Avaliação da eficácia de sistemas de informações: um estudo de caso no setor de serviços
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AEJ8M |
Resumo: | Neste trabalho, aborda-se o tema da avaliação da eficácia de sistemas de informações e buscou-se identificar, por meio de um estudo de caso, como o uso de um sistema de informações se relacionava com o desempenho de seus usuários. Para isso, estudou-se a utilização de um sistema CRM pelos vendedores de uma empresa de serviço de transporte de carga fracionária nas suas principais filiais no período de Outubro de 2003 a Agosto de 2004. Os dados quantitativos para avaliar a relação entre o uso de cada função acessada do sistema e o desempenho dos vendedores foram coletados por meio de arquivos magnéticos gerados pelas rotinas de monitoramento do próprio sistema. Os dados demográficos dos vendedores foram levantados mediante consulta ao departamento de recursos humanos da empresa. Para compreender a relação entre esses dados, foi elaborado um modelo de regressão linear múltipla, que, por meio do exame de seus coeficientes, permitiu conhecer a participação de cada função acessada no sistema - com as características demográficas dos vendedores - nodesempenho (valor das vendas realizadas). Como resultado, não se constatou relação significativa entre o uso do sistema e o desempenho dos usuários. Com esse resultado, verifica-se que outros fatores além do uso do sistema foram predominantes para explicar odesempenho desses profissionais, em vendas realizadas. Fato confirmado por entrevistas semi-estruturadas com as pessoas envolvidas na área comercial. |
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Marcio Augusto GoncalvesJesse Alves Amancio2019-08-12T13:14:47Z2019-08-12T13:14:47Z2005-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AEJ8MNeste trabalho, aborda-se o tema da avaliação da eficácia de sistemas de informações e buscou-se identificar, por meio de um estudo de caso, como o uso de um sistema de informações se relacionava com o desempenho de seus usuários. Para isso, estudou-se a utilização de um sistema CRM pelos vendedores de uma empresa de serviço de transporte de carga fracionária nas suas principais filiais no período de Outubro de 2003 a Agosto de 2004. Os dados quantitativos para avaliar a relação entre o uso de cada função acessada do sistema e o desempenho dos vendedores foram coletados por meio de arquivos magnéticos gerados pelas rotinas de monitoramento do próprio sistema. Os dados demográficos dos vendedores foram levantados mediante consulta ao departamento de recursos humanos da empresa. Para compreender a relação entre esses dados, foi elaborado um modelo de regressão linear múltipla, que, por meio do exame de seus coeficientes, permitiu conhecer a participação de cada função acessada no sistema - com as características demográficas dos vendedores - nodesempenho (valor das vendas realizadas). Como resultado, não se constatou relação significativa entre o uso do sistema e o desempenho dos usuários. Com esse resultado, verifica-se que outros fatores além do uso do sistema foram predominantes para explicar odesempenho desses profissionais, em vendas realizadas. Fato confirmado por entrevistas semi-estruturadas com as pessoas envolvidas na área comercial.In this work, deals with the subject of the evaluation of the effectiveness of information systems and looked for identify, through a case study, how the use of an information system was related with the performance of his users. So, a CRM system used by salespeople of a cargo transportation service company was studied in three of its more important offices inBrazil in the period from October 2003 through August 2004. Quantitative data to evaluate the relationship between the use of each function of the system by the salespeople and the performance was gathered by magnetic files produced by the system logon procedure. Salespersons demographic data was collected in the companys Human Resourcedepartment. To understand the relationship between these data it was elaborated a linear multiple regression model, through the examination of its coefficients was possible to know the participation of each used system function, with the salespersons personal characteristics,in the performance (sales value). As results, any significant relationship was not found between the use of the system and the salespersons performance. This result shows that others factors - beyond the system use was predominant to explain this peoples performance, considering sales value. Findings confirmed by semi-structured interviews made with people involved in the companys sales sector.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de informação gerencialAdministração Tecnologia da informaçãoSistemas de informaçõesFatores de sucessoEficácia operacionalTecnologia da informaçãoAvaliação de desempenhoAvaliação da eficácia de sistemas de informações: um estudo de caso no setor de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jess__alves_am_ncio.pdfapplication/pdf432027https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AEJ8M/1/disserta__o_jess__alves_am_ncio.pdf87246c8abeaf94bed10291d610a9ff6fMD511843/BUBD-9AEJ8M2019-08-12 10:14:47.342oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AEJ8MRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T13:14:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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