Escola, família e movimento social: um estudo sobre a relação família-escola em um assentamento do MST em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Alessandra Rios de Faria
Orientador(a): Antonio Julio de Menezes Neto
Banca de defesa: Lucia Helena Alvarez Leite, Ana Maria Rabelo Gomes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
MST
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85KJ33
Resumo: Esta pesquisa busca descrever e compreender a relação família-escola em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Minas Gerais a partir de três eixos: a natureza dos contatos interpessoais estabelecidos entre professoras assentadas, direção escolar, famílias e alunos, a participação das famílias na escola e as expectativas frente à escola e à escolarização das crianças. O estudo de caso foi o referencial utilizado no percurso da investigação. Como procedimento de investigação, foram realizadas entrevistas semi- estruturadas, observações sistemáticas e assistemáticas e análise de documentos produzidos pelo próprio MST jornais, cartilhas e cartazes e de jornais da região em que se localiza o assentamento. A pesquisa permitiu apreender diferentes movimentações e configurações na relação família-escola conforme os sujeitos que estavam em interação. Infere que a principal marca que a escola no assentamento tem é identitária, e não pedagógica. A natureza das relações entre família e escola é carregada pelo pertencimento ao Movimento Social. Os contatos interpessoais, as expectativas e a participação no cotidiano escolar organizam-se e acontecem a partir da identidade sem-terra.
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