Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mara Passos Guimaraes
Orientador(a): Ricardo Augusto de Souza
Banca de defesa: Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, Marisa Mendonca Carneiro, Mahayana Cristina Godoy
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5KGN8
Resumo: Entende-se que bilíngues de alta proficiência compartilham representações estruturais abstratas entre a primeira e a segunda língua L1 e L2, respectivamente (Hartsuiker et al., 2004; Bernolet et al., 2013; Guimarães, 2016; Souza et al., 2014, Souza and Oliveira, 2014). Compartilhamento representacional é modulado por proficiência na L2 (Bernolet et al., 2013), construto que se baseia em níveis de automaticidade linguística de loci de memória (conhecimento implícito ou explícito) para definir e mensurar linguagem (Ullman, 2004; Hustijn, 2015). O propósito deste estudo é investigar se alta proficiência em L2 implica que mecanismos subjacentes de previsão de erro e abstração de regras gramaticais baseadas em aprendizado distribucional (distributional learning) são estendidos ao processamento da L1 por bilíngues tardios. Aprendizado distribucional diz respeito ao processo de derivação de generalizações abstratas acerca da linguagem a partir de pistas estatísticas particularmente a distribuição de frequências de um determinado aspecto da língua. Os estudos desta tese foram elaborados para responder questões sobre bilíngues cuja L1 é o BP e a L2 é o inglês sob duas teorias concorrentes de aprendizado de linguagem: a teoria de ativação lexical (baseada no modelo de ativação residual de Malhotra et al., 2008) e a teoria de aprendizado implícito (baseada no modelo bifurcado proposto por Chang et al., 2006). Estudos 1 e 2 foram análises de corpus sobre sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade de passivas no corpus do BP falado C-Oral-Brasil I, cujo objetivo foi oferecer estimativas de persistência sintática em BP correspondentes àquelas do inglês em Jaeger e Snider (2007). O estudo 3 buscou investigar diferenças na sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade em bilíngues e monolíngues. Os resultados dos estudos 1 e 2 indicam que os dados do BP não apresentaram efeitos de priming estrutural. O estudo 3 mostrou que há uma tendência crescente dos efeitos de priming em monolíngues, levando à conjectura de que existe um mecanismo de aprendizado distribucional subjacente à L1 e à L2, modulado por proficiência e similaridade estrutural.
id UFMG_26c5e5ca289aaa9f55058f1ee5c89b7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B5KGN8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Augusto de SouzaCândido Samuel Fonseca de OliveiraMarisa Mendonca CarneiroMahayana Cristina GodoyMara Passos Guimaraes2019-08-11T18:22:44Z2019-08-11T18:22:44Z2018-08-10http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5KGN8Entende-se que bilíngues de alta proficiência compartilham representações estruturais abstratas entre a primeira e a segunda língua L1 e L2, respectivamente (Hartsuiker et al., 2004; Bernolet et al., 2013; Guimarães, 2016; Souza et al., 2014, Souza and Oliveira, 2014). Compartilhamento representacional é modulado por proficiência na L2 (Bernolet et al., 2013), construto que se baseia em níveis de automaticidade linguística de loci de memória (conhecimento implícito ou explícito) para definir e mensurar linguagem (Ullman, 2004; Hustijn, 2015). O propósito deste estudo é investigar se alta proficiência em L2 implica que mecanismos subjacentes de previsão de erro e abstração de regras gramaticais baseadas em aprendizado distribucional (distributional learning) são estendidos ao processamento da L1 por bilíngues tardios. Aprendizado distribucional diz respeito ao processo de derivação de generalizações abstratas acerca da linguagem a partir de pistas estatísticas particularmente a distribuição de frequências de um determinado aspecto da língua. Os estudos desta tese foram elaborados para responder questões sobre bilíngues cuja L1 é o BP e a L2 é o inglês sob duas teorias concorrentes de aprendizado de linguagem: a teoria de ativação lexical (baseada no modelo de ativação residual de Malhotra et al., 2008) e a teoria de aprendizado implícito (baseada no modelo bifurcado proposto por Chang et al., 2006). Estudos 1 e 2 foram análises de corpus sobre sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade de passivas no corpus do BP falado C-Oral-Brasil I, cujo objetivo foi oferecer estimativas de persistência sintática em BP correspondentes àquelas do inglês em Jaeger e Snider (2007). O estudo 3 buscou investigar diferenças na sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade em bilíngues e monolíngues. Os resultados dos estudos 1 e 2 indicam que os dados do BP não apresentaram efeitos de priming estrutural. O estudo 3 mostrou que há uma tendência crescente dos efeitos de priming em monolíngues, levando à conjectura de que existe um mecanismo de aprendizado distribucional subjacente à L1 e à L2, modulado por proficiência e similaridade estrutural.High-proficiency bilinguals are believed to share abstract structural representations between the first and the second language L1 and L2, respectively (Hartsuiker et al., 2004; Bernolet et al., 2013; Guimarães, 2016; Souza et al., 2014, Souza and Oliveira, 2014). Representational sharing is believed to be modulated by L2 proficiency (Bernolet et al., 2013), construct that relies on levels of language automaticity and loci of memory (implicit or explicit knowledge) to define and measure knowledge of language (Ullman, 2004; Hustijn, 2015). The purpose of this study is to investigate whether high L2 proficiency entails that underlying mechanisms of prediction error and rule abstraction based on distributional learning extends over to L1 processing by late bilinguals. Distributional learning refers to the process of deriving abstract generalizations about language from statistical cues particularly, the frequency distributions of a given aspect of language. The studies in this dissertation were designed to answer questions about L1 Brazilian Portuguese L2 English bilinguals under two