Hibridismo cultural na Amazônia brasileira: um estudo do romance "Cinzas do Norte", de Milton Hatoum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Lorena de Carvalho Penalva
Orientador(a): Marli de Oliveira Fantini Scarpelli
Banca de defesa: Reinaldo Martiniano Marques, Telma Borges da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9VTKAG
Resumo: Na presente dissertação, visamos a analisar os processos de construção da identidade cultural na Amazônia brasileira, a partir do romance Cinzas do Norte (2005), de Milton Hatoum. Para tanto, realizamos discussão prévia dos aspectos geográficos, culturais, econômicos e literários da região amazônica, assim como estudos sobre os conceitos de hibridismo, diferença cultural e rizoma, além de análise da ficção hatouniana. Dessa forma, partindo do pressuposto da existência de uma tradição de representação ficcional da Amazônia, iniciada com o relato dos primeiros viajantes, a obra de Milton Hatoum foi pensada a partir de pressupostos de mobilidade e heterogeneidade na trajetória das personagens, em especial a de Mundo, que serve como eixo condutor da narrativa. Dessa forma, foram analisadas na obra hatouniana as imagens de Amazônia pelo viés artístico de específicos personagens, além da contradição entre modernidade e modernização em Manaus, bem como os deslocamentos e as errâncias de Mundo que desestabilizam as noções de local/global e ainda a configuração dos narradores de Hatoum. A proposta tem como base teórica autores que dialogam com os Estudos Culturais e com a crítica pós-estruturalista contemporânea, como Bhabha, Hall, Canclini, Derrida, Deleuze e Guattari, entre outros, por acreditarmos que esses críticos desenvolvem pesquisas no sentido de desconstruir, ou melhor, desestabilizar valores e arquétipos ocidentais hegemônicos.
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