Ansiedade na performance musical e o papel do educador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Felipe Mancz
Orientador(a): Mauricio Freire Garcia
Banca de defesa: Antonio Carlos Guimaraes, Artur Andres Ribeiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3
Resumo: Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação.
id UFMG_55075b5a835fb79699405be46ead75a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B56GG3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mauricio Freire GarciaAntonio Carlos GuimaraesArtur Andres RibeiroFelipe Mancz2019-08-14T13:45:41Z2019-08-14T13:45:41Z2018-08-24http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação.Through a questionnaire, this study gathered information concerning Projeto Guris (under Santa Marcelina Organizations management) voice and instrument teachers knowledge and perception about their students musical performance anxiety. The teachers answered what they knew about the subject and whether they perceived anxious students in classroom or during a concert. They answered that they had some knowledge about musical performance anxiety and that they find this situation among their students both in classes and in concerts. They also informed what strategies they used in order to cope with the students performance anxiety, in those cases when they decided to act against the situationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaperformance musicalansiedadepedagogia da performanceAnsiedade na performance musical e o papel do educadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdfapplication/pdf1616376https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/1/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf7d548fb241f49c09db121581de8ad69cMD51TEXTmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txtmancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txtExtracted texttext/plain161625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/2/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txteeb2e33b742b3f3a641efaa37ba1f60dMD521843/AAGS-B56GG32019-11-14 13:45:45.45oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B56GG3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:45:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ansiedade na performance musical e o papel do educador
title Ansiedade na performance musical e o papel do educador
spellingShingle Ansiedade na performance musical e o papel do educador
Felipe Mancz
performance musical
ansiedade
pedagogia da performance
Musica
title_short Ansiedade na performance musical e o papel do educador
title_full Ansiedade na performance musical e o papel do educador
title_fullStr Ansiedade na performance musical e o papel do educador
title_full_unstemmed Ansiedade na performance musical e o papel do educador
title_sort Ansiedade na performance musical e o papel do educador
author Felipe Mancz
author_facet Felipe Mancz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauricio Freire Garcia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Carlos Guimaraes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Artur Andres Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Mancz
contributor_str_mv Mauricio Freire Garcia
Antonio Carlos Guimaraes
Artur Andres Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv performance musical
ansiedade
pedagogia da performance
topic performance musical
ansiedade
pedagogia da performance
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description Através de um questionário auto aplicado, este estudo levantou informações a respeito dos professores de instrumento e canto do Projeto Guri, sob gestão da organização Santa Marcelina, no que diz respeito à ansiedade de performance musical dos seus alunos. Os professores responderam sobre seu conhecimento no tema e foram indagados se eles percebem a ansiedade de performance de seus alunos no ambiente de sala de aula e no ambiente de apresentação com público. Foi possível perceber que os professores possuem certo conhecimento acerca da ansiedade de performance musical e que eles percebem essa situação em seus alunos tanto em sala de aula, quanto em apresentações. Foram coletadas também as estratégias que esses professores utilizam quando se deparam com alunos ansiosos para executar música, nos casos em que os professores decidiam atuar frente à situação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:45:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B56GG3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/1/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B56GG3/2/mancz__felipe__garcia__maur_cio_freire___ansiedade_na_perfor.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d548fb241f49c09db121581de8ad69c
eeb2e33b742b3f3a641efaa37ba1f60d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891044399513600