Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ |
Resumo: | Este trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral. |
id |
UFMG_40598502bab65519c336356518d8d94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9PWJLZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Menezes de AndradePaulo Antonio PereiraErika SaverniniNisio Antonio Teixeira FerreiraRafael Luiz Ciccarini NunesAntonio Alder Teixeira2019-08-14T20:46:42Z2019-08-14T20:46:42Z2014-08-22http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZEste trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral.This study constitutes an approach of Ingmar Bergmans filmography, from the point of view of narrative strategies adopted by the filmmaker, in face of what is established by the grammar of classic cinema, thus pointing out possibilities of research on the aesthetic components that show indexes of modernity in his art. In opposition to what has been a dominant trend of major criticism about the vast production of the Swedish director, we intended to examine the technical choices made by Bergman , such as scriptwriting, direction, assembly procedures, scale plans, angles and camera movements, lighting, sound and color palette. We made then a cutout of his filmography, establishing a possible division of the different phases of his trajectory, electing eight films, in view of its narrative structure, that could be representative of his recognized authorial cinema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem cinematográficaDiretores e produtores de cinema SueciaCinema EstéticaBergman, Ingmar, 1918-ClássicoEstratégias narrativasModernoCinemaEstratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteseversaofinalcorrigidaset2014.pdfapplication/pdf2159926https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9PWJLZ/1/teseversaofinalcorrigidaset2014.pdf24f3824b61edaaa93bec6f7af9de3368MD51TEXTteseversaofinalcorrigidaset2014.pdf.txtteseversaofinalcorrigidaset2014.pdf.txtExtracted texttext/plain514360https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9PWJLZ/2/teseversaofinalcorrigidaset2014.pdf.txt2dbd1436314dcd301c08e20a9ab0ac67MD521843/JSSS-9PWJLZ2019-11-14 15:19:19.656oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9PWJLZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:19:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
title |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
spellingShingle |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno Antonio Alder Teixeira Clássico Estratégias narrativas Moderno Cinema Linguagem cinematográfica Diretores e produtores de cinema Suecia Cinema Estética Bergman, Ingmar, 1918- |
title_short |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
title_full |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
title_fullStr |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
title_full_unstemmed |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
title_sort |
Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno |
author |
Antonio Alder Teixeira |
author_facet |
Antonio Alder Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo Antonio Pereira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Erika Savernini |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nisio Antonio Teixeira Ferreira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Rafael Luiz Ciccarini Nunes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Alder Teixeira |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade Paulo Antonio Pereira Erika Savernini Nisio Antonio Teixeira Ferreira Rafael Luiz Ciccarini Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clássico Estratégias narrativas Moderno Cinema |
topic |
Clássico Estratégias narrativas Moderno Cinema Linguagem cinematográfica Diretores e produtores de cinema Suecia Cinema Estética Bergman, Ingmar, 1918- |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem cinematográfica Diretores e produtores de cinema Suecia Cinema Estética Bergman, Ingmar, 1918- |
description |
Este trabalho constitui uma abordagem da filmografia de Ingmar Bergman (1918-2007) sob o ponto de vista das estratégias narrativas adotadas pelo cineasta sueco em face do que estabelece a gramática do chamado Cinema Clássico, apontando, assim, possibilidades de investigação em torno dos componentes estéticos que evidenciam a presença de índices de modernidade em seus filmes. Na contramão do que tem sido uma tendência dominante da grande crítica sobre a vasta produção do realizador, a tese procura examinar as estratégias narrativas utilizadas por Bergman em alguns de seus filmes, que evidenciam, efetivamente, uma flexibilidade para com os parâmetros estéticos tradicionalmente observados no cânone cinematográfico. Para isso, faz um recorte em sua filmografia, estabelecendo uma divisão possível de diferentes fases da trajetória do cineasta, a partir da seleção de oito filmes que, na perspectiva de sua estrutura narrativa, possam ser tomados como realizações representativas do seu cinema reconhecidamente autoral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T20:46:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T20:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9PWJLZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9PWJLZ/1/teseversaofinalcorrigidaset2014.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9PWJLZ/2/teseversaofinalcorrigidaset2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24f3824b61edaaa93bec6f7af9de3368 2dbd1436314dcd301c08e20a9ab0ac67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891081305194496 |