Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Renata Nunes Vasconcelos
Orientador(a): Ana Lydia Bezerra Santiago
Banca de defesa: Angelina Harari, Marilia Pontes Sposito, Marcelo Ricardo Pereira, Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M
Resumo: Este trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens.
id UFMG_2c995d8ba84d8eace45f8af9ac2df8c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858P9M
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lydia Bezerra SantiagoAngelina HarariMarilia Pontes SpositoMarcelo Ricardo PereiraLuiz Alberto Oliveira GoncalvesRenata Nunes Vasconcelos2019-08-12T07:09:11Z2019-08-12T07:09:11Z2010-02-25http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9MEste trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens.This work has as theorist reference the psichoanalysis and call to investigate the school violence as a new symptom of student failure. For this investigate the education experience between young in the city of Belo Horizonte, which failure for the own violence manifestation. The experience is considered innovator for educational public politician dedicate to young, for affirm the education as a law in integral time but failure in your function of transmission. As from offer of world the young students this public school, localized in area of social vulnerability, utilizing conversation mechanism, we sought to learn with this young student , which they have to tell about this situation. Utilizing the symptom of conception, as a manifestation that talks about subject indisposition in reporting a culture of your time, the work sought to locate the points of condensation this indisposition during the conversations. The conversation was made with people that nobody want to talk: the hooligans , the impetuous, the riotous. Students that doesnt involve with gangs and drug traffic, but commit violen acts. The work show us that the young refusal the necessity speech, of vulnerability and of dweller in a slum. Refusal for own acts a educational project that intensify the identification received in social, that speak of them like bandit , dweller in a slum and runabout. Show us that their wish was for a school which satisfy the function of teach them and was a space of support in this times of life in that real sexy is a of subject. For the public politician demonstrates that the excess of knowledge segregates the subject of the educational projects in the way of young.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalViolência escolarEducaçãoDisciplina escolarFracasso escolarPsicanálise aplicadaSegregaçãoPolíticas públicasJuventudeIdentificaçãoViolênciaFracasso escolarEscolaSintoma socialViolência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_renata_vasconcelos.pdfapplication/pdf14201201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/1/tese_final_renata_vasconcelos.pdf0a1906a4b696eaf45838ebf026ec575dMD51TEXTtese_final_renata_vasconcelos.pdf.txttese_final_renata_vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain567368https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/2/tese_final_renata_vasconcelos.pdf.txt9b952fd23243da67f022741dba8febf2MD521843/FAEC-858P9M2019-11-14 11:46:14.106oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858P9MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:46:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
title Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
spellingShingle Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
Renata Nunes Vasconcelos
Psicanálise aplicada
Segregação
Políticas públicas
Juventude
Identificação
Violência
Fracasso escolar
Escola
Sintoma social
Sociologia educacional
Violência escolar
Educação
Disciplina escolar
Fracasso escolar
title_short Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
title_full Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
title_fullStr Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
title_full_unstemmed Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
title_sort Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
author Renata Nunes Vasconcelos
author_facet Renata Nunes Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lydia Bezerra Santiago
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angelina Harari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marilia Pontes Sposito
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcelo Ricardo Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Nunes Vasconcelos
contributor_str_mv Ana Lydia Bezerra Santiago
Angelina Harari
Marilia Pontes Sposito
Marcelo Ricardo Pereira
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise aplicada
Segregação
Políticas públicas
Juventude
Identificação
Violência
Fracasso escolar
Escola
Sintoma social
topic Psicanálise aplicada
Segregação
Políticas públicas
Juventude
Identificação
Violência
Fracasso escolar
Escola
Sintoma social
Sociologia educacional
Violência escolar
Educação
Disciplina escolar
Fracasso escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia educacional
Violência escolar
Educação
Disciplina escolar
Fracasso escolar
description Este trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:09:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:09:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/1/tese_final_renata_vasconcelos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858P9M/2/tese_final_renata_vasconcelos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a1906a4b696eaf45838ebf026ec575d
9b952fd23243da67f022741dba8febf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890935663230976