Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Edvaldo Alves Vieira
Orientador(a): Luciana Castro Geraseev
Banca de defesa: Mario Henrique Franca Mourthe, Amalia Saturnino Chaves
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABCEXB
Resumo: Objetivou-se avaliar os efeitos de quatro níveis inclusão da torta de macaúba em dietas completas sobre o consumo, digestibilidade dos nutrientes, balanço de nitrogênio e consumo de energia em ovinos. Foram utilizados para o ensaio de digestibilidade 20 cordeiros mestiços Santa Inês, machos castrados, dispostos em delineamento experimental de bloco ao acaso sendo, cinco blocos, quatro tratamentos (0, 10, 20 e 30%) de inclusão da torta de macaúba e cinco repetições. As dietas apresentavam relação concentrado: volumoso 50:50. O volumoso utilizado foi silagem de sorgo e os concentrados foram compostos por milho, farelo de soja, torta de algodão, suplemento mineral e níveis de torta de macaúba. O consumo dos animais foi regulado para mantença. O período experimental correspondeu a 15 dias de adaptação e 5 dias de coleta para cada bloco. Observou-se comportamento quadrático para consumo de MO em g/UTM/dia com ponto de mínimo de (17,7%), FDN, FDA e EE em g/dia e em g/UTM/dia com comportamento linear crescente com a inclusão dos resíduos da torta de macaúba. Entretanto, não houve alteração para o consumo de MS e PB, com médias de 56,45 g de MS/UTM/dia e 6,94 g de PB/UTM/dia, respectivamente. Observou-se efeito linear decrescente sobre a digestibilidade MS e MO e quadrático com ponto de máximo de (21,69%) para a digestibilidade do FDA ao se adicionar torta de macaúba. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de nitrogênio, nitrogênio retido e absorvido. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de energia digestível (145,23 kcal/UTM/dia) e metabolizável (121,97 kcal/UTM/dia). A inclusão da torta de macaúba altera o consumo e digestibilidade dos nutrientes, porém não altera o balanço de nitrogênio e consumo de energia.
id UFMG_2751acd729e05752a2cc2823adb37869
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ABCEXB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciana Castro GeraseevMario Henrique Franca MourtheAmalia Saturnino ChavesEdvaldo Alves Vieira2019-08-10T18:28:26Z2019-08-10T18:28:26Z2016-03-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABCEXBObjetivou-se avaliar os efeitos de quatro níveis inclusão da torta de macaúba em dietas completas sobre o consumo, digestibilidade dos nutrientes, balanço de nitrogênio e consumo de energia em ovinos. Foram utilizados para o ensaio de digestibilidade 20 cordeiros mestiços Santa Inês, machos castrados, dispostos em delineamento experimental de bloco ao acaso sendo, cinco blocos, quatro tratamentos (0, 10, 20 e 30%) de inclusão da torta de macaúba e cinco repetições. As dietas apresentavam relação concentrado: volumoso 50:50. O volumoso utilizado foi silagem de sorgo e os concentrados foram compostos por milho, farelo de soja, torta de algodão, suplemento mineral e níveis de torta de macaúba. O consumo dos animais foi regulado para mantença. O período experimental correspondeu a 15 dias de adaptação e 5 dias de coleta para cada bloco. Observou-se comportamento quadrático para consumo de MO em g/UTM/dia com ponto de mínimo de (17,7%), FDN, FDA e EE em g/dia e em g/UTM/dia com comportamento linear crescente com a inclusão dos resíduos da torta de macaúba. Entretanto, não houve alteração para o consumo de MS e PB, com médias de 56,45 g de MS/UTM/dia e 6,94 g de PB/UTM/dia, respectivamente. Observou-se efeito linear decrescente sobre a digestibilidade MS e MO e quadrático com ponto de máximo de (21,69%) para a digestibilidade do FDA ao se adicionar torta de macaúba. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de nitrogênio, nitrogênio retido e absorvido. