Aspectos semióticos e lexicogramaticais de peças publicitárias: a construção de uma leitura multimodal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Zaira Bomfante dos Santos
Orientador(a): Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Banca de defesa: Maria Carmen Aires Gomes, Maria Beatriz Nascimento Decat
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9QPR
Resumo: No contexto acadêmico nacional tem havido um interesse crescente por trabalhos integrando estudos sobre os textos multimodais devido às efetivas transformações da paisagem semiótica da comunicação visual. Essas transformações têm produzido efeitos na forma e nas características dessa nova escrita, em que diversos modos semióticos são usados na elaboração dos textos conferindo-lhes significadosespecíficos no processo de leitura e interpretação em um dado contexto. Desta perspectiva, a presente dissertação visa a contribuir para os estudos de textos multimodais, e, para tanto analisa peças publicitárias de produtos de higiene e beleza, extraídas das revistas femininas: Nova e Marie Claire no período de julho a dezembro de 2008, visto que se mostram como exemplos de uma precisa articulação de diversosmodos semióticos na sua configuração. O objetivo principal do estudo é verificar os modos semióticos articulados nesses textos e os significados produzidos para efetivação de uma leitura crítica. O referencial teórico da pesquisa é o da Semiótica Social, Lingüística Sistêmico-Funcional e da abordagem Multimodal (HODGE, KRESS, 1988, KRESS e VAN LEEUWEN 2001, 2006, HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004). A metodologia do trabalho baseia-se na aplicação da rede de sistemas referentes aos significados representacionais, interativos e composicionais dos componentes verbais e visuais. Os resultados das análises indicam que as escolhas, desde a seleção lexicogramatical dos textos verbais até a escolha das imagens, se inter-relacionam/complementam, logo, devem ser consideradas na apreciação de textos, visto que trazem um complexo de significação dentro do contexto em que estão inseridas, pois evidenciam o que o consumidor engajado em uma prática social de cuidar do corpo está procurando: produtos eficientes que promovam o cuidado e a beleza.
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