Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ciro de Faria Maia lattes
Orientador(a): Alexandre Queiroz Bracarense lattes
Banca de defesa: Marcio Eduardo Silveira, Diogo Antônio de Sousa, Bruno Cesar Pockszevnicki
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/37185
Resumo: O crescimento da frota mundial de automóveis e o aumento da velocidade média permitida em rodovias criaram condições para um crescente número de acidentes automotivos. Conforme dados da Confederação Nacional dos Transportes o número de mortos por acidente teve um aumento de 3.3% em 2019 quando comparados com 2018. O alto número de mortes implica em elevados gastos com atendimento médico e reabilitação de acidentados, somado a pressão do mercado mundial, os governos têm adotado protocolos cada vez mais exigentes para homologação e classificação de carros no que diz respeito à segurança veicular. Dessa forma, torna-se mandatório que o projeto de um automóvel seja executado em torno das variáveis que influenciam a absorção de energia e na proteção do ocupante em caso de colisão. Neste trabalho foram analisadas duas diferentes técnicas de união soldada sendo elas RSW (Resistance Spot Weld) e GMAW (Gas Metal Arc Welding) para uma mesma crash box automotiva. A geometria da crash box utilizada foi obtida via otimizações numéricas e aplicação da tecnologia “Origami Engineering” visando a máxima absorção de energia. O objetivo é avaliar o desempenho, modo de deformação e as características das crash box quando submetidas a impacto contra parede rígida em alta velocidade. A junta soldada especificada foi capaz de elevar o desempenho das longarinas origami em 20%, quando comparado virtualmente através da simulação de Elementos Finitos a uma longarina origami sem costura. Quando comparados com tubos de parede fina e seção transversal quadrada o ganho de desempenho chega a 50%. A soldagem GMAW se mostrou mais eficiente em guiar o modo de deformação octogonal, que é desejável devido sua maior eficiência. A soldagem RSW apesar das vantagens produtivas apresentou modo de deformação misto entre simétrico e octogonal. Os resultados encontrados nas simulações foram confirmados em testes físicos com correlação de 85%.
id UFMG_32fabbe7ebec05c535fe37c5199f4e5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37185
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Queiroz Bracarensehttp://lattes.cnpq.br/0723315222598414Marcio Eduardo SilveiraDiogo Antônio de SousaBruno Cesar Pockszevnickihttp://lattes.cnpq.br/0649888090231688Ciro de Faria Maia2021-08-02T16:34:09Z2021-08-02T16:34:09Z2021-03-08http://hdl.handle.net/1843/37185O crescimento da frota mundial de automóveis e o aumento da velocidade média permitida em rodovias criaram condições para um crescente número de acidentes automotivos. Conforme dados da Confederação Nacional dos Transportes o número de mortos por acidente teve um aumento de 3.3% em 2019 quando comparados com 2018. O alto número de mortes implica em elevados gastos com atendimento médico e reabilitação de acidentados, somado a pressão do mercado mundial, os governos têm adotado protocolos cada vez mais exigentes para homologação e classificação de carros no que diz respeito à segurança veicular. Dessa forma, torna-se mandatório que o projeto de um automóvel seja executado em torno das variáveis que influenciam a absorção de energia e na proteção do ocupante em caso de colisão. Neste trabalho foram analisadas duas diferentes técnicas de união soldada sendo elas RSW (Resistance Spot Weld) e GMAW (Gas Metal Arc Welding) para uma mesma crash box automotiva. A geometria da crash box utilizada foi obtida via otimizações numéricas e aplicação da tecnologia “Origami Engineering” visando a máxima absorção de energia. O objetivo é avaliar o desempenho, modo de deformação e as características das crash box quando submetidas a impacto contra parede rígida em alta velocidade. A junta soldada especificada foi capaz de elevar o desempenho das longarinas origami em 20%, quando comparado virtualmente através da simulação de Elementos Finitos a uma longarina origami sem costura. Quando comparados com tubos de parede fina e seção transversal quadrada o ganho de desempenho chega a 50%. A soldagem GMAW se mostrou mais eficiente em guiar o modo de deformação octogonal, que é desejável devido sua maior eficiência. A soldagem RSW apesar das vantagens produtivas apresentou modo de deformação misto entre simétrico e octogonal. Os resultados encontrados nas simulações foram confirmados em testes físicos com correlação de 85%.The continuous growth on the number of vehicles on the big cities and the increase on the average speed allowable on the streets creates a scenario where the number of automotive accidents are more often. The statistics published by the Brazilian Nacional Confederation of Transports shows that the number of casualties due to automotive crash has increased 3.3% in 2019 in respect with 2018. Due to the high number of casualties and expenses with recue and medical treatments, the governments across the world have been adopting more tight safety protocols to homologate and classify the safety of vehicles. Therefore, becomes mandatory for the development of a new car to consider the strength of the occupant compartment and the energy absorption capacity of the vehicle’s frontal structure. In this paper, two different welding technologies, RSW and GMAW, were analyzed in the same geometry of an automotive crash box. The geometry of the crash box was defined using the “Origami Engineering” technology through a numerical optimization with a target of maximizing the energy absorption. The crash boxes had the performance and deformation mode evaluated when crushed against a rigid wall at high speed. The specified welded joint was capable to increase the performance of the origami crashbox in 20% when compared in simulations with a seamless origami crash box. When compared with a thin-walled square tube the performance increment is up to 50%. The GMAW weld has shown a better capacity of guiding the octagonal deformation mode, which is desirable due to the higher efficiency. The RSW despite of the productive advantages has shown a mix mode of symmetric and octagonal. The simulation results were confirmed in physical tests with a correlation of 85%.