Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vinícius Sáez de Oliveira Coelho lattes
Orientador(a): Aderlande Pereira Ferraz lattes
Banca de defesa: Eliana Dias, Geraldo José Rodrigues Liska
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/59719
Resumo: Uma das características principais de uma língua natural é a capacidade de renovação e de mudança. Essa dinamicidade pode ser atestada em dois níveis: na obsolescência de lexias que caem em desuso e no surgimento de palavras novas que são incorporadas à língua. Com respeito ao segundo caso, objeto desta pesquisa, é preciso considerar que a neologia é um fenômeno observável em diferentes níveis linguísticos, como semântico, sintático, morfológico, fonológico, pragmático e lexical, sendo mais evidente neste último. Vale ressaltar que a língua tem uma relação intrínseca com a cultura (EAGLETON, 2011), acompanhando a evolução de uma sociedade e as transformações que nela ocorrem em diversos âmbitos. Assim, é possível observar o léxico modificando-se para designar, com neologismos, objetos e conceitos novos à medida que eles surgem. A partir da relação linguística entre o vocabulário e as mudanças que ocorrem em uma sociedade, cabe analisar um setor expressivo no qual se nota essa produção de palavras novas com significativa frequência: os grupos sociais. Destes, destacamos a comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e outros), dotada de um comportamento linguístico peculiar, cujo vocabulário específico constituiu objeto de estudo nesta dissertação, a partir da noção de campo léxico-semântico, em que as unidades lexicais têm uma configuração associativa, semelhante a uma rede ou mosaico, no nível do sistema da língua (GIL, 2016; FERREIRA, 2009). Essa relação estabelecida foi observada no discurso dos falantes de tal grupo, especialmente em peças publicitárias a eles dirigidas, nas quais diversos neologismos foram devidamente analisados. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo estudar os neologismos do campo léxico-semântico surgidos na cultura LGBTQIA+ e desenvolver atividades didáticas que possam ser implementadas em sala de aula da educação básica, com o fito de desenvolver a competência lexical dos alunos. A metodologia de pesquisa, apoiada em importantes trabalhos anteriores (ALVES, 2007; FERRAZ, 2006, 2019, 2020), partiu do critério lexicográfico para a identificação dos neologismos, adotando os dicionários escolares tipo 4, selecionados pelo PNLD-Dicionários, como corpus de exclusão, além do dicionário on-line Aulete Digital e a ferramenta Google Trends. Com a seleção de textos do gênero publicitário, colhidos na mídia eletrônica, especialmente em redes sociais, foi feita a extração, descrição e análise dos neologismos. No que diz respeito ao ensino do léxico em sala de aula, propomos atividades didáticas em que o vocabulário é explorado com o desenvolvimento da competência lexical, em vez de um estudo do léxico reducionista, restrito à análise de processos de formação de palavras, como se vê em certos livros didáticos de português (ANTUNES, 2012, 2014).
id UFMG_411b6ce0bbce3722a720556c6e53bc36
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59719
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aderlande Pereira Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/8686710255738565Eliana DiasGeraldo José Rodrigues Liskahttp://lattes.cnpq.br/3682322109673985Vinícius Sáez de Oliveira Coelho2023-10-19T16:16:35Z2023-10-19T16:16:35Z2023-07-14http://hdl.handle.net/1843/59719Uma das características principais de uma língua natural é a capacidade de renovação e de mudança. Essa dinamicidade pode ser atestada em dois níveis: na obsolescência de lexias que caem em desuso e no surgimento de palavras novas que são incorporadas à língua. Com respeito ao segundo caso, objeto desta pesquisa, é preciso considerar que a neologia é um fenômeno observável em diferentes níveis linguísticos, como semântico, sintático, morfológico, fonológico, pragmático e lexical, sendo mais evidente neste último. Vale ressaltar que a língua tem uma relação intrínseca com a cultura (EAGLETON, 2011), acompanhando a evolução de uma sociedade e as transformações que nela ocorrem em diversos âmbitos. Assim, é possível observar o léxico modificando-se para designar, com neologismos, objetos e conceitos novos à medida que eles surgem. A partir da relação linguística entre o vocabulário e as mudanças que ocorrem em uma sociedade, cabe analisar um setor expressivo no qual se nota essa produção de palavras novas com significativa frequência: os grupos sociais. Destes, destacamos a comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e outros), dotada de um comportamento linguístico peculiar, cujo vocabulário específico constituiu objeto de estudo nesta dissertação, a partir da noção de campo léxico-semântico, em que as unidades lexicais têm uma configuração associativa, semelhante a uma rede ou mosaico, no nível do sistema da língua (GIL, 2016; FERREIRA, 2009). Essa relação estabelecida foi observada no discurso dos falantes de tal grupo, especialmente em peças publicitárias a eles dirigidas, nas quais diversos neologismos foram devidamente analisados. