A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9CRHD3 |
Resumo: | O foco desta dissertação está no modo como se dá o ensino de música em um curso superior de dança do Estado de São Paulo. Após uma rápida pesquisa sobre a legislação específica (Diretrizes Curriculares), apresento algumas informações sobre a relação entre música e dança, inclusive sobre a relevância do ensino musical para alunos de dança. Em seguida, trago relatos de uma pesquisa de campo que indicam como esses alunos se relacionam com a música, quais as suas dificuldades e necessidades e como a educação musical se insere no curso superior de dança em questão. |
id |
UFMG_4cb9b9eb63eb45da079921e74ebd9e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9CRHD3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Walenia Marilia SilvaArnaldo Leite de AlvarengaErnani de Castro MalettaCamila de Queiroz2019-08-14T02:23:07Z2019-08-14T02:23:07Z2013-08-29http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9CRHD3O foco desta dissertação está no modo como se dá o ensino de música em um curso superior de dança do Estado de São Paulo. Após uma rápida pesquisa sobre a legislação específica (Diretrizes Curriculares), apresento algumas informações sobre a relação entre música e dança, inclusive sobre a relevância do ensino musical para alunos de dança. Em seguida, trago relatos de uma pesquisa de campo que indicam como esses alunos se relacionam com a música, quais as suas dificuldades e necessidades e como a educação musical se insere no curso superior de dança em questão.This dissertation is focused on how music is taught in a São Paulo States academic dance course. After a brief study on the specific legislation (Curricular Policies), I present some information about the interaction between the music and the dance arts, including the relevance of music education for dance students. Then, I introduce reports from a field research that indicates how these students connect with music, which are their difficulties and needs, and how music education is placed in the dance academic course.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica para dançaMusicaDança Estudo e ensinoEducação musicalDançaEducação musical para bailarinosMúsicaEducação musicalA Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALversao_final_4.pdfapplication/pdf2760731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9CRHD3/1/versao_final_4.pdfbbc9125e2496e47c5dda41e923727cacMD51TEXTversao_final_4.pdf.txtversao_final_4.pdf.txtExtracted texttext/plain266670https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9CRHD3/2/versao_final_4.pdf.txt1db436f3a3f31e34ef138cc8caaa2315MD521843/AAGS-9CRHD32019-11-14 10:29:45.672oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9CRHD3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:29:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
title |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
spellingShingle |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades Camila de Queiroz Dança Educação musical para bailarinos Música Educação musical Musica para dança Musica Dança Estudo e ensino Educação musical |
title_short |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
title_full |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
title_fullStr |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
title_full_unstemmed |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
title_sort |
A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades |
author |
Camila de Queiroz |
author_facet |
Camila de Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Walenia Marilia Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ernani de Castro Maletta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camila de Queiroz |
contributor_str_mv |
Walenia Marilia Silva Arnaldo Leite de Alvarenga Ernani de Castro Maletta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação musical para bailarinos Música Educação musical |
topic |
Dança Educação musical para bailarinos Música Educação musical Musica para dança Musica Dança Estudo e ensino Educação musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica para dança Musica Dança Estudo e ensino Educação musical |
description |
O foco desta dissertação está no modo como se dá o ensino de música em um curso superior de dança do Estado de São Paulo. Após uma rápida pesquisa sobre a legislação específica (Diretrizes Curriculares), apresento algumas informações sobre a relação entre música e dança, inclusive sobre a relevância do ensino musical para alunos de dança. Em seguida, trago relatos de uma pesquisa de campo que indicam como esses alunos se relacionam com a música, quais as suas dificuldades e necessidades e como a educação musical se insere no curso superior de dança em questão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T02:23:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T02:23:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9CRHD3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9CRHD3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9CRHD3/1/versao_final_4.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9CRHD3/2/versao_final_4.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbc9125e2496e47c5dda41e923727cac 1db436f3a3f31e34ef138cc8caaa2315 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589863401848832 |