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecanicaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICAEngenharia mecânicaAutomóveis - Medidas de segurançaAbsorçãoAcidentes de trânsitoSegurança veicularAbsorvedor de impactoAvaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAWinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao_Ciro_de_Faria_Maia_FINAL_BRUNO_DIOGO_MARCIO_Formatação_FINAL.pdfDissertacao_Ciro_de_Faria_Maia_FINAL_BRUNO_DIOGO_MARCIO_Formatação_FINAL.pdfapplication/pdf12142623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37185/1/Dissertacao_Ciro_de_Faria_Maia_FINAL_BRUNO_DIOGO_MARCIO_Formata%c3%a7%c3%a3o_FINAL.pdf7b7efe010818a1f1c865393c54f668b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37185/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/371852021-08-02 13:34:10.13oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-02T16:34:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
title Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
spellingShingle Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
Ciro de Faria Maia
Segurança veicular
Absorvedor de impacto
Engenharia mecânica
Automóveis - Medidas de segurança
Absorção
Acidentes de trânsito
title_short Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
title_full Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
title_fullStr Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
title_full_unstemmed Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
title_sort Avaliação da absorção de energia durante colisão de uma longarina origami soldada pelos processos RSW e GMAW
author Ciro de Faria Maia
author_facet Ciro de Faria Maia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Queiroz Bracarense
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0723315222598414
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcio Eduardo Silveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Diogo Antônio de Sousa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bruno Cesar Pockszevnicki
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649888090231688
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciro de Faria Maia
contributor_str_mv Alexandre Queiroz Bracarense
Marcio Eduardo Silveira
Diogo Antônio de Sousa
Bruno Cesar Pockszevnicki
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança veicular
Absorvedor de impacto
topic Segurança veicular
Absorvedor de impacto
Engenharia mecânica
Automóveis - Medidas de segurança
Absorção
Acidentes de trânsito
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia mecânica
Automóveis - Medidas de segurança
Absorção
Acidentes de trânsito
description O crescimento da frota mundial de automóveis e o aumento da velocidade média permitida em rodovias criaram condições para um crescente número de acidentes automotivos. Conforme dados da Confederação Nacional dos Transportes o número de mortos por acidente teve um aumento de 3.3% em 2019 quando comparados com 2018. O alto número de mortes implica em elevados gastos com atendimento médico e reabilitação de acidentados, somado a pressão do mercado mundial, os governos têm adotado protocolos cada vez mais exigentes para homologação e classificação de carros no que diz respeito à segurança veicular. Dessa forma, torna-se mandatório que o projeto de um automóvel seja executado em torno das variáveis que influenciam a absorção de energia e na proteção do ocupante em caso de colisão. Neste trabalho foram analisadas duas diferentes técnicas de união soldada sendo elas RSW (Resistance Spot Weld) e GMAW (Gas Metal Arc Welding) para uma mesma crash box automotiva. A geometria da crash box utilizada foi obtida via otimizações numéricas e aplicação da tecnologia “Origami Engineering” visando a máxima absorção de energia. O objetivo é avaliar o desempenho, modo de deformação e as características das crash box quando submetidas a impacto contra parede rígida em alta velocidade. A junta soldada especificada foi capaz de elevar o desempenho das longarinas origami em 20%, quando comparado virtualmente através da simulação de Elementos Finitos a uma longarina origami sem costura. Quando comparados com tubos de parede fina e seção transversal quadrada o ganho de desempenho chega a 50%. A soldagem GMAW se mostrou mais eficiente em guiar o modo de deformação octogonal, que é desejável devido sua maior eficiência. A soldagem RSW apesar das vantagens produtivas apresentou modo de deformação misto entre simétrico e octogonal. Os resultados encontrados nas simulações foram confirmados em testes físicos com correlação de 85%.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-02T16:34:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-02T16:34:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37185
url http://hdl.handle.net/1843/37185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37185/1/Dissertacao_Ciro_de_Faria_Maia_FINAL_BRUNO_DIOGO_MARCIO_Formata%c3%a7%c3%a3o_FINAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37185/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b7efe010818a1f1c865393c54f668b9
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677416035254272