Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Marcela Fulanete Correa
Orientador(a): Claudia Cardoso Martins
Banca de defesa: Claudia Nascimento Guaraldo Justi, Francis Ricardo dos Reis Justi, Tatiana Cury Pollo, Angela Maria Vieira Pinheiro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NUFMX
Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em examinar a contribuição independente da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para as habilidades de leitura e escrita de jovens e adultos com baixa escolaridade. Ao contrário do que ocorre entre crianças, a contribuição dessas habilidades cognitivas para a leitura e a escrita de jovens e adultos tem recebido menos atenção dos pesquisadores. Dois estudos empíricos foram realizados para atender esse objetivo. No primeiro estudo, a contribuição relativa da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida foi avaliada em uma amostra composta por 72 jovens e adultos inscritos em programas de alfabetização. Os resultados desse estudo indicaram que apesar da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida terem contribuído de maneira significativa e independente para a acurácia de leitura, apenas a consciência fonológica explicou uma porção significativa das variações na escrita. O segundo estudo incluiu em sua amostra 100 jovens e adultos inscritos em fases mais avançadas de programas de educação básica. Os resultados indicaram que a consciência fonológica foi um preditor importante da acurácia de leitura e da escrita de palavras, ao passo que a nomeação seriada rápida associou-se estreitamente com a fluência de leitura de palavras e pseudopalavras. Juntos, os resultados desses estudos estendem os encontrados entre crianças e sugerem que a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida configuram duas fontes importantes de variações na aprendizagem da leitura e da escrita por jovens e adultos. Esses resultados, no entanto, questionam (1) a hipótese de que em ortografias mais regulares a nomeação seriada rápida desempenha um papel mais importante do que a consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita e (2) a hipótese de que a nomeação seriada rápida contribui mais do que a consciência fonológica para a codificação ortográfica. Esse trabalho também teve como objetivo investigar o desenvolvimento conhecimento ortográfico de jovens e adultos com diferentes níveis de escolaridade. Para tanto, um novo estudo empírico foi realizado. Esse estudo incluiu em sua amostra 26 adultos em classes iniciais do primeiro segmento do ensino fundamental e 26 crianças emparelhadas aos adultos pela habilidade de ler palavras. O estudo incluiu ainda 79 adultos em classes finais do primeiro segmento do ensino fundamental e 79 crianças com o mesmo nível de leitura. Os resultados mostraram que os adultos são sensíveis às regras de correspondência fonema-grafema desde o início do processo de educação formal e, tal como as crianças, baseiam-se no uso dessas correspondências para aprender a escrever. Contudo, ao contrário das crianças, os adultos apresentam dificuldades quando as regras são de natureza morfossintática.
id UFMG_48f112b7af39c1c41c49fdaa40e0d385
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NUFMX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudia Cardoso MartinsClaudia Nascimento Guaraldo JustiFrancis Ricardo dos Reis JustiTatiana Cury PolloAngela Maria Vieira PinheiroMarcela Fulanete Correa2019-08-12T17:08:38Z2019-08-12T17:08:38Z2013-11-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NUFMXO objetivo desse trabalho consistiu em examinar a contribuição independente da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para as habilidades de leitura e escrita de jovens e adultos com baixa escolaridade. Ao contrário do que ocorre entre crianças, a contribuição dessas habilidades cognitivas para a leitura e a escrita de jovens e adultos tem recebido menos atenção dos pesquisadores. Dois estudos empíricos foram realizados para atender esse objetivo. No primeiro estudo, a contribuição relativa da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida foi avaliada em uma amostra composta por 72 jovens e adultos inscritos em programas de alfabetização. Os resultados desse estudo indicaram que apesar da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida terem contribuído de maneira significativa e independente para a acurácia de leitura, apenas a consciência fonológica explicou uma porção significativa das variações na escrita. O segundo estudo incluiu em sua amostra 100 jovens e adultos inscritos em fases mais avançadas de programas de educação básica. Os resultados indicaram que a consciência fonológica foi um preditor importante da acurácia de leitura e da escrita de palavras, ao passo que a nomeação seriada rápida associou-se estreitamente com a fluência de leitura de palavras e pseudopalavras. Juntos, os resultados desses estudos estendem os encontrados entre crianças e sugerem que a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida