A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Veronica Mendes Pereira
Orientador(a): Ana Maria Rabelo Gomes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGYP
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a circulação da cultura nas escolas Xakriabá, a partir da implementação e da contínua expansão da escolarização no território indígena desse povo. Nesse processo, os professores de Uso do Território, de Práticas Culturais, de Arte e os professores de Cultura nos interessam mais detidamente, por serem eles os responsáveis por essa circulação. O professor de Cultura compõe uma modalidade profissional instituída nas escolas indígenas Xakriabá, a partir de 2005, e é o ator, entre os outros citados, o que nos interessa ainda mais, pela função singular e estratégica que assume, com relação à circulação da cultura. A opção teórico-metodológica foi uma investigação etnográfica, através da qual se buscou explicitar essa circulação. Concluímos que a cultura vem se firmando como elemento central nas escolas Xakriabá, e que a presença desses professores corrobora esse fato. Nesse sentido, a escola tem sido, e cada vez mais, o lócus para que tal circulação aconteça. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixam claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a cultura. E, dessa forma, a escola passa a ser, também, espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá e, a partir de tal categoria, pleitear direitos.
id UFMG_46281c77e0568e47c7a47e4c3ecc61b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JGGYP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Maria Rabelo GomesVeronica Mendes Pereira2019-08-12T12:20:54Z2019-08-12T12:20:54Z2013-02-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGYPO objetivo desta pesquisa é analisar a circulação da cultura nas escolas Xakriabá, a partir da implementação e da contínua expansão da escolarização no território indígena desse povo. Nesse processo, os professores de Uso do Território, de Práticas Culturais, de Arte e os professores de Cultura nos interessam mais detidamente, por serem eles os responsáveis por essa circulação. O professor de Cultura compõe uma modalidade profissional instituída nas escolas indígenas Xakriabá, a partir de 2005, e é o ator, entre os outros citados, o que nos interessa ainda mais, pela função singular e estratégica que assume, com relação à circulação da cultura. A opção teórico-metodológica foi uma investigação etnográfica, através da qual se buscou explicitar essa circulação. Concluímos que a cultura vem se firmando como elemento central nas escolas Xakriabá, e que a presença desses professores corrobora esse fato. Nesse sentido, a escola tem sido, e cada vez mais, o lócus para que tal circulação aconteça. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixam claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a cultura. E, dessa forma, a escola passa a ser, também, espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá e, a partir de tal categoria, pleitear direitos.This researchs objective is to analyze the culture circulation at Xakriabás schools, through the implementation and the continuous expansion of the schooling at this populations indigenous territories. During this process, we have special interest in the teachers of the disciplines Territory use, Cultural practices, Art and Culture for they are the responsibles for this circulation. The Culture teacher composes an instituted professional modality at Xakriabás indigenous schools, beginning at 2005, and is the performer, between the others mentioned, which interests us even more, for his singular and strategic assumed function, regarding the culture circulation. The theoretical-methodological option was an ethnographical investigation, through which it was sought to explain this circulation. We conclude that the culture is fixing itself as a central element in Xakriaba´s schools and that those teacher´s presence supports this fact. In that sense, the school is being more and more the place for that circulation to happen. The institution, as the teacher´s practices, enlight the intention and the presence of a renewal of the school´s place among the Xakriabá: a place to circulate it´s culture and the culture. And, this way, the school becomes, also, a space to show others Xakriabá´s indianity and, from such category, to plead rights.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas  Aspectos sociais  ÍndiosCulturaEducação escolar indígenaCulturaEscolaA circulação da cultura na escola indigena Xakriabáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_finl_ssima_mar_o_2014.pdfapplication/pdf2652359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/1/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf2f347136ba7160fc73b65b949d369167MD51TEXTtese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txttese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain337701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/2/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txt3d17a7dc8b26d7ce6e407996868b0fddMD521843/BUOS-9JGGYP2019-11-14 17:46:53.993oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JGGYPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:46:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
title A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
spellingShingle A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
Veronica Mendes Pereira
Educação escolar indígena
Cultura
Escola
Escolas  Aspectos sociais  
Índios
Cultura
title_short A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
title_full A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
title_fullStr A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
title_full_unstemmed A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
title_sort A circulação da cultura na escola indigena Xakriabá
author Veronica Mendes Pereira
author_facet Veronica Mendes Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Veronica Mendes Pereira
contributor_str_mv Ana Maria Rabelo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Cultura
Escola
topic Educação escolar indígena
Cultura
Escola
Escolas  Aspectos sociais  
Índios
Cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas  Aspectos sociais  
Índios
Cultura
description O objetivo desta pesquisa é analisar a circulação da cultura nas escolas Xakriabá, a partir da implementação e da contínua expansão da escolarização no território indígena desse povo. Nesse processo, os professores de Uso do Território, de Práticas Culturais, de Arte e os professores de Cultura nos interessam mais detidamente, por serem eles os responsáveis por essa circulação. O professor de Cultura compõe uma modalidade profissional instituída nas escolas indígenas Xakriabá, a partir de 2005, e é o ator, entre os outros citados, o que nos interessa ainda mais, pela função singular e estratégica que assume, com relação à circulação da cultura. A opção teórico-metodológica foi uma investigação etnográfica, através da qual se buscou explicitar essa circulação. Concluímos que a cultura vem se firmando como elemento central nas escolas Xakriabá, e que a presença desses professores corrobora esse fato. Nesse sentido, a escola tem sido, e cada vez mais, o lócus para que tal circulação aconteça. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixam claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a cultura. E, dessa forma, a escola passa a ser, também, espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá e, a partir de tal categoria, pleitear direitos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:20:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGYP
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGYP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/1/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JGGYP/2/tese_finl_ssima_mar_o_2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f347136ba7160fc73b65b949d369167
3d17a7dc8b26d7ce6e407996868b0fdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890867521519616