Entre o "cá" e o "lá": educação e trabalho na vida dos jovens migrantes do Alto Jequitinhonha, MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Conceicao Aparecida Luciano
Orientador(a): Maria de Fatima Almeida Martins
Banca de defesa: Joao Valdir Alves de Souza, Maria das Graças Paula
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FVGQT
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre trabalho e educação na vida dos jovens rurais, migrantes sazonais do Alto Jequitinhonha, que vão se empregar no corte de cana em São Paulo e outras regiões do Brasil, nas grandes usinas produtoras de álcool e açúcar. Migrantes, permanentemente temporários, passam de 8 a 9 meses nas usinas cortando cana, repetindo a mesma trajetória dos pais, em relações de trabalho cada vez mais precárias e subumanas. Estes fazem parte do grande contingente de reserva de mão de obra, fragilizados política e socialmente, disputando sempre os postos de trabalho mais precários do setor de serviços com migrantes de outras regiões. Sendo assim, a pergunta que o presente trabalho se propôs a responder é como esses jovens do Jequitinhonha percebem-se em suas trajetórias. Como esses jovens compreendem a educação formal (escola) e informal (família) que receberam e o impacto destas na vida profissional. O saber recebido dos pais para a lida na terra potencializa-os em outras profissões ou é um saber que só poderá ser utilizado na região de origem? Quais as aspirações desses jovens no que tange ao futuro profissional? Em seus projetos de futuro está incluída uma nova capacitação profissional? Para responder a estas perguntas a pesquisa baseou-se em observação com predominância de dados qualitativos. A entrevista semiestruturada foi a principal técnica de coleta de dados por ser um espaço legítimo na produção do conhecimento, permitindo uma relação dialógica entre entrevistado e pesquisador. A análise de conteúdo foi usada para interpretação das entrevistas. Através da pesquisa de campo e da coleta de dados podemos compreender que os jovens rurais migrantes não incluem a escola em seus projetos profissionais de futuro, o trabalho é a única possibilidade de ascensão social e não a escola. Esses jovens têm como maior sonho morar no Jequitinhonha e conseguir um trabalho nos arredores da região, perto da roça, já que a atividade rural não é tida como possibilidade de sobrevivência. O referencial teórico teve a obra de Candido (1975); Durhan (1978); Martins (1975, 1986, 1991, 2002, 2012) Woortmann (1984, 1990) Carneiro (1998, 2007, 2009) dentre outros, como os principais interlocutores, por serem os grandes pensadores da questão rural no Brasil.
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Sendo assim, a pergunta que o presente trabalho se propôs a responder é como esses jovens do Jequitinhonha percebem-se em suas trajetórias. Como esses jovens compreendem a educação formal (escola) e informal (família) que receberam e o impacto destas na vida profissional. O saber recebido dos pais para a lida na terra potencializa-os em outras profissões ou é um saber que só poderá ser utilizado na região de origem? Quais as aspirações desses jovens no que tange ao futuro profissional? Em seus projetos de futuro está incluída uma nova capacitação profissional? Para responder a estas perguntas a pesquisa baseou-se em observação com predominância de dados qualitativos. A entrevista semiestruturada foi a principal técnica de coleta de dados por ser um espaço legítimo na produção do conhecimento, permitindo uma relação dialógica entre entrevistado e pesquisador. A análise de conteúdo foi usada para interpretação das entrevistas. Através da pesquisa de campo e da coleta de dados podemos compreender que os jovens rurais migrantes não incluem a escola em seus projetos profissionais de futuro, o trabalho é a única possibilidade de ascensão social e não a escola. Esses jovens têm como maior sonho morar no Jequitinhonha e conseguir um trabalho nos arredores da região, perto da roça, já que a atividade rural não é tida como possibilidade de sobrevivência. O referencial teórico teve a obra de Candido (1975); Durhan (1978); Martins (1975, 1986, 1991, 2002, 2012) Woortmann (1984, 1990) Carneiro (1998, 2007, 2009) dentre outros, como os principais interlocutores, por serem os grandes pensadores da questão rural no Brasil.The following research has as an objective to analyse the relationship between work and training in the lives of rural youth, seasonal migrants Alto Jequitinhonha that will employ cutting sugar cane in São Paulo and other regions of Brazil, in large mills producing sugar and alcohol. Migrants permanently temporary pass 8-9 months in a cut cane plants, repeating the same trajectory of parents, labor relations increasingly precarious and inhuman. These are part of the large contingent of reserve labor workforce, weakened politically and socially, always vying for jobs more precarious service sector with migrants from other regions. Thus, the question that this paper set out to answer is how these young Jequitinhonha perceive themselves in their careers. As these young people understand the formal (school) and informal (family) who received and their impact on life. The knowledge received from parent to read in the earth expands in other professions or is a knowledge that can only be used in the region of origin? What are the aspirations of young people regarding the professional future? In their future projects included is a new professional qualification? To answer these questions the research was based on observation predominantly qualitative data. A semi-structured interview was the primary data collection technique to be a legitimate space in the production of knowledge, allowing a dialogical relationship between respondent and researcher. Content analysis was used for the interviews. Through field research and data collection can understand that young rural migrants do not include the school in their professional projects for future work is the only possibility of social mobility and not the school, these young people have to live in the greatest dream Jequitinhonha and get a job outside the area, near the plantation, since rural activity is not seen as chance of survival. The theoretical framework was the work of Candido (1975); Durhan (1978), Martins (1975, 1986, 1991, 2002, 2012) Woortmann (1984, 1990) Carneiro (1998, 2007, 2009) among others, as key interlocutors because they are the great thinkers of rural issues in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJuventude rural  Escolas  Aspectos sociais  EducaçãoAgricultura familiarMigraçãoJuventudeAgricultura familiarMigraçãoEscolaEntre o "cá" e o "lá": educação e trabalho na vida dos jovens migrantes do Alto Jequitinhonha, MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprojeto_final_4.pdfapplication/pdf1195907https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FVGQT/1/projeto_final_4.pdfed0c8a27285669f7542449c4b608e864MD51TEXTprojeto_final_4.pdf.txtprojeto_final_4.pdf.txtExtracted texttext/plain323287https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FVGQT/2/projeto_final_4.pdf.txt3ed35d8e5dd3cccd98721ec1a85ba5e1MD521843/BUBD-9FVGQT2019-11-14 14:57:49.692oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FVGQTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:57:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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