O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2KFKL |
Resumo: | O presente trabalho investigou as diferentes técnicas utilizadas para se realizar o vibrato no violão, buscando, por meio de ferramentas de análise acústica, descrevêlas de forma abrangente, a fim de elucidar questões importantes sobre sua realização, tais como a qualidade de cada técnica, aplicabilidade, etc. Após uma revisão da literatura acerca do instrumento e da literatura acerca do ornamento em si, considerando-se tanto aspectos históricos quanto a questão acústica, buscou-se, através de experimentos empíricos realizados com violonistas, apresentar a tipologia do vibrato e comparar suas diferentes técnicas e possibilidades de utilização. A análise teve como foco a taxa, o desvio da frequência fundamental, a regularidade e a forma da onda. Utilizando-se de um script escrito para o software PRAAT, uma abordagem de análise baseada na extração da frequência fundamental (f0) foi implementada e utilizada nos principais experimentos. Um segundo experimento também foi proposto, buscando compreender a influência do vibrato na performance da peça "Prelúdio 4", de Heitor Villa Lobos. Para tal, três sujeitos participaram das gravações dos experimentos, tocando notas com vibrato em diferentes velocidades e posições do instrumento. Essas gravações foram posteriormente analisadas e discutidas à luz da literatura do instrumento e das informações coletadas na revisão bibliográfica. Para a análise da performance da peça de Heitor Villa Lobos, cada músico tocou a peça duas vezes (uma sem a utilização de vibratos e outra inserindo o ornamento onde julgasse necessário), e as variações de tempo durante cada execução foram comparadas. Conclui-se que há variadas formas de se realizar o vibrato no violão, sendo que cada uma delas pode ser aplicada em determinadas situações, cabendo ao instrumentista decidir que técnica é mais cabível para cada momento. |
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Sergio Freire GarciaMatheus Almeida Rodrigues2019-08-13T15:44:03Z2019-08-13T15:44:03Z2014-09-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2KFKLO presente trabalho investigou as diferentes técnicas utilizadas para se realizar o vibrato no violão, buscando, por meio de ferramentas de análise acústica, descrevêlas de forma abrangente, a fim de elucidar questões importantes sobre sua realização, tais como a qualidade de cada técnica, aplicabilidade, etc. Após uma revisão da literatura acerca do instrumento e da literatura acerca do ornamento em si, considerando-se tanto aspectos históricos quanto a questão acústica, buscou-se, através de experimentos empíricos realizados com violonistas, apresentar a tipologia do vibrato e comparar suas diferentes técnicas e possibilidades de utilização. A análise teve como foco a taxa, o desvio da frequência fundamental, a regularidade e a forma da onda. Utilizando-se de um script escrito para o software PRAAT, uma abordagem de análise baseada na extração da frequência fundamental (f0) foi implementada e utilizada nos principais experimentos. Um segundo experimento também foi proposto, buscando compreender a influência do vibrato na performance da peça "Prelúdio 4", de Heitor Villa Lobos. Para tal, três sujeitos participaram das gravações dos experimentos, tocando notas com vibrato em diferentes velocidades e posições do instrumento. Essas gravações foram posteriormente analisadas e discutidas à luz da literatura do instrumento e das informações coletadas na revisão bibliográfica. Para a análise da performance da peça de Heitor Villa Lobos, cada músico tocou a peça duas vezes (uma sem a utilização de vibratos e outra inserindo o ornamento onde julgasse necessário), e as variações de tempo durante cada execução foram comparadas. Conclui-se que há variadas formas de se realizar o vibrato no violão, sendo que cada uma delas pode ser aplicada em determinadas situações, cabendo ao instrumentista decidir que técnica é mais cabível para cada momento.The present work has investigated the different vibrato techniques in the acoustic guitar, describing them thoroughly with the help of tools of acoustic analysis, aiming to elucidate important matters regarding its execution, such as the quality of each technique, their applicability, etc. After a review of previous works regarding this theme which took into consideration both historical and acoustic aspects , this research, through several experiments with guitar players, intended to present vibratos typology and compare its different techniques and possibilities. This analysis has focused mainly on four aspects: the rate, the deviation of the fundamental frequency, the regularity and the form of the wave. Using a script written for PRAAT software, an approach based on the extraction of the fundamental frequency (f0) has been implemented and used in the main experiments. A second experiment was also proposed with the objective of comprehending the influence of vibrato technique in the performance of the musical piece Prelúdio 4, composed by Heitor Villa Lobos. In order to do that, three volunteers participated on recordings, playing notes with vibrato in different speeds and positions along the instrument. These recordings were later analyzed and discussed in the light of the literature dedicated to the instrument and the information collected through the bibliographic review. For the analysis of the performance of Villa Loboss piece, each musician performed it twice (once without the use of vibrato and once with the use of the technique), and the variations of time between each execution were compared. There can be concluded that there are several ways of performing the vibrato technique and that each one of them can be used in different situations. It is up to the performer to decide which technique is better for each moment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaVibrato (Musica)SonologiaViolaoVibratoO vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmatheusrodriguesufmg.pdfapplication/pdf4222590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2KFKL/1/matheusrodriguesufmg.pdf20a6d0a7fe180089312af1e91db0a7c3MD51TEXTmatheusrodriguesufmg.pdf.txtmatheusrodriguesufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain163011https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2KFKL/2/matheusrodriguesufmg.pdf.txtf48849d61b2e0983943bea693af2f0cdMD521843/BUBD-A2KFKL2019-11-14 13:59:14.653oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2KFKLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:59:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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