configuram duas fontes importantes de variações na aprendizagem da leitura e da escrita por jovens e adultos. Esses resultados, no entanto, questionam (1) a hipótese de que em ortografias mais regulares a nomeação seriada rápida desempenha um papel mais importante do que a consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita e (2) a hipótese de que a nomeação seriada rápida contribui mais do que a consciência fonológica para a codificação ortográfica. Esse trabalho também teve como objetivo investigar o desenvolvimento conhecimento ortográfico de jovens e adultos com diferentes níveis de escolaridade. Para tanto, um novo estudo empírico foi realizado. Esse estudo incluiu em sua amostra 26 adultos em classes iniciais do primeiro segmento do ensino fundamental e 26 crianças emparelhadas aos adultos pela habilidade de ler palavras. O estudo incluiu ainda 79 adultos em classes finais do primeiro segmento do ensino fundamental e 79 crianças com o mesmo nível de leitura. Os resultados mostraram que os adultos são sensíveis às regras de correspondência fonema-grafema desde o início do processo de educação formal e, tal como as crianças, baseiam-se no uso dessas correspondências para aprender a escrever. Contudo, ao contrário das crianças, os adultos apresentam dificuldades quando as regras são de natureza morfossintática.The purpose of this study was to evaluate the independent contribution of phonological awareness and rapid serial naming to reading and spelling abilities of youth and adults with low literacy skills. In contrast to what has been done with children, the contribution of these cognitive skills to reading and spelling acquisition by young and adults has received less attention from researchers. Two empirical studies were conducted to attend this objective. In the first study, the relative contribution of phonological awareness and rapid serial naming was evaluated in a sample of 72 youth and adults enrolled in a literacy acquisition program. The results indicated that although phonological awareness and rapid serial naming have contributed significantly and independently to reading accuracy, just phonological awareness explained the variations in spelling. In the second study, 100 youth and adults enrolled in advanced phases of education programs were included in the sample. The results indicated that phonological awareness was a significant predictor of word reading and spelling accuracy, while rapid serial naming was strongly associated with word and nonword reading fluency. Together, these findings extend those found among children and indicate that phonological awareness and rapid serial naming are two important sources of variation in reading and spelling acquisition by young and adults.These results, however, question (1) the hypothesis that rapid serial naming are more important than phonological awareness to reading and spelling acquisition in orthography characterized by consistent letter-sound relations, and (2) the hypothesis that rapid serial naming contributes more than phonological awareness for orthographic coding. This work also aimed to examine the development of orthographic skills in adults with different levels of education. To this end, a new empirical study was conducted. This study included 26 adults at the beginning phases of a literacy program and 26 children individually matched with the adults for the ability to read words. The study also included 79 adults enrolled in more advanced literacy classes and 79 children with the same reading level. Results indicated that, similar to children, adults are sensitive to grapho-phonological patterns in words from the beginning of literacy acquisition. On the other hand, they are less sensitive to morphosyntactic orthographic rules than children of the same reading level.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConsciência fonológicaAlfabetizaçãoAprendizagemPsicologiaNomeação seriada rápidaConhecimento ortográficoLeituraConsciência fonológicaAlfabetização de jovens e adultosEscritaCorrelatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcela_fulanete_corr_a.pdfapplication/pdf963711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NUFMX/1/marcela_fulanete_corr_a.pdf0b5219fe63e2ac26fa84282716ea1c72MD51TEXTmarcela_fulanete_corr_a.pdf.txtmarcela_fulanete_corr_a.pdf.txtExtracted texttext/plain242144https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NUFMX/2/marcela_fulanete_corr_a.pdf.txt9e9af11074444f1fc3290523bab6ba52MD521843/BUOS-9NUFMX2020-01-29 14:23:28.874oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NUFMXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T17:23:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
title Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
spellingShingle Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
Marcela Fulanete Correa
Nomeação seriada rápida
Conhecimento ortográfico
Leitura
Consciência fonológica
Alfabetização de jovens e adultos
Escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Aprendizagem
Psicologia
title_short Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
title_full Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
title_fullStr Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
title_full_unstemmed Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
title_sort Correlatos cognitivos da habilidade de leitura e escrita de jovens e adultos brasileiros pouco escolarizados
author Marcela Fulanete Correa
author_facet Marcela Fulanete Correa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Cardoso Martins
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Nascimento Guaraldo Justi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francis Ricardo dos Reis Justi
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tatiana Cury Pollo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Angela Maria Vieira Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcela Fulanete Correa
contributor_str_mv Claudia Cardoso Martins
Claudia Nascimento Guaraldo Justi
Francis Ricardo dos Reis Justi
Tatiana Cury Pollo
Angela Maria Vieira Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Nomeação seriada rápida
Conhecimento ortográfico
Leitura
Consciência fonológica
Alfabetização de jovens e adultos
Escrita
topic Nomeação seriada rápida
Conhecimento ortográfico
Leitura
Consciência fonológica
Alfabetização de jovens e adultos
Escrita
Consciência fonológica
Alfabetização
Aprendizagem
Psicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Consciência fonológica
Alfabetização
Aprendizagem
Psicologia
description O objetivo desse trabalho consistiu em examinar a contribuição independente da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para as habilidades de leitura e escrita de jovens e adultos com baixa escolaridade. Ao contrário do que ocorre entre crianças, a contribuição dessas habilidades cognitivas para a leitura e a escrita de jovens e adultos tem recebido menos atenção dos pesquisadores. Dois estudos empíricos foram realizados para atender esse objetivo. No primeiro estudo, a contribuição relativa da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida foi avaliada em uma amostra composta por 72 jovens e adultos inscritos em programas de alfabetização. Os resultados desse estudo indicaram que apesar da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida terem contribuído de maneira significativa e independente para a acurácia de leitura, apenas a consciência fonológica explicou uma porção significativa das variações na escrita. O segundo estudo incluiu em sua amostra 100 jovens e adultos inscritos em fases mais avançadas de programas de educação básica. Os resultados indicaram que a consciência fonológica foi um preditor importante da acurácia de leitura e da escrita de palavras, ao passo que a nomeação seriada rápida associou-se estreitamente com a fluência de leitura de palavras e pseudopalavras. Juntos, os resultados desses estudos estendem os encontrados entre crianças e sugerem que a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida configuram duas fontes importantes de variações na aprendizagem da leitura e da escrita por jovens e adultos. Esses resultados, no entanto, questionam (1) a hipótese de que em ortografias mais regulares a nomeação seriada rápida desempenha um papel mais importante do que a consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita e (2) a hipótese de que a nomeação seriada rápida contribui mais do que a consciência fonológica para a codificação ortográfica. Esse trabalho também teve como objetivo investigar o desenvolvimento conhecimento ortográfico de jovens e adultos com diferentes níveis de escolaridade. Para tanto, um novo estudo empírico foi realizado. Esse estudo incluiu em sua amostra 26 adultos em classes iniciais do primeiro segmento do ensino fundamental e 26 crianças emparelhadas aos adultos pela habilidade de ler palavras. O estudo incluiu ainda 79 adultos em classes finais do primeiro segmento do ensino fundamental e 79 crianças com o mesmo nível de leitura. Os resultados mostraram que os adultos são sensíveis às regras de correspondência fonema-grafema desde o início do processo de educação formal e, tal como as crianças, baseiam-se no uso dessas correspondências para aprender a escrever. Contudo, ao contrário das crianças, os adultos apresentam dificuldades quando as regras são de natureza morfossintática.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T17:08:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T17:08:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NUFMX
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NUFMX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NUFMX/1/marcela_fulanete_corr_a.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NUFMX/2/marcela_fulanete_corr_a.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b5219fe63e2ac26fa84282716ea1c72
9e9af11074444f1fc3290523bab6ba52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677141523300352