Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cristiano Antonio Fernandes Barbosa lattes
Orientador(a): Ricardo Carvalho de Figueiredo lattes
Banca de defesa: Josiley Francisco de Souza, Marina Marcondes Machado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/48181
Resumo: Esta proposta consiste em um trabalho de pesquisa teórico-prático sobre a formação do espectador, por meio de provocações estético-artísticas que busquem a sensibilização do olhar desse espectador para o espetáculo Se bicho eu pudesse ser, construído a partir de uma oficina, ministrada por mim, para professoras da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG. A investigação se instaura a partir da interação da criança-espectadora com o espetáculo, em três etapas: antes, durante e depois da encenação – desmontagem cênica. Estabelecemos diálogos com os autores que pesquisam a formação do espectador no contexto escolar (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). Para a mediação com os alunos-espectadores, usamos o sistema de jogos teatrais, de Viola Spolin (1979, 2001, 2004 e 2007), como recurso metodológico para elencar as ações da etapa anterior e posterior da apresentação, a partir do conceito criado por ela de nome fisicalização. Diante desses pressupostos, objetivamos fazer desta ação uma experiência estética e poética em que os espectadores percebam-se como potenciais cocriadores, e não meros observadores das apresentações a que assistam na escola. Tal desafio demonstrou ser motivador de ricas conexões entre quem encena e quem aprecia e produz pensamentos – a partir do que viu –, resultando em uma experiência significativa para ambos. Com esta pesquisa, pudemos perceber que o espectador, devidamente incentivado, pode se aproximar bastante de um diálogo mais rico com a linguagem presente no espetáculo, percebendo-se como elemento importante nesse processo de mediação teatral. Esperamos ainda poder contribuir com uma apreciação teatral que desvela os procedimentos do fazer artístico, em busca de uma leitura mais dialógica do referido espetáculo, e, também, redimensionar a relação do grupo de contadores de histórias e a escola em novos entendimentos do que pode ser o Teatro voltado para a Educação.
id UFMG_43ad3c698b5cf4888dd6d4c3a649fac8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48181
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Carvalho de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/9728770669406605Josiley Francisco de SouzaMarina Marcondes Machadohttp://lattes.cnpq.br/1060944084343433Cristiano Antonio Fernandes Barbosa2022-12-19T13:02:08Z2022-12-19T13:02:08Z2018-07-04http://hdl.handle.net/1843/48181Esta proposta consiste em um trabalho de pesquisa teórico-prático sobre a formação do espectador, por meio de provocações estético-artísticas que busquem a sensibilização do olhar desse espectador para o espetáculo Se bicho eu pudesse ser, construído a partir de uma oficina, ministrada por mim, para professoras da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG. A investigação se instaura a partir da interação da criança-espectadora com o espetáculo, em três etapas: antes, durante e depois da encenação – desmontagem cênica. Estabelecemos diálogos com os autores que pesquisam a formação do espectador no contexto escolar (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). Para a mediação com os alunos-espectadores, usamos o sistema de jogos teatrais, de Viola Spolin (1979, 2001, 2004 e 2007), como recurso metodológico para elencar as ações da etapa anterior e posterior da apresentação, a partir do conceito criado por ela de nome fisicalização. Diante desses pressupostos, objetivamos fazer desta ação uma experiência estética e poética em que os espectadores percebam-se como potenciais cocriadores, e não meros observadores das apresentações a que assistam na escola. Tal desafio demonstrou ser motivador de ricas conexões entre quem encena e quem aprecia e produz pensamentos – a partir do que viu –, resultando em uma experiência significativa para ambos. Com esta pesquisa, pudemos perceber que o espectador, devidamente incentivado, pode se aproximar bastante de um diálogo mais rico com a linguagem presente no espetáculo, percebendo-se como elemento importante nesse processo de mediação teatral. Esperamos ainda poder contribuir com uma apreciação teatral que desvela os procedimentos do fazer artístico, em busca de uma leitura mais dialógica do referido espetáculo, e, também, redimensionar a relação do grupo de contadores de histórias e a escola em novos entendimentos do que pode ser o Teatro voltado para a Educação.This proposal consists of theoretical-practical research on the development of the spectator through aesthetic-artistic provocations that intend to sensitize the spectator's watchful gaze to the spectacle. “If I could be an animal”, built from a workshop taught by me to city hall’s teachers from Juiz de Fora, MG. The investigation is established from the child-spectator's interaction to the spectacle, in three steps: before, during and after the staging - scenic disassembly. We establish dialogues with the author that research the spectator’s development in school. (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). For mediation with students-spectators, it was used the system of theatrical games, developed by Viola Spolin ,(1979, 2001, 2004 e 2007) as a methodological resource to list the actions from the previous and the later stage of the presentation, from the concept created by her, “physicalization”. In the face of these assumptions, the goal was to make this action an aesthetic and poetic experience in which the spectators find themselves as possible co-creators, e not only viewers of the presentations they may watch in school. The challenge showed itself to be an encouragement to rich connections between the ones who act and the ones who appreciate