no comportamento das crianças com problemas comportamentais em sala de aula, baseado nos conceitos da Análise do Comportamento, enfatizando o modo de lidar com comportamentos de alunos considerados pelos professores como indesejados. Participaram do projeto 8 docentes e 8 crianças de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal e estadual de Belo Horizonte. Cada professora escolheu um aluno e o comportamento alvo a ser modificado. As professoras preencheram dois questionários (EACI-P e SNAP IV) onde foram avaliados os comportamentos das crianças. Os questionários foram construídos utilizando a escala de Likert. Foram desenvolvidas sete sessões. Durante a sessão 1 as professoras ficaram esclarecidas sobre o projeto , os questionários e selecionaram os comportamentos alvo. A sessão 2 forneceu a base teórica da Análise do Comportamento e da Psicologia Cognitiva e foi também para planejamento das intervenções. As outras 5 sessões foram teórico-práticas e de supervisão da implementação das intervenções planejadas. Após o término dessas sessões, as professoras responderam novamente os questionários (EACI-P e SNAP IV) para avaliação da intervenção. As entrevistadas indicaram o seu grau de intensidade em relação ao comportamento do estudante que estava sendo medido. As sessões também foram gravadas para posterior análise qualitativa da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção proposta, pode alterar o comportamento do professor de manejar adequadamente o comportamento de seu aluno em 6 das 8 intervenções efetuadas. Nos 2 outros casos o relato dos professores foi que o comportamento dos alunos continuou o mesmo, após o treinamento dos docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T03:05:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T03:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98YGXP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/1/disserta__o_celina_revisada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-98YGXP/2/disserta__o_celina_revisada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abbf25d84a4e8e96a8e3a9e3e94d6d45 11ffdfeafb1dbbf072b69a2b2ee62ccb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589900277121024 |