A representação social da AIDS construída a partir das informações vinculadas aos jornais diários: análise da cobertura sobre a AIDS no jornal "Estado de Minas"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1997
Autor(a) principal: Adriana Machado Simoes
Orientador(a): Suzy de Souza Queiroz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-984QZF
Resumo: Ao iformar sobre o mundo o jornal o faz através de um recorte que passa por diversas escolhas. Essas escolhas acabam por determinar a representação social da impresa sobre os mais diversos assuntos. Partindo do problema colocado acima, este trabalho tem como tema a representação social da imprensa sobre a AIDS - Sindrome de Imunodeficiência Adquirida. Busca, através da ánalise da cobertura sobre a doença no jornal "Estado de Minas", no periodo de 1984 a 1995, responder a duas questões: que tipo de informação esta sendo levada ao leitor e qual é a relação entre a representação da AIDS contruida a partir da imprensa e a representação cientifica da doença. Ou seja, "oque" e "como" o jornal informa. Utilizou-se da "grounded theory", método proposto para o tratamento qualitativo dos dados, em que a teoria é contruida a partir do próprio dado e o cientista e incentivado a ser o seu próprio metodologista. A comparação e os principios básicos da triangulação fora,m os meios de validação utilizados para verificar a analise realizada. Definindo informção como um processo que envolve três momentos - informação potencial, informação consolidada e informação transformada em conhecimento - este trabalho procurou analisar as informações contidas na noticias. Esses conceitos, por sua vez, foram agrupados em quatro categorias: editora, categoria de exposição ao virus, temas abordados e aspectos subjetivos das matérias. A fragmentação das notícias, a desinformação de alguns jornalistas, as contradições e abrangência da prória doença, além de problemas relacionados as fontes de informação a que têm acesso os jornalistas e a edição das páginas dos jornais, levaram à conclusão de que a imprensa não está apta a oferecer uma educação formal sobre a AIDS, que leve efetivamente a uma mudança de comportamento, apesar do jornal apresentar notícias abranngentes, frequentemente, bem distribuidas, inforamativas e contemporâneas, considerando-se os temas abordados, ainda que não reflitam os números oficiais da doença, considerando-se as categorias de exposição ao virus da AIDS.
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