and produces thoughts - from what was seen -, resulting in a significant experience for both. With this research, we noticed that the spectator, when properly encouraged, can come close to a richer dialogue with the language brought by the spectacle, realizing yourself as an important piece in this process of theatrical mediation. We hope to be able to contribute with a theatrical appreciation that exhibits the procedures of making art, seeking a dialogical reading of the spectacle referred, and, also, resize the relationship between the group of storytellers and the school with new understandings of what could be Theater focused on Education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado ProfissionalUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESTeatro e sociedadePlatéias de teatroRepresentação teatralArtes cênicasFormação do espectadorPedagogia do teatroPedagogia do espectadorDesmontagem cênicaFisicalizaçãoCaravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTrabalho de conclusão ProfArtes Cristiano Antonio Fernandes Barbosa 2018.pdfTrabalho de conclusão ProfArtes Cristiano Antonio Fernandes Barbosa 2018.pdfapplication/pdf1761423https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48181/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20ProfArtes%20Cristiano%20Antonio%20Fernandes%20Barbosa%202018.pdf73c243039e1c3f1f4cbcc8f5a755fc8bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48181/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/481812022-12-19 10:02:08.658oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-19T13:02:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
title Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
spellingShingle Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
Cristiano Antonio Fernandes Barbosa
Formação do espectador
Pedagogia do teatro
Pedagogia do espectador
Desmontagem cênica
Fisicalização
Teatro e sociedade
Platéias de teatro
Representação teatral
Artes cênicas
title_short Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
title_full Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
title_fullStr Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
title_full_unstemmed Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
title_sort Caravana de histórias: uma proposta de aproximação do teatro com o espectador na escola
author Cristiano Antonio Fernandes Barbosa
author_facet Cristiano Antonio Fernandes Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9728770669406605
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Josiley Francisco de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marina Marcondes Machado
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1060944084343433
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiano Antonio Fernandes Barbosa
contributor_str_mv Ricardo Carvalho de Figueiredo
Josiley Francisco de Souza
Marina Marcondes Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do espectador
Pedagogia do teatro
Pedagogia do espectador
Desmontagem cênica
Fisicalização
topic Formação do espectador
Pedagogia do teatro
Pedagogia do espectador
Desmontagem cênica
Fisicalização
Teatro e sociedade
Platéias de teatro
Representação teatral
Artes cênicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro e sociedade
Platéias de teatro
Representação teatral
Artes cênicas
description Esta proposta consiste em um trabalho de pesquisa teórico-prático sobre a formação do espectador, por meio de provocações estético-artísticas que busquem a sensibilização do olhar desse espectador para o espetáculo Se bicho eu pudesse ser, construído a partir de uma oficina, ministrada por mim, para professoras da rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG. A investigação se instaura a partir da interação da criança-espectadora com o espetáculo, em três etapas: antes, durante e depois da encenação – desmontagem cênica. Estabelecemos diálogos com os autores que pesquisam a formação do espectador no contexto escolar (DESGRANGES, 2003, 2006, 2017; GUÉNOUN, 2004; KOUDELA, 2010; PUPO, 2012, 2015). Para a mediação com os alunos-espectadores, usamos o sistema de jogos teatrais, de Viola Spolin (1979, 2001, 2004 e 2007), como recurso metodológico para elencar as ações da etapa anterior e posterior da apresentação, a partir do conceito criado por ela de nome fisicalização. Diante desses pressupostos, objetivamos fazer desta ação uma experiência estética e poética em que os espectadores percebam-se como potenciais cocriadores, e não meros observadores das apresentações a que assistam na escola. Tal desafio demonstrou ser motivador de ricas conexões entre quem encena e quem aprecia e produz pensamentos – a partir do que viu –, resultando em uma experiência significativa para ambos. Com esta pesquisa, pudemos perceber que o espectador, devidamente incentivado, pode se aproximar bastante de um diálogo mais rico com a linguagem presente no espetáculo, percebendo-se como elemento importante nesse processo de mediação teatral. Esperamos ainda poder contribuir com uma apreciação teatral que desvela os procedimentos do fazer artístico, em busca de uma leitura mais dialógica do referido espetáculo, e, também, redimensionar a relação do grupo de contadores de histórias e a escola em novos entendimentos do que pode ser o Teatro voltado para a Educação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T13:02:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19T13:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48181
url http://hdl.handle.net/1843/48181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48181/1/Trabalho%20de%20conclus%c3%a3o%20ProfArtes%20Cristiano%20Antonio%20Fernandes%20Barbosa%202018.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48181/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c243039e1c3f1f4cbcc8f5a755fc8b
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677421256114176