Experiências, Emoções e Transformações na Educação Continuada: Um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Hilda Simone Henriques Coelho
Orientador(a): Laura Stella Miccoli
Banca de defesa: Maria Helena Vieira Abrahão, Rodrigo Camargo Aragão, Maria Raquel de Andrade Bambirra, Deise Prina Dutra
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5QQD
Resumo: Este estudo de caso teve como objetivo investigar e compreender as experiências e emoções de professoras participantes no contexto do Projeto de Educação Continuada para Professores de Língua Inglesa (PECPLI). Mais especificamente, procurou-se identificar a influência das experiências e emoções vivenciadas no PECPLI sobre o relato das experiências enquanto professoras na escola pública, evidenciando as transformações nos domínios fisiológico, relacional e pedagógico das professoras. O referencial teórico teve como base os estudos sobre experiências (MICCOLI, 2006, 2007a, 2007b, 2008 e 2010) e sobre emoções (HARGREAVES, 1998; SUTTON & WHEATLEY, 2003; ZEMBYLAS 2004; IMAI, 2010). Além desses autores, de um modo particular, a análise dos dados foi orientada pelos mecanismos explicativos apresentados na Biologia do Conhecer, por Humberto Maturana. Os dados que serviram para análise neste trabalho foram obtidos através da consulta aos documentos arquivados no PECPLI no período de 2004 até final de 2009. Os resultados revelaram dois momentos distintos no projeto. O primeiro, de 2004 ao final de 2006, serviu para o compartilhamento de experiências, levantamento de crenças e questionamento em relação ao contexto de prática. No segundo momento, de 2007 a 2009, a emoção de acolhimento e aceitação vivenciada no PECPLI passa a configurar um novo domínio de ação, no qual as professoras iniciam um processo mais aprofundado sobre a reflexão de suas práticas, imbricada no modo como constituem a aceitação de si mesmas, enquanto professoras de LI, e na aceitação dos outros, seus alunos, colegas e direção. Os resultados também evidenciam que as transformações são possíveis quando novas emoções se estabelecem gerando novos domínios de ação. Como contribuição para a área de Linguística Aplicada, este estudo traz implicações para a formação inicial e continuada de professores de LI, revelando o comprometimento do formador em propiciar oportunidades para a formação e, por sua vez, apontando o professor em formação como responsável por sua própria formação. Além do mais, o estudo ressalta a importância de se constituir o espaço da educação continuada como um domínio de compartilhamento e de escuta de experiências e emoções vivenciadas por professores.
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Além desses autores, de um modo particular, a análise dos dados foi orientada pelos mecanismos explicativos apresentados na Biologia do Conhecer, por Humberto Maturana. Os dados que serviram para análise neste trabalho foram obtidos através da consulta aos documentos arquivados no PECPLI no período de 2004 até final de 2009. Os resultados revelaram dois momentos distintos no projeto. O primeiro, de 2004 ao final de 2006, serviu para o compartilhamento de experiências, levantamento de crenças e questionamento em relação ao contexto de prática. No segundo momento, de 2007 a 2009, a emoção de acolhimento e aceitação vivenciada no PECPLI passa a configurar um novo domínio de ação, no qual as professoras iniciam um processo mais aprofundado sobre a reflexão de suas práticas, imbricada no modo como constituem a aceitação de si mesmas, enquanto professoras de LI, e na aceitação dos outros, seus alunos, colegas e direção. Os resultados também evidenciam que as transformações são possíveis quando novas emoções se estabelecem gerando novos domínios de ação. Como contribuição para a área de Linguística Aplicada, este estudo traz implicações para a formação inicial e continuada de professores de LI, revelando o comprometimento do formador em propiciar oportunidades para a formação e, por sua vez, apontando o professor em formação como responsável por sua própria formação. Além do mais, o estudo ressalta a importância de se constituir o espaço da educação continuada como um domínio de compartilhamento e de escuta de experiências e emoções vivenciadas por professores.This case study aimed at investigating and understanding the experiences and emotions of teachers participating in a Continuing Education Project for English Teachers (PECPLI). More specifically, it aimed at identifying the influence of experiences and emotions lived at PECPLI on their experiences as teachers in public school, highlighting the transformations in teachers physiological, relational and pedagogical, and the transformations in the structure of PEPCLI. The theoretical framework based on studies about experiences (MICCOLI, 2006, 2007a, 2007b, 2008 e 2010) and emotions (HARGREAVES, 1998; SUTTON & WHEATLEY, 2003; ZEMBYLAS 2004; IMAI, 2010), in addition to the studies of Humberto Maturana on the Biology of Knowing. Data were obtained through PECPLI documents from 2004-2009. The results have shown two distinct moments of the Project. The first, from 2004 through 2006, in which there was sharing of experiences, beliefs diagnosis and questioning of practice. In the second moment, from 2007 through 2009, the emotion of belonginess, and acceptance lived at PECPLI start to be the new domain of action, in which teachers begin a deeper reflection on their practices, embedded in the way they accept themselves as English teachers and in the way they accept others (their students, colleagues and supervisors). The results have also shown that transformations are possible when new emotions establish new domains of actions. This study brings implications to initial and continuing teacher education, revealing teacher educators commitment in offering opportunities for development, and also indicating the teachers themselves should be responsible for their education. In addition, the study highlights the importance of continuing education projects as the domain of sharing and listening to teachers experiences and emotions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosProfessores AtitudesLíngua inglesa Formação de professores Minas GeraisPrática reflexivaProfessores de inglês FormaçãoPrática de ensinoPECPLIBiologia do ConhecerEducação ContinuadaExperiências, Emoções e Transformações na Educação Continuada: Um Estudo de Casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1318d.pdfapplication/pdf787927https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5QQD/1/1318d.pdfa098c1ea8b52bc2fbdd29078fd9a6f48MD51TEXT1318d.pdf.txt1318d.pdf.txtExtracted texttext/plain371005https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8H5QQD/2/1318d.pdf.txt263aea551c170fd9e2b9936591558c65MD521843/DAJR-8H5QQD2019-11-14 11:44:32.371oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-8H5QQDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:44:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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