Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Leandro Monteiro Oliveira Pinho lattes
Orientador(a): Rafael Conde de Resende lattes
Banca de defesa: Walmeri Kellen Ribeiro, Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/40249
Resumo: Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos.
id UFMG_3e3e6f89669a34a2d63fd01ccf4e1477
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40249
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rafael Conde de Resendehttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570Walmeri Kellen RibeiroAlfredo Luiz Paes de Oliveira Suppiahttp://lattes.cnpq.br/2454478149413592Leandro Monteiro Oliveira Pinho2022-03-18T18:04:16Z2022-03-18T18:04:16Z2021-09-09http://hdl.handle.net/1843/40249Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos.Wandering through the historical journeys of Brazilian Cinema, one can understand how, in the last years, news agents emerged in the cinematic scene. Amongst them, Filmes de Plástico, a well renowned production company with more than 50 awards on their resume. Their last film, In the Heart of the World (2019) by Maurílio Martins and Gabriel Martins, is responsible for putting together important themes of Brazilian cinematography, present since Cinema Novo and Marginal Cinema until the Newest Brazilian Cinema Wave, affirming its own place. One of its main and most rich characteristics is the composition of its cast and the way the directors reach organic acting and lively and complex characters working with actors whose professional experiences and qualifications are very different. In the Heart of the World is a rich cinematographically experience, able to update paradigms of the studies and practices related to actor directing for films. Their actors’ multiplicities and directors’ technical abilities to equalize the actors in the same tone to create a work filled with unity is the impulse of the present research. It used especially the principles of Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia and Maria Carolina Vasconcelos Oliveira to talk about Brazilian Cinema history and the circumstances that have facilitated the emergence of Filmes de Plástico as a cultural agent. Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin are used to theorize about film acting and bound its course throughout global and Brazilian cinema history. Jacques Aumont and other authors are used to study film staging, dramatization and dedramatization to localize In the Heart of the World’s hybrid place. The data concerning the acting directing process of the film is used to illustrate, reinforce, or challenge principles about cinematographic actors acting.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilmes de PlásticoNo Coração do Mundo (Filme : 2019)Cinema brasileiroAtores e atrizes de cinemaRepresentação cinematográficaCinema - Produção e direçãoIndústria cinematográficaAtuaçãoDireçãoAtorCinemaDireção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)Directing actors in cinema: a case study from In the Heart of the World (2019)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertacao Final.pdfDissertacao Final.pdfapplication/pdf1719876https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/1/Dissertacao%20Final.pdfdc8e5f10f761e877132d161cf8dc24f0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/402492022-03-18 15:04:17.304oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-18T18:04:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Directing actors in cinema: a case study from In the Heart of the World (2019)
title Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
spellingShingle Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
Leandro Monteiro Oliveira Pinho
Atuação
Direção
Ator
Cinema
Filmes de Plástico
No Coração do Mundo (Filme : 2019)
Cinema brasileiro
Atores e atrizes de cinema
Representação cinematográfica
Cinema - Produção e direção
Indústria cinematográfica
title_short Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
title_full Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
title_fullStr Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
title_full_unstemmed Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
title_sort Direção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)
author Leandro Monteiro Oliveira Pinho
author_facet Leandro Monteiro Oliveira Pinho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rafael Conde de Resende
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1600990603899570
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walmeri Kellen Ribeiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2454478149413592
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro Monteiro Oliveira Pinho
contributor_str_mv Rafael Conde de Resende
Walmeri Kellen Ribeiro
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação
Direção
Ator
Cinema
topic Atuação
Direção
Ator
Cinema
Filmes de Plástico
No Coração do Mundo (Filme : 2019)
Cinema brasileiro
Atores e atrizes de cinema
Representação cinematográfica
Cinema - Produção e direção
Indústria cinematográfica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filmes de Plástico
No Coração do Mundo (Filme : 2019)
Cinema brasileiro
Atores e atrizes de cinema
Representação cinematográfica
Cinema - Produção e direção
Indústria cinematográfica
description Ao percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T18:04:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T18:04:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40249
url http://hdl.handle.net/1843/40249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/1/Dissertacao%20Final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40249/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dc8e5f10f761e877132d161cf8dc24f0
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589869295894528