competing theories of language learning: a lexical activation account (based on the trailing-activation model proposed by Malhotra et al., 2008) and an implicit learning account (based on the dual-path model proposed by Chang et al., 2006), which differ in their predictions about properties of syntactic persistence (Bock, 1986). Studies 1 and 2 were corpus analyses of passive surprisal-sensitivity and cumulativity of passives in the corpus of spoken BP C-Oral-Brasil I, that aimed to provide syntactic persistence estimates in BP analogous to those of English provided by Jaeger and Snider (2007). Study 3 observed differences in surprisal-sensitivity and cumulativity effects on bilinguals and monolinguals. Results from studies 1 and 2 indicate that the data set for BP did not present priming effects. Study 3 showed an ascending tendency in priming effects on monolinguals, which led to the conjuncture that there is a mechanism of distributional learning that underlies L1 and L2 alike, modulated by proficiency and structural similarity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosAquisição da segunda linguagemPsicolingüísticaBilingüismosurprisalstructural primingDistributional learningbilingualismStructural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilingualsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1754d.pdfapplication/pdf2939172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5KGN8/1/1754d.pdf78e4223e77e47d62b6d4d05a9949bb7dMD51TEXT1754d.pdf.txt1754d.pdf.txtExtracted texttext/plain171074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5KGN8/2/1754d.pdf.txtd39831111f5381f6cf22cbc463d5367eMD521843/LETR-B5KGN82019-11-14 04:24:39.129oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B5KGN8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:24:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
title Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
spellingShingle Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
Mara Passos Guimaraes
surprisal
structural priming
Distributional learning
bilingualism
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Psicolingüística
Bilingüismo
title_short Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
title_full Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
title_fullStr Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
title_full_unstemmed Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
title_sort Structural persistence and surprisal: Implications for proficiency - modulated distributional learning in late bilinguals
author Mara Passos Guimaraes
author_facet Mara Passos Guimaraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Augusto de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cândido Samuel Fonseca de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marisa Mendonca Carneiro
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mahayana Cristina Godoy
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Passos Guimaraes
contributor_str_mv Ricardo Augusto de Souza
Cândido Samuel Fonseca de Oliveira
Marisa Mendonca Carneiro
Mahayana Cristina Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv surprisal
structural priming
Distributional learning
bilingualism
topic surprisal
structural priming
Distributional learning
bilingualism
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Psicolingüística
Bilingüismo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Psicolingüística
Bilingüismo
description Entende-se que bilíngues de alta proficiência compartilham representações estruturais abstratas entre a primeira e a segunda língua L1 e L2, respectivamente (Hartsuiker et al., 2004; Bernolet et al., 2013; Guimarães, 2016; Souza et al., 2014, Souza and Oliveira, 2014). Compartilhamento representacional é modulado por proficiência na L2 (Bernolet et al., 2013), construto que se baseia em níveis de automaticidade linguística de loci de memória (conhecimento implícito ou explícito) para definir e mensurar linguagem (Ullman, 2004; Hustijn, 2015). O propósito deste estudo é investigar se alta proficiência em L2 implica que mecanismos subjacentes de previsão de erro e abstração de regras gramaticais baseadas em aprendizado distribucional (distributional learning) são estendidos ao processamento da L1 por bilíngues tardios. Aprendizado distribucional diz respeito ao processo de derivação de generalizações abstratas acerca da linguagem a partir de pistas estatísticas particularmente a distribuição de frequências de um determinado aspecto da língua. Os estudos desta tese foram elaborados para responder questões sobre bilíngues cuja L1 é o BP e a L2 é o inglês sob duas teorias concorrentes de aprendizado de linguagem: a teoria de ativação lexical (baseada no modelo de ativação residual de Malhotra et al., 2008) e a teoria de aprendizado implícito (baseada no modelo bifurcado proposto por Chang et al., 2006). Estudos 1 e 2 foram análises de corpus sobre sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade de passivas no corpus do BP falado C-Oral-Brasil I, cujo objetivo foi oferecer estimativas de persistência sintática em BP correspondentes àquelas do inglês em Jaeger e Snider (2007). O estudo 3 buscou investigar diferenças na sensibilidade a efeitos de surprisal e cumulatividade em bilíngues e monolíngues. Os resultados dos estudos 1 e 2 indicam que os dados do BP não apresentaram efeitos de priming estrutural. O estudo 3 mostrou que há uma tendência crescente dos efeitos de priming em monolíngues, levando à conjectura de que existe um mecanismo de aprendizado distribucional subjacente à L1 e à L2, modulado por proficiência e similaridade estrutural.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:22:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5KGN8
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B5KGN8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5KGN8/1/1754d.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B5KGN8/2/1754d.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78e4223e77e47d62b6d4d05a9949bb7d
d39831111f5381f6cf22cbc463d5367e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589881939623936