Representações sociais de direitos humanos: um estudo sobre a relação entre a formação da consciência ética e as práticas educativas na escola universitária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Sonia Vieira Coelho
Orientador(a): Regina Helena de Freitas Campos
Banca de defesa: Ângela maria de Oliveira Almeida, Agnela Silva Giusta, Ines Assuncao de Castro Teixeira, Ana Lydia Bezerra Santiago
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KJP5
Resumo: Este trabalho descreve e analisa as representações sociais de direitos humanos e as idéias relativas às relações entre formação da consciência ética e práticas educativas, captadas através da produção discursiva conjunta de estudantes e professores de dois cursos de Pedagogia vinculados a uma instituição de ensino superior particular e uma pública, ambas situadas em Belo Horizonte, Brasil, em 2006. O objetivo da investigação foi conhecer como os participantes envolvidos no processo educativo da escola universitária percebem sua contribuição ou não para o desenvolvimento da consciência de direitos humanos, e como as práticas educativas desenvolvidas no ensino superior refletem essas idéias na formação ética dos estudantes. Para isso buscou-se conhecer o que estudantes e professores pensam sobre direitos humanos e sobre a relação entre o desenvolvimento da consciência ética e as práticas educativas, e verificar se há alguma diferença entre a construção dessa consciência ética e de direitos humanos na escola particular e na escola pública. Partiu-se de uma reflexão sobre as relações entre ética, direitos humanos e formação para a cidadania, e sobre a importância das práticas educativas como instâncias de formação humana integral. Para abordar a construção individual e grupal das idéias e concepções sobre essas relações, foram utilizadas a teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici e Willem Doise e as teorias do desenvolvimento moral de Piaget e Kolhberg. Para captar as representações sociais das relações entre concepções de direitos humanos, consciência ética e práticas educativas, foram realizados encontros conversacionais de estudantes e professores em grupos de reflexão. Estes grupos foram considerados como uma unidade de produção discursiva que possibilita o registro dos dados e a análise interacional do processo grupal. A análise qualitativa e de interpretação dos resultados baseou-se na Análise de Conteúdo, na análise lexical possibilitada pelo Programa Alceste e na análise do processo grupal de co-construção de idéias sobre o fenômeno pesquisado. Os resultados evidenciaram aspectos comuns das representações sociais dos Direitos Humanos e algumas variações: na instituição particular, a concepção de direitos humanos consistiu em considerar o ser humano como ser integral, um ser de direitos à dignidade inerente a sua própria condição; e em considerar o ser humano como cidadão, um ser que deve ter a garantia de realização das suas necessidades por meio da aplicação das leis contidas na Constituição, percebida como fonte de conhecimento e garantia dos direitos. Outro aspecto da representação social compartilhado foi a concepção da formação ética como formação humana em valores, atitudes e habilidades, integrando as noções de ética e moral e a noção de direitos por meio de práticas educativas e nas relações interpessoais, dentro e fora da sala de aula. A instituição de ensino superior foi considerada um espaço de tomada de consciência da responsabilidade coletiva, de compromisso, um ambiente sócio-educativo, onde se fazem valer os valores humanos nessa convivência. Na universidade pública, a concepção de direitos humanos se apresentou com uma dimensão sociopolítica, uma forma de organização da sociedade por meio de um conjunto de regras, leis, que regulam a convivência entre os seres humanos. Os direitos foram distinguidos como naturais e positivos. As fontes de conhecimento dos direitos humanos evocadas foram a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. Outro aspecto da representação referiu-se à formação da consciência ética, em que as práticas educativas constituem-se de atividades dirigidas ao desenvolvimento da moralidade, ao desenvolvimento de valores humanos. A universidade pública foi percebida como oportunidade de formação em direitos humanos: 1- como oportunidade de concorrência e de competição, reproduzindo os valores da sociedade, que dificultam o exercício dos direitos humanos; 2 - como oportunidade de desenvolvimento de relações de respeito ao outro e de ações que efetivam os direitos humanos; 3- como oportunidade de acesso ao saber. Dessa forma, considerou-se a universidade como um espaço de formação humana, como uma oportunidade de reprodução, manutenção e mudança de valores. Implicações desses resultados são apresentadas ao final como sugestões para a formação de professores e para pesquisas de intervenção sócio-educativa, com aplicação de metodologia de grupo.
