Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Marcia Ribeiro Maduro
Orientador(a): Antonio Del Maestro Filho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTT
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como têm se medido as carreiras dos docentes que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu na área de administração e, ao mesmo tempo, identificar as competências profissionais necessárias para adequação às crescentes exigências da CAPES. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário eletrônico estruturado pelo software SurveyMonkey disponível para os docentes que pertencem aos programas stricto sensu com conceito 3 (três) nas avaliações da CAPES. Os dados coletados foram tabulados e analisados por intermédio de técnicas estatísticas descritivas e análises fatoriais, que possibilitaram a validação das escalas e correlações entre carreiras e competências. Destacando as correlações entre carreiras e competências constatou-se que os docentes apontaram tendências de respostas para a carreira proteana, correlacionando com as competências: funcional, conhecimento/cognitivo e valores/ética; enquanto à carreira sem fronteiras correlacionou com as competências: funcional, pessoal/comportamental e conhecimento/cognitivo. Além disso, foi importante observar sobre o modelo de carreira sem fronteiras, embora seja vivenciado na carreira acadêmica, não significa que seja um bom modelo ou o modelo pretendido por aqueles que a vivenciam e também não significa que seja adaptável ao contexto de outras IES. E, por fim, constatou-se, também, pela própria característica dos programas stricto sensu, que as instituições envolvidas com atividades de pesquisas acabam supervalorizando essas atividades e que na realidade elas se sobrepõem às atividades de ensino.
id UFMG_3fefe7b79160d0057050d5a74a15a567
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9UNHTT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Del Maestro FilhoZelia Miranda KilimnikMarcia Ribeiro Maduro2019-08-13T17:46:55Z2019-08-13T17:46:55Z2014-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTTEste estudo teve por objetivo analisar como têm se medido as carreiras dos docentes que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu na área de administração e, ao mesmo tempo, identificar as competências profissionais necessárias para adequação às crescentes exigências da CAPES. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário eletrônico estruturado pelo software SurveyMonkey disponível para os docentes que pertencem aos programas stricto sensu com conceito 3 (três) nas avaliações da CAPES. Os dados coletados foram tabulados e analisados por intermédio de técnicas estatísticas descritivas e análises fatoriais, que possibilitaram a validação das escalas e correlações entre carreiras e competências. Destacando as correlações entre carreiras e competências constatou-se que os docentes apontaram tendências de respostas para a carreira proteana, correlacionando com as competências: funcional, conhecimento/cognitivo e valores/ética; enquanto à carreira sem fronteiras correlacionou com as competências: funcional, pessoal/comportamental e conhecimento/cognitivo. Além disso, foi importante observar sobre o modelo de carreira sem fronteiras, embora seja vivenciado na carreira acadêmica, não significa que seja um bom modelo ou o modelo pretendido por aqueles que a vivenciam e também não significa que seja adaptável ao contexto de outras IES. E, por fim, constatou-se, também, pela própria característica dos programas stricto sensu, que as instituições envolvidas com atividades de pesquisas acabam supervalorizando essas atividades e que na realidade elas se sobrepõem às atividades de ensino.This study aimed to analyze how have measured the careers of teachers who work in post-graduate studies programs in administration and at the same time, identify the professional skills necessary to adapt to the growing demands of CAPES. Was decided to perform a quantitative survey research, using as an instrument of data collection, an electronic questionnaire structured by SurveyMonkey software available for teachers of Institutions of Higher Education of Brazil belonging to the sensu stricto programs with concept 3 (three) on reviews from CAPES. The collected data were tabulated and analyzed using descriptive statistics and factor analysis techniques, which enabled the validation of the scales and correlations between careers and skills. Highlighting the correlations between careers and skills was found that teachers showed trends of responses to the protean career, correlating with the competencies: functional knowledge / cognitive and values / ethics; while the boundaryless career correlate with competencies: functional, personal / behavioral and knowledge / cognitive. Furthermore, it was important to note that: the boundaryless career model, although experienced in academic careers, does not make it a good model or the desired model by those who experience it and also does not make it adaptable to the context of other IES. And finally, also, was found by strictly characteristic of programs, institutions involved with research activities end up overvaluing these activities and that in fact they overlap to teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQualificações profissionaisUniversidades e faculdades Pos-graduaçãoPós-Graduação Stricto SensuCarreirasCompetências ProfissionaisCompetências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__junho_2014__2_1_1_2.pdfapplication/pdf3630923https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UNHTT/1/tese__junho_2014__2_1_1_2.pdf6b5f541cd527a6b89e130b0b2aaed7daMD51TEXTtese__junho_2014__2_1_1_2.pdf.txttese__junho_2014__2_1_1_2.pdf.txtExtracted texttext/plain435191https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UNHTT/2/tese__junho_2014__2_1_1_2.pdf.txt405e23e84abbd166fe1946771ff96c97MD521843/BUBD-9UNHTT2019-11-14 16:52:08.578oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9UNHTTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:52:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
title Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
spellingShingle Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
Marcia Ribeiro Maduro
Pós-Graduação Stricto Sensu
Carreiras
Competências Profissionais
Qualificações profissionais
Universidades e faculdades Pos-graduação
title_short Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
title_full Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
title_fullStr Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
title_sort Competências e carreiras docentes: um estudo da pós-graduação Stricto Sensu em instituições de ensino superior no Brasil
author Marcia Ribeiro Maduro
author_facet Marcia Ribeiro Maduro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Del Maestro Filho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zelia Miranda Kilimnik
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcia Ribeiro Maduro
contributor_str_mv Antonio Del Maestro Filho
Zelia Miranda Kilimnik
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação Stricto Sensu
Carreiras
Competências Profissionais
topic Pós-Graduação Stricto Sensu
Carreiras
Competências Profissionais
Qualificações profissionais
Universidades e faculdades Pos-graduação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Qualificações profissionais
Universidades e faculdades Pos-graduação
description Este estudo teve por objetivo analisar como têm se medido as carreiras dos docentes que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu na área de administração e, ao mesmo tempo, identificar as competências profissionais necessárias para adequação às crescentes exigências da CAPES. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário eletrônico estruturado pelo software SurveyMonkey disponível para os docentes que pertencem aos programas stricto sensu com conceito 3 (três) nas avaliações da CAPES. Os dados coletados foram tabulados e analisados por intermédio de técnicas estatísticas descritivas e análises fatoriais, que possibilitaram a validação das escalas e correlações entre carreiras e competências. Destacando as correlações entre carreiras e competências constatou-se que os docentes apontaram tendências de respostas para a carreira proteana, correlacionando com as competências: funcional, conhecimento/cognitivo e valores/ética; enquanto à carreira sem fronteiras correlacionou com as competências: funcional, pessoal/comportamental e conhecimento/cognitivo. Além disso, foi importante observar sobre o modelo de carreira sem fronteiras, embora seja vivenciado na carreira acadêmica, não significa que seja um bom modelo ou o modelo pretendido por aqueles que a vivenciam e também não significa que seja adaptável ao contexto de outras IES. E, por fim, constatou-se, também, pela própria característica dos programas stricto sensu, que as instituições envolvidas com atividades de pesquisas acabam supervalorizando essas atividades e que na realidade elas se sobrepõem às atividades de ensino.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T17:46:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T17:46:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTT
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9UNHTT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UNHTT/1/tese__junho_2014__2_1_1_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9UNHTT/2/tese__junho_2014__2_1_1_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b5f541cd527a6b89e130b0b2aaed7da
405e23e84abbd166fe1946771ff96c97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973167529000960