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de energia digestível (145,23 kcal/UTM/dia) e metabolizável (121,97 kcal/UTM/dia). A inclusão da torta de macaúba altera o consumo e digestibilidade dos nutrientes, porém não altera o balanço de nitrogênio e consumo de energia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProdução animalCoprodutoAcracomia aculeataResíduos agroindustriaisEnergiaConsumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvieira__e._a._2016.pdfapplication/pdf1409479https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCEXB/1/vieira__e._a._2016.pdfb2d7dc8707ddd40953ff14257f81df36MD51TEXTvieira__e._a._2016.pdf.txtvieira__e._a._2016.pdf.txtExtracted texttext/plain93030https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCEXB/2/vieira__e._a._2016.pdf.txt849e1d1e391349cd0c234274506ce692MD521843/BUBD-ABCEXB2019-11-14 08:09:39.019oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ABCEXBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:09:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
title Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
spellingShingle Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
Edvaldo Alves Vieira
Coproduto
Acracomia aculeata
Resíduos agroindustriais
Energia
Produção animal
title_short Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
title_full Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
title_fullStr Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
title_full_unstemmed Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
title_sort Consumo, digestibilidade e balanço de nitrogênio em ovinos alimentados com torta de macaúba.
author Edvaldo Alves Vieira
author_facet Edvaldo Alves Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana Castro Geraseev
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mario Henrique Franca Mourthe
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amalia Saturnino Chaves
dc.contributor.author.fl_str_mv Edvaldo Alves Vieira
contributor_str_mv Luciana Castro Geraseev
Mario Henrique Franca Mourthe
Amalia Saturnino Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Coproduto
Acracomia aculeata
Resíduos agroindustriais
Energia
topic Coproduto
Acracomia aculeata
Resíduos agroindustriais
Energia
Produção animal
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Produção animal
description Objetivou-se avaliar os efeitos de quatro níveis inclusão da torta de macaúba em dietas completas sobre o consumo, digestibilidade dos nutrientes, balanço de nitrogênio e consumo de energia em ovinos. Foram utilizados para o ensaio de digestibilidade 20 cordeiros mestiços Santa Inês, machos castrados, dispostos em delineamento experimental de bloco ao acaso sendo, cinco blocos, quatro tratamentos (0, 10, 20 e 30%) de inclusão da torta de macaúba e cinco repetições. As dietas apresentavam relação concentrado: volumoso 50:50. O volumoso utilizado foi silagem de sorgo e os concentrados foram compostos por milho, farelo de soja, torta de algodão, suplemento mineral e níveis de torta de macaúba. O consumo dos animais foi regulado para mantença. O período experimental correspondeu a 15 dias de adaptação e 5 dias de coleta para cada bloco. Observou-se comportamento quadrático para consumo de MO em g/UTM/dia com ponto de mínimo de (17,7%), FDN, FDA e EE em g/dia e em g/UTM/dia com comportamento linear crescente com a inclusão dos resíduos da torta de macaúba. Entretanto, não houve alteração para o consumo de MS e PB, com médias de 56,45 g de MS/UTM/dia e 6,94 g de PB/UTM/dia, respectivamente. Observou-se efeito linear decrescente sobre a digestibilidade MS e MO e quadrático com ponto de máximo de (21,69%) para a digestibilidade do FDA ao se adicionar torta de macaúba. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de nitrogênio, nitrogênio retido e absorvido. Não foram observadas diferenças sobre o consumo de energia digestível (145,23 kcal/UTM/dia) e metabolizável (121,97 kcal/UTM/dia). A inclusão da torta de macaúba altera o consumo e digestibilidade dos nutrientes, porém não altera o balanço de nitrogênio e consumo de energia.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:28:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABCEXB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABCEXB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCEXB/1/vieira__e._a._2016.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ABCEXB/2/vieira__e._a._2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b2d7dc8707ddd40953ff14257f81df36
849e1d1e391349cd0c234274506ce692
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973302744973312