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spelling Regina Helena de Freitas CamposMarcos Vieira SilvaÂngela maria de Oliveira AlmeidaAgnela Silva GiustaInes Assuncao de Castro TeixeiraAna Lydia Bezerra SantiagoSonia Vieira Coelho2019-08-13T19:33:20Z2019-08-13T19:33:20Z2008-08-07http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KJP5Este trabalho descreve e analisa as representações sociais de direitos humanos e as idéias relativas às relações entre formação da consciência ética e práticas educativas, captadas através da produção discursiva conjunta de estudantes e professores de dois cursos de Pedagogia vinculados a uma instituição de ensino superior particular e uma pública, ambas situadas em Belo Horizonte, Brasil, em 2006. O objetivo da investigação foi conhecer como os participantes envolvidos no processo educativo da escola universitária percebem sua contribuição ou não para o desenvolvimento da consciência de direitos humanos, e como as práticas educativas desenvolvidas no ensino superior refletem essas idéias na formação ética dos estudantes. Para isso buscou-se conhecer o que estudantes e professores pensam sobre direitos humanos e sobre a relação entre o desenvolvimento da consciência ética e as práticas educativas, e verificar se há alguma diferença entre a construção dessa consciência ética e de direitos humanos na escola particular e na escola pública. Partiu-se de uma reflexão sobre as relações entre ética, direitos humanos e formação para a cidadania, e sobre a importância das práticas educativas como instâncias de formação humana integral. Para abordar a construção individual e grupal das idéias e concepções sobre essas relações, foram utilizadas a teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici e Willem Doise e as teorias do desenvolvimento moral de Piaget e Kolhberg. Para captar as representações sociais das relações entre concepções de direitos humanos, consciência ética e práticas educativas, foram realizados encontros conversacionais de estudantes e professores em grupos de reflexão. Estes grupos foram considerados como uma unidade de produção discursiva que possibilita o registro dos dados e a análise interacional do processo grupal. A análise qualitativa e de interpretação dos resultados baseou-se na Análise de Conteúdo, na análise lexical possibilitada pelo Programa Alceste e na análise do processo grupal de co-construção de idéias sobre o fenômeno pesquisado. Os resultados evidenciaram aspectos comuns das representações sociais dos Direitos Humanos e algumas variações: na instituição particular, a concepção de direitos humanos consistiu em considerar o ser humano como ser integral, um ser de direitos à dignidade inerente a sua própria condição; e em considerar o ser humano como cidadão, um ser que deve ter a garantia de realização das suas necessidades por meio da aplicação das leis contidas na Constituição, percebida como fonte de conhecimento e garantia dos direitos. Outro aspecto da representação social compartilhado foi a concepção da formação ética como formação humana em valores, atitudes e habilidades, integrando as noções de ética e moral e a noção de direitos por meio de práticas educativas e nas relações interpessoais, dentro e fora da sala de aula. A instituição de ensino superior foi considerada um espaço de tomada de consciência da responsabilidade coletiva, de compromisso, um ambiente sócio-educativo, onde se fazem valer os valores humanos nessa convivência. Na universidade pública, a concepção de direitos humanos se apresentou com uma dimensão sociopolítica, uma forma de organização da sociedade por meio de um conjunto de regras, leis, que regulam a convivência entre os seres humanos. Os direitos foram distinguidos como naturais e positivos. As fontes de conhecimento dos direitos humanos evocadas foram a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. Outro aspecto da representação referiu-se à formação da consciência ética, em que as práticas educativas constituem-se de atividades dirigidas ao desenvolvimento da moralidade, ao desenvolvimento de valores humanos. A universidade pública foi percebida como oportunidade de formação em direitos humanos: 1- como oportunidade de concorrência e de competição, reproduzindo os valores da sociedade, que dificultam o exercício dos direitos humanos; 2 - como oportunidade de desenvolvimento de relações de respeito ao outro e de ações que efetivam os direitos humanos; 3- como oportunidade de acesso ao saber. Dessa forma, considerou-se a universidade como um espaço de formação humana, como uma oportunidade de reprodução, manutenção e mudança de valores. Implicações desses resultados são apresentadas ao final como sugestões para a formação de professores e para pesquisas de intervenção sócio-educativa, com aplicação de metodologia de grupo.This dissertation describes and analyses the social representations of human rights and the ideas about the existing relationships between the development of an ethical consciousness and educational practices. These social representations and ideas were captured in the discursive production of groups of students and teachers from two undergraduate programs in Education pertaining to a private and a public higher learning