Coaching instrucional: uma experiência promissora para a formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Alex Garcia da Cunha
Orientador(a): Laura Stella Miccoli
Banca de defesa: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva, Deise Prina Dutra, Ana Maria Ferreira Barcelos, Vera Lúcia Teixeira da Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9MQQJP
Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, investigou o coaching instrucional (Barkley, 2005; Knight, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009) na formação continuada em serviço de professores de línguas estrangeiras, neste caso, de língua inglesa, no Brasil. Teve como fonte de dados experiências de uma professora de inglês da rede pública que buscou implantar o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (Richards, 2006) com a colaboração de um coach instrucional, doutorando em Linguística Aplicada, em uma turma do ensino fundamental. Essa professora possuía, então, baixo desempenho linguístico-comunicativo em inglês e abordagem de ensinar pautada em gramática-tradução. A oferta do coaching instrucional e a coleta de dados aconteceram de março de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de gravações em áudio, entrevistas semiestruturadas, questionários e documentos relacionados ao escopo da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz do construto teórico de experiência (Gelter, 2010; Miccoli, 1997, 2010). Os resultados foram promissores: o coaching instrucional contribuiu para que a professora desenvolvesse tanto sua abordagem de ensino quanto seu desempenho linguístico-comunicativo em inglês. Ademais, contribuiu para a melhoria da relação entre a professora e seus alunos. A tese pontua a necessidade de professores mais bem preparados para a docência de línguas estrangeiras inglês no Brasil e propõe o coaching instrucional como abordagem eficaz para a formação continuada em serviço.
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