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo estudar os neologismos do campo léxico-semântico surgidos na cultura LGBTQIA+ e desenvolver atividades didáticas que possam ser implementadas em sala de aula da educação básica, com o fito de desenvolver a competência lexical dos alunos. A metodologia de pesquisa, apoiada em importantes trabalhos anteriores (ALVES, 2007; FERRAZ, 2006, 2019, 2020), partiu do critério lexicográfico para a identificação dos neologismos, adotando os dicionários escolares tipo 4, selecionados pelo PNLD-Dicionários, como corpus de exclusão, além do dicionário on-line Aulete Digital e a ferramenta Google Trends. Com a seleção de textos do gênero publicitário, colhidos na mídia eletrônica, especialmente em redes sociais, foi feita a extração, descrição e análise dos neologismos. No que diz respeito ao ensino do léxico em sala de aula, propomos atividades didáticas em que o vocabulário é explorado com o desenvolvimento da competência lexical, em vez de um estudo do léxico reducionista, restrito à análise de processos de formação de palavras, como se vê em certos livros didáticos de português (ANTUNES, 2012, 2014).One of the main characteristics of a natural language is its capacity for renewal and change. This dynamicity can be attested on two levels: in the obsolescence of lexias that fall into disuse and in the emergence of new words which are incorporated into the language. Regarding the second case, which is the focus of this research, it is necessary to consider that neology is an observable phenomenon at different linguistic levels, such as semantic, syntactic, morphological, phonological, pragmatic, and lexical, with the latter being the most evident. It is noteworthy that language has an intrinsic relationship with culture (EAGLETON, 2011), following a society’s evolution and the transformations that occur within it across various domains. Therefore, it is possible to observe the lexicon modifying itself to designate, through neologisms, new objects, and concepts as they arise. Based on the linguistic relationship between vocabulary and the changes that occur within a society, it is worth analyzing an expressive sector in which this word production is noted with significant frequency: the social groups. Of these, we highlight the LGBTQIA+ community (Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer, Intersex, Asexual, and others), endowed with a peculiar linguistic behavior, whose specific vocabulary was the object of study in this dissertation, based on the notion of lexical-semantic field, in which the lexical units have an associative configuration, similar to a network or mosaic, at the language system level (GIL, 2016; FERREIRA, 2009). This established relationship was observed in this group speakers’ discourse, especially in advertising pieces directed at them, in which various neologisms were duly analyzed. In this sense, this study aimed to investigate neologisms of the lexical-semantic field that emerged in the LGBTQIA+ culture and to develop didactic activities that can be implemented in basic education classrooms, with the purpose of developing students' lexical competence. The research methodology, supported by relevant previous works (ALVES, 2007; FERRAZ, 2006, 2019, 2020), relied on the lexicographical criterion for the identification of neologisms, adopting type 4 school dictionaries, selected by PNLD-Dicionários, as an exclusion corpus, in addition to Aulete Digital on-line dictionary and Google Trends tool. By selecting texts from the advertising genre, gathered from electronic media, especially social networks, the extraction, description, and analysis of the neologisms were conducted. Regarding lexical teaching in the classroom, we propose didactic activities in which vocabulary is explored through the development of lexical competence, rather than a reductionist lexical study restricted to the analysis of word formation processes, as seen in certain Portuguese textbooks (ANTUNES, 2012, 2014)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLíngua portuguesa – Estudo e ensinoLíngua portuguesa – Métodos de ensinoLíngua portuguesa – NeologismosLexicologiaPessoas LGBTQ+NeologiaEnsino do léxicoCampo léxico-semânticoTexto publicitárioGrupo social LGBTQIA+Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALNeologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários aplicações ao ensino do léxico - Vinícius Sáez de Oliveira Coelho (Versão corrigida).pdfNeologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários aplicações ao ensino do léxico - Vinícius Sáez de Oliveira Coelho (Versão corrigida).pdfapplication/pdf51603966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/1/Neologismos%20do%20campo%20l%c3%a9xico-sem%c3%a2ntico%20LGBTQIA%2b%20em%20textos%20publicit%c3%a1rios%20aplica%c3%a7%c3%b5es%20ao%20ensino%20do%20l%c3%a9xico%20-%20Vin%c3%adcius%20S%c3%a1ez%20de%20Oliveira%20Coelho%20%28Vers%c3%a3o%20corrigida%29.pdf54590fa0b286594e45e204a40f61e5b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/597192023-10-19 13:16:35.533oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-19T16:16:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
title Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
