Ações em movimento: Fórum Mineiro de EJA - da participação às políticas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Luiz Olavo Fonseca Ferreira
Orientador(a): Leoncio Jose Gomes Soares
Banca de defesa: Maria Clara di Pierro, Ines Assuncao de Castro Teixeira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VJSW
Resumo: Esta pesquisa investigou como educadores, freqüentadores do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos, percebiam a participação desta ação coletiva na formulação de políticas públicas educacionais. A questão que direciona o trabalho surgiu da minha vivência como participante do Fórum Mineiro e do encontro que reunia os fóruns estaduais do Brasil, quando é possível perceber-se todo o movimento que envolve as pessoas que lutam pela EJA no país. A partir disso, articulando esta movimentação com o processo de regulamentação da EJA, na cidade de Belo Horizonte, enquanto modalidade da educação básica, e a participação dos educadores nas plenárias do Fórum, estabelece-se o cenário para a pesquisa. O intuito deste trabalho, então, é discutir o Fórum Mineiro como uma ação coletiva e perceber como as ações que ele desenvolveu contribuíram para que os participantes de suas plenárias intervissem na discussão, formulação e elaboração da política pública de educação de jovens e adultos na capital mineira. Foi realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem qualitativa; foram entrevistados sete sujeitos que participavam do Fórum. Além disto, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da secretaria do Fórum Mineiro e em documentos que tratavam de políticas públicas para EJA, no Brasil, bem como, pesquisa teórica para subsidiar as discussões sobre o caráter do Fórum dentro da Sociologia das Ações Coletivas. Os resultados deste trabalho demonstram dois aspectos importantes. O primeiro é que o Fórum se constitui um movimento dentro da sociedade e que os estudos acadêmicos não chegaram, ainda, a um consenso sobre o lugar que ele ocupa dentro das ações coletivas. O pertencimento ou não a uma categoria sociológica específica, também, é fato sem importância para os freqüentadores do Fórum. O segundo aspecto diz respeito ao papel que este espaço cumpre para os que dele fazem parte. Respondendo à proposta do trabalho, é possível considerar que o Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos apresenta destacada importância na formação política dos seus freqüentadores e se constitui em um espaço de troca de experiências para aqueles que fazem a Educação de Jovens e Adultos, atuando assim, de forma indireta, no processo de construção de políticas públicas.
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O intuito deste trabalho, então, é discutir o Fórum Mineiro como uma ação coletiva e perceber como as ações que ele desenvolveu contribuíram para que os participantes de suas plenárias intervissem na discussão, formulação e elaboração da política pública de educação de jovens e adultos na capital mineira. Foi realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem qualitativa; foram entrevistados sete sujeitos que participavam do Fórum. Além disto, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da secretaria do Fórum Mineiro e em documentos que tratavam de políticas públicas para EJA, no Brasil, bem como, pesquisa teórica para subsidiar as discussões sobre o caráter do Fórum dentro da Sociologia das Ações Coletivas. Os resultados deste trabalho demonstram dois aspectos importantes. O primeiro é que o Fórum se constitui um movimento dentro da sociedade e que os estudos acadêmicos não chegaram, ainda, a um consenso sobre o lugar que ele ocupa dentro das ações coletivas. O pertencimento ou não a uma categoria sociológica específica, também, é fato sem importância para os freqüentadores do Fórum. O segundo aspecto diz respeito ao papel que este espaço cumpre para os que dele fazem parte. Respondendo à proposta do trabalho, é possível considerar que o Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos apresenta destacada importância na formação política dos seus freqüentadores e se constitui em um espaço de troca de experiências para aqueles que fazem a Educação de Jovens e Adultos, atuando assim, de forma indireta, no processo de construção de políticas públicas.This research has investigated how the educators, who have participated of the Forum Mineiro for Youth and Adult Education, perceived the participation of collective action in formulating educational policies. The question that directs the work came from my experience as part of the Forum Mineiro and the meeting that brought together the state forums of Brazil, where it was possible to understand the whole movement that involves people who fight for Youth and Adult Education in the country. From there, linking this handling with the Youth and Adult Education process of regulation, in the city of Belo Horizonte, as a method of basic education, and participation of educators in the sessions of the Forum, sets up the scenario for the search. The purpose of this work, then, is to discuss the Forum Mineiro as a collective action and see how the actions taken by the forum have helped the participants of its sessions to interfere in the discussion, formulation and development of public policy for education of youths and adults in the city. An empirical research was made, with a qualitative approach, when seven people who participated in the Forum were interviewed. In addition, a documentary research was conducted in the archives of the secretariat of the Forum Mineiro in documents that dealt with public policies for Youth and Adult Education, in Brazil, and theoretical research to support the discussions about the character of the Forum within the Sociology of Collective Action. The results of this study show two important aspects. The first one is that the Forum is a movement within the society and the academic studies have not concluded the place it occupies inside the collective actions yet. The belonging or not into a specific sociological category, also, is really unimportant to the visitors of the Forum. The second aspect concerns the role that this area is for those who are part of it. Responding to the proposal of work, it is possible to consider that the Forum Mineiro for Youth and Adult Education presents highlighted the importance of its visitors training policy and whether it is in an area of exchange experience for those who make the Youth and Adults Education, acting well, so indirect, in construction of public policies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducação e Estado Minas GeraisEducaçãoEducação de adultosMovimentos sociaisParticipaçãoFóruns de EJAPolíticas PúblicasAções coletivasAções em movimento: Fórum Mineiro de EJA - da participação às políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf776372https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VJSW/1/disserta__o_final.pdffcc2587e7f0d3fd000f9df95cdfd1cf4MD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain313222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84VJSW/2/disserta__o_final.pdf.txt2aea1ca2216f4719e4031d8807197915MD521843/FAEC-84VJSW2019-11-14 18:31:50.969oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84VJSWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:31:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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