Educação musical escolar: O canto orfeônico na Escola Normal de Belo Horizonte (1934-1971)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Ismael Krishna de Andrade Neiva
Orientador(a): Cynthia Greive Veiga
Banca de defesa: Flavio Couto e Silva de Oliveira, Thais Nivia de Lima e Fonseca
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YHBV
Resumo: Este trabalho investigou a implantação e a consolidação do Canto Orfeônico enquanto modalidade de educação musical na Escola Normal de Belo Horizonte, atual Instituto de Educação de Minas Gerais, no período compreendido entre 1934 e 1971. Procurou-se analisar as permanências e rupturas presentes nos argumentos acerca da educação musical escolar e, mais especificamente, do canto orfeônico em artigos publicados em periódicos, em bibliografia de referência e em anotações e registros escolares. A pesquisa demonstrou a relação entre a educação musical e os ideais civilizadores e estéticos presentes na pedagogia romântica do século XIX e entre a educação musical escolar do início do século XX e a corrente dos músicos nacionalistas brasileiros. A pesquisa documental realizada na antiga Escola Normal de Belo Horizonte permitiu analisar a prática cotidiana do canto orfeônico e a conseqüente formação docente voltada para o canto escolar.
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