Efeitos do envolvimento do aprendiz na aquisição de habilidades motoras com conhecimento de resultados autocontrolado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Lucas Savassi Figueiredo
Orientador(a): Rodolfo Novellino Benda
Banca de defesa: Umberto Cesar Correa, Guilherme Menezes Lage
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9RUFS8
Resumo: Fornecer ao aprendiz controle sobre algum dos aspectos da prática tem sido demonstrado como benéfico para a aquisição de habilidades motoras. Dentre as possibilidades de controle está o fornecimento de CR, que tem mostrado em diversos estudos ser superior quando comparado a seus respectivos grupos pareados. Em virtude dos variados estudos que reportaram tais resultados, recentemente muita atenção tem sido voltada para uma melhor compreensão destes benefícios, através da proposição e testagem de hipóteses explanativas. Neste sentido este trabalho buscou investigar a hipótese do envolvimento através de um grupo pareado que era avisado antecipadamente do momento do recebimento do CR (GA), além dos tradicionais grupos autocontrolado (GAUT) e Yoked (GY). Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual de uma bola de tênis com sequência e tempo-alvo pré-definidos nas fases de aquisição, retenção e transferência. Participaram deste experimento 30 indivíduos de ambos os sexos (n=10), com faixa etária entre 18 e 35 anos. As análises conduzidas demonstraram que o GA e o GAUT foram superiores ao GY no teste de transferência. Também foram aplicados questionários que demonstraram a preferência do recebimento de CR após o que eram consideradas boas tentativas. A análise destas tentativas, entretanto, não corroborou o declarado nos questionários, já que não foi encontrada diferença significativa na comparação com as tentativas sem CR. Uma vez que o GA apresentou desempenho tão bom quanto o do GAUT, e não teve possibilidades de individualizar o seu recebimento de informações em função de suas necessidades, corroboram-se, portanto, os efeitos do envolvimento e maior engajamento no processamento de informações no autocontrole de CR na aquisição de habilidades motoras.
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