spellingShingle Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
Vinícius Sáez de Oliveira Coelho
Neologia
Ensino do léxico
Campo léxico-semântico
Texto publicitário
Grupo social LGBTQIA+
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Neologismos
Lexicologia
Pessoas LGBTQ+
title_short Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
title_full Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
title_fullStr Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
title_full_unstemmed Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
title_sort Neologismos do campo léxico-semântico LGBTQIA+ em textos publicitários: aplicações ao ensino do léxico
author Vinícius Sáez de Oliveira Coelho
author_facet Vinícius Sáez de Oliveira Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8686710255738565
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliana Dias
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Geraldo José Rodrigues Liska
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3682322109673985
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinícius Sáez de Oliveira Coelho
contributor_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
Eliana Dias
Geraldo José Rodrigues Liska
dc.subject.por.fl_str_mv Neologia
Ensino do léxico
Campo léxico-semântico
Texto publicitário
Grupo social LGBTQIA+
topic Neologia
Ensino do léxico
Campo léxico-semântico
Texto publicitário
Grupo social LGBTQIA+
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Neologismos
Lexicologia
Pessoas LGBTQ+
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Neologismos
Lexicologia
Pessoas LGBTQ+
description Uma das características principais de uma língua natural é a capacidade de renovação e de mudança. Essa dinamicidade pode ser atestada em dois níveis: na obsolescência de lexias que caem em desuso e no surgimento de palavras novas que são incorporadas à língua. Com respeito ao segundo caso, objeto desta pesquisa, é preciso considerar que a neologia é um fenômeno observável em diferentes níveis linguísticos, como semântico, sintático, morfológico, fonológico, pragmático e lexical, sendo mais evidente neste último. Vale ressaltar que a língua tem uma relação intrínseca com a cultura (EAGLETON, 2011), acompanhando a evolução de uma sociedade e as transformações que nela ocorrem em diversos âmbitos. Assim, é possível observar o léxico modificando-se para designar, com neologismos, objetos e conceitos novos à medida que eles surgem. A partir da relação linguística entre o vocabulário e as mudanças que ocorrem em uma sociedade, cabe analisar um setor expressivo no qual se nota essa produção de palavras novas com significativa frequência: os grupos sociais. Destes, destacamos a comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e outros), dotada de um comportamento linguístico peculiar, cujo vocabulário específico constituiu objeto de estudo nesta dissertação, a partir da noção de campo léxico-semântico, em que as unidades lexicais têm uma configuração associativa, semelhante a uma rede ou mosaico, no nível do sistema da língua (GIL, 2016; FERREIRA, 2009). Essa relação estabelecida foi observada no discurso dos falantes de tal grupo, especialmente em peças publicitárias a eles dirigidas, nas quais diversos neologismos foram devidamente analisados. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo estudar os neologismos do campo léxico-semântico surgidos na cultura LGBTQIA+ e desenvolver atividades didáticas que possam ser implementadas em sala de aula da educação básica, com o fito de desenvolver a competência lexical dos alunos. A metodologia de pesquisa, apoiada em importantes trabalhos anteriores (ALVES, 2007; FERRAZ, 2006, 2019, 2020), partiu do critério lexicográfico para a identificação dos neologismos, adotando os dicionários escolares tipo 4, selecionados pelo PNLD-Dicionários, como corpus de exclusão, além do dicionário on-line Aulete Digital e a ferramenta Google Trends. Com a seleção de textos do gênero publicitário, colhidos na mídia eletrônica, especialmente em redes sociais, foi feita a extração, descrição e análise dos neologismos. No que diz respeito ao ensino do léxico em sala de aula, propomos atividades didáticas em que o vocabulário é explorado com o desenvolvimento da competência lexical, em vez de um estudo do léxico reducionista, restrito à análise de processos de formação de palavras, como se vê em certos livros didáticos de português (ANTUNES, 2012, 2014).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-19T16:16:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-19T16:16:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59719
url http://hdl.handle.net/1843/59719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/1/Neologismos%20do%20campo%20l%c3%a9xico-sem%c3%a2ntico%20LGBTQIA%2b%20em%20textos%20publicit%c3%a1rios%20aplica%c3%a7%c3%b5es%20ao%20ensino%20do%20l%c3%a9xico%20-%20Vin%c3%adcius%20S%c3%a1ez%20de%20Oliveira%20Coelho%20%28Vers%c3%a3o%20corrigida%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59719/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 54590fa0b286594e45e204a40f61e5b8
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677358076264448