O vibrato no violão: aspectos qualitativos e quantitativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Matheus Almeida Rodrigues
Orientador(a): Sergio Freire Garcia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2KFKL
Resumo: O presente trabalho investigou as diferentes técnicas utilizadas para se realizar o vibrato no violão, buscando, por meio de ferramentas de análise acústica, descrevêlas de forma abrangente, a fim de elucidar questões importantes sobre sua realização, tais como a qualidade de cada técnica, aplicabilidade, etc. Após uma revisão da literatura acerca do instrumento e da literatura acerca do ornamento em si, considerando-se tanto aspectos históricos quanto a questão acústica, buscou-se, através de experimentos empíricos realizados com violonistas, apresentar a tipologia do vibrato e comparar suas diferentes técnicas e possibilidades de utilização. A análise teve como foco a taxa, o desvio da frequência fundamental, a regularidade e a forma da onda. Utilizando-se de um script escrito para o software PRAAT, uma abordagem de análise baseada na extração da frequência fundamental (f0) foi implementada e utilizada nos principais experimentos. Um segundo experimento também foi proposto, buscando compreender a influência do vibrato na performance da peça "Prelúdio 4", de Heitor Villa Lobos. Para tal, três sujeitos participaram das gravações dos experimentos, tocando notas com vibrato em diferentes velocidades e posições do instrumento. Essas gravações foram posteriormente analisadas e discutidas à luz da literatura do instrumento e das informações coletadas na revisão bibliográfica. Para a análise da performance da peça de Heitor Villa Lobos, cada músico tocou a peça duas vezes (uma sem a utilização de vibratos e outra inserindo o ornamento onde julgasse necessário), e as variações de tempo durante cada execução foram comparadas. Conclui-se que há variadas formas de se realizar o vibrato no violão, sendo que cada uma delas pode ser aplicada em determinadas situações, cabendo ao instrumentista decidir que técnica é mais cabível para cada momento.
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