Ansiedade na performance musical e o papel do educador
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3 |
Resumo: | Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação. |
id |
UFMG_55075b5a835fb79699405be46ead75a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B56GG3 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauricio Freire GarciaAntonio Carlos GuimaraesArtur Andres RibeiroFelipe Mancz2019-08-14T13:45:41Z2019-08-14T13:45:41Z2018-08-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação.Through a questionnaire, this study gathered information concerning Projeto Guris (under Santa Marcelina Organizations management) voice and instrument teachers knowledge and perception about their students musical performance anxiety. The teachers answered what they knew about the subject and whether they perceived anxious students in classroom or during a concert. They answered that they had some knowledge about musical performance anxiety and that they find this situation among their students both in classes and in concerts. They also informed what strategies they used in order to cope with the students performance anxiety, in those cases when they decided to act against the situationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaperformance musicalansiedadepedagogia da performanceAnsiedade na performance musical e o papel do educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdfapplication/pdf1616376https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/1/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf7d548fb241f49c09db121581de8ad69cMD51TEXTmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txtmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txtExtracted texttext/plain161625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/2/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txteeb2e33b742b3f3a641efaa37ba1f60dMD521843/AAGS-B56GG32019-11-14 13:45:45.45oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B56GG3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
title |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
spellingShingle |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador Felipe Mancz performance musical ansiedade pedagogia da performance Musica |
title_short |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
title_full |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
title_fullStr |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
title_full_unstemmed |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
title_sort |
Ansiedade na performance musical e o papel do educador |
author |
Felipe Mancz |
author_facet |
Felipe Mancz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauricio Freire Garcia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Carlos Guimaraes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Artur Andres Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Mancz |
contributor_str_mv |
Mauricio Freire Garcia Antonio Carlos Guimaraes Artur Andres Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performance musical ansiedade pedagogia da performance |
topic |
performance musical ansiedade pedagogia da performance Musica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Musica |
description |
Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T13:45:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T13:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/1/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/2/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d548fb241f49c09db121581de8ad69c eeb2e33b742b3f3a641efaa37ba1f60d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891044399513600 |