institution, both located in the city of Belo Horizonte, Brazil, in 2006. The purpose of the investigation was to know how people involved in the educational process developed in schools at the university level perceive their contribution (or not) to the promotion of the consciousness of human rights, and how the educational practices occurring at higher learning institutions reflect these ideas in the ethical formation of students. For this end, we searched for knowing what students and teachers think about human rights, and about the relationship between ethical consciousness and educational practices, aiming at verifying whether there are differences between the building of this ethical consciousness in public and private institutions. The research was based on theoretical considerations about the relationships between ethics, human rights and the education for citizenship, and about the importance of educational practices as instances for integral human development. The approach to individual and group construction of ideas and conceptions about these relationships was based on the theory of social representations proposed by Serge Moscovici and Willem Doise and the theories of moral development proposed by Piaget and Kohlberg. The social representations of the relationships between conceptions of human rights, ethical consciousness and educational practices were apprehended in conversational encounters with teachers and students in reflexive groups. These groups were considered as units of discoursive production, thus enabling data collecting and the analysis of social interactions in the group. Qualitative analysis and the interpretation of results were based on content analysis, lexical analysis using the program Alceste and the analysis of group processes of co-construction of ideas regarding the focus of the research. The results showed aspects of social representations shared in both institutions, and some variations. In the private institution, the prevalent conception of human rights considered the human being as a whole, whose right to dignity is inherent to his/her own condition; human beings are also considered as citizens, whose needs must be fulfilled through the enforcement of the laws and of the Constitution, perceived as sources of knowledge and pledge of rights. Another aspect of a shared social representation was the conception that ethical formation includes human development of values, attitudes and abilities integrating the notions of ethics and moral, and the notion of rights through educational practices and interpersonal relations inside and outside the classroom. A higher learning institution was considered a space for the development of consciousness regarding collective responsibilities and compromises, a socio-educational environment for the enforcement of human values in conviviality.. In the public institution, the conception of human rights embodied a socio- political dimension, society being understood as a body of rules and laws that regulate human relations in the social group. Natural and positive rights were distinguished. The sources for knowledge on human rights were the Universal Declaration of Human Rights, the Constitution, the Brazilian Children and Adolescents Act and the Elderly Act. Another aspect of the representation concerned the formation of ethical consciousness, in which educational practices are activities directed towards the development of morality and of human values. Public universities were perceived as an opportunity for the education in human rights: 1- as an opportunity for competition, thus reproducing social values that harm the practice of respecting human rights; 2 as an opportunity for the development of relationships based on the respect for others and of actions that promote human rights; 3- as an opportunity of access to knowledge. Therefore, the university was considered as a space for human development, as an opportunity for the reproduction, maintenance or transformation of values. Implications of these results are presented in the conclusions, as suggestions for teachers education and for social and educational research and intervention using group methodology.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDireitos humanos Consciência (Ética)EducaçãoPráticas pedagógicasEnsino superior Aspectos sociaisDireitos humanosFormação éticaPrática de grupoPráticas educativasFormação humanaRepresentações sociaisValores humanosRepresentações sociais de direitos humanos: um estudo sobre a relação entre a formação da consciência ética e as práticas educativas na escola universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000151.pdfapplication/pdf2029685https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KJP5/1/2000000151.pdfe2a32c890da59f36c66f3c63f5581b66MD51TEXT2000000151.pdf.txt2000000151.pdf.txtExtracted texttext/plain926486https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KJP5/2/2000000151.pdf.txte66680cd6319cda80f794d15a4476bbcMD521843/FAEC-84KJP52019-11-14 14:28:30.423oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KJP5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:28:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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