Uma experiência em design de produto em uma indústria calçadista de Nova Serrana-MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Heloisa Nazare dos Santos
Orientador(a): Eduardo Romeiro Filho
Banca de defesa: Ana Valeria Carneiro Dias, Maria Cristina Volpi Nacif
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AMCN-8AGJ72
Resumo: A indústria calçadista de Nova Serrana tem como principais mercados Minas Gerais e São Paulo. Apresenta uma pequena inserção no cenário internacional,exportando menos de 5% de sua produção. No mercado nacional, essa cidade é conhecida como produtora de calçados populares, de baixo valor agregado,destinados ao o público das classes C e D. A pequena ou quase nula incorporação do design próprio aos produtos é um fator que contribui significativamente para uma visão de indústria da cópia, limitando a competitividade das empresas locais. Neste contexto, este trabalho busca analisar as possibilidades de inserção do design em uma indústria local de calçados esportivos. Foi levantado o processo de produção e o desenvolvimento de produtos da empresa, ao mesmo tempo em que foi desenvolvida uma nova linha de produtos, visando atender as necessidades do mercado consumidor sem a utilização da cópia. A partir da análise dos resultados do projeto, são discutidos os obstáculos à inserção do design na empresa e proposto um novo método para o desenvolvimento do produto pelaempresa.
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