O lazer dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise das compreensões, vivências e relações sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: André de Carvalho Bandeira Mendes
Orientador(a): Ana Claudia Porfirio Couto
Banca de defesa: Heber Eustaquio de Paula, Walter Ernesto Ude Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BFJ5L
Resumo: Esta dissertação foi elaborada na busca de compreender o lazer dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira que atuam na Universidade Federal de Minas Gerais. A abordagem foi qualitativa, com caráter microssociológico e etnográfico. A metodologia utilizada foi composta pela revisão bibliográfica, análise documental, observação de campo e entrevista semiestruturada, com os dados tratados através da Análise de Conteúdo. Nesta pesquisa foi utilizada uma amostra de seis entrevistas, com os participantes tendo à época dezessete anos e residindo no município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Os fatores que delimitaram a amostra foram escolhidos pelo tempo de contrato, entre os dezesseis e dezoito anos, respectivamente a idade de entrada e desligamento da instituição, e o local de habitação considerado de extrema pobreza e precariedade, marcado pelo estigma da exclusão. Na organização da dissertação é feita a delimitação em dois momentos, com o primeiro destinado à revisão dos conceitos de juventude e adolescência a partir dos referenciais da antropologia, psicologia social e sociologia, com a constatação que esses termos devem ser analisados ao se interpretar as diversas formas de lidar com este público, pois desvelam conteúdos ideológicos que norteiam as práticas sociais. Neste primeiro momento é realizada, ainda, a revisão do conceito de lazer sob o viés crítico. O segundo momento da pesquisa é dedicado aos dados obtidos, sendo descrito o local de trabalho e as tarefas dos jovens, na procura por compreender a influência sobre o tempo disponibilizado para o lazer. Foi percebido que o lazer guarda relações complexas com o trabalho e as atividades escolares, aonde a rotina do trabalho se imbrica à do tempo disponível. É tratada a compreensão que eles têm de lazer, confirmando o mesmo como um fenômeno contextual, marcado pela vivência subjetiva e influenciado por aspectos socioculturais. São analisadas as atividades de lazer, que se apresentam como oportunidade de fruição e diversão e apontadas como desejadas, mas limitadas pelas atividades laborais e demais aspectos da vida dos jovens, como a escolarização e as relações cotidianas de sociabilidade. Foi constatado que o tempo que eles possuem para o lazer não é considerado suficiente e se mostra marcado por uma rotina opressiva, influenciando este fenômeno. Os jovens apresentaram um quadro em que o lazer não é considerado na elaboração dos projetos destinados a eles, seja pela via do trabalho ou da educação. Pelas informações obtidas e por meio da interpretação dos dados, é crível afirmar que o lazer se constitui um aspecto da cultura, marcado procura de convívio, principalmente com outros jovens, busca de autonomia e possibilidade de liberdade. O lazer surge também como possibilidade de criação de um espaço e tempo de individualidade e fruição
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Os fatores que delimitaram a amostra foram escolhidos pelo tempo de contrato, entre os dezesseis e dezoito anos, respectivamente a idade de entrada e desligamento da instituição, e o local de habitação considerado de extrema pobreza e precariedade, marcado pelo estigma da exclusão. Na organização da dissertação é feita a delimitação em dois momentos, com o primeiro destinado à revisão dos conceitos de juventude e adolescência a partir dos referenciais da antropologia, psicologia social e sociologia, com a constatação que esses termos devem ser analisados ao se interpretar as diversas formas de lidar com este público, pois desvelam conteúdos ideológicos que norteiam as práticas sociais. Neste primeiro momento é realizada, ainda, a revisão do conceito de lazer sob o viés crítico. O segundo momento da pesquisa é dedicado aos dados obtidos, sendo descrito o local de trabalho e as tarefas dos jovens, na procura por compreender a influência sobre o tempo disponibilizado para o lazer. Foi percebido que o lazer guarda relações complexas com o trabalho e as atividades escolares, aonde a rotina do trabalho se imbrica à do tempo disponível. É tratada a compreensão que eles têm de lazer, confirmando o mesmo como um fenômeno contextual, marcado pela vivência subjetiva e influenciado por aspectos socioculturais. São analisadas as atividades de lazer, que se apresentam como oportunidade de fruição e diversão e apontadas como desejadas, mas limitadas pelas atividades laborais e demais aspectos da vida dos jovens, como a escolarização e as relações cotidianas de sociabilidade. Foi constatado que o tempo que eles possuem para o lazer não é considerado suficiente e se mostra marcado por uma rotina opressiva, influenciando este fenômeno. Os jovens apresentaram um quadro em que o lazer não é considerado na elaboração dos projetos destinados a eles, seja pela via do trabalho ou da educação. Pelas informações obtidas e por meio da interpretação dos dados, é crível afirmar que o lazer se constitui um aspecto da cultura, marcado procura de convívio, principalmente com outros jovens, busca de autonomia e possibilidade de liberdade. O lazer surge também como possibilidade de criação de um espaço e tempo de individualidade e fruiçãoThis thesis was elaborated in the attempt of understanding the leisure of the young workers of Brazilian Red Cross working at Universidade Federal de Minas Gerais. My approach was qualitative with a microsociological and ethnographic character. The methodology used was composed by the bibliographical review, document analysis, field observation and semi-structured interview, with data treated by content analysis. A sample of six interviews with 17 years-old interviewees from Ribeirão das Neves city, in Minas Gerais state, was used. The delimitating factors to the sample were chosen by the contract time, ranging from sixteen to eighteen years-old, respectively the age of admittance and quitting the institution, and place of residence, considered of extreme poverty, characterized by the social exclusion stigma. In the organization of the thesis a delimitation between two moments is made: the first for reviewing concepts of youth and adolescence from anthropology, social psychology and sociology references, with the conclusion that these terms must be analyzed when interpreting the different ways of dealing with this public, because they disclose ideological content that guide the social practices. In this first moment, the concept of leisure is reviewed through a critical view. The second moment of the research is dedicated to the data gathered, describing the work place and the tasks of the young workers, in the attempt of understanding their influence over the time available for leisure. It was noticed that leisure is tied with work and school activities in a complex way, where the work routine overlays the available time. The comprehension that they have leisure is approached, confirming it as a contextual phenomenon, marked by subjective living and influenced by socio cultural aspects. Leisure activities as fruition opportunities and fun are analyzed and claimed as desirable, but limited by work activities and other aspects of the young workers life, as scholarship and daily sociability relationships. It was noticed that the time they have available for leisure is not considered enough and is marked by an oppressive routine, influencing this phenomenon. They display a picture in which leisure is not considered in the elaboration of their own projects, be it through work or education. Through the information obtained and data interpreting, it is reasonable state that leisure constitutes in a cultural aspect, marked by the search for interaction, especially with other young people, as well as for autonomy and possibility of freedom. Leisure comes also as a creation possibility of a time and space of individuality and fruitionUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGRedes de relações sociaisAmbiente de trabalhoLazerTrabalhoJuventudesTempo disponívelLazerO lazer dos jovens trabalhadores da Cruz Vermelha Brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise das compreensões, vivências e relações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_andre_mendes.pdfapplication/pdf1749812https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BFJ5L/1/dissertacao_andre_mendes.pdf929decf938c62f2409249b962e784733MD51TEXTdissertacao_andre_mendes.pdf.txtdissertacao_andre_mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain398525https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BFJ5L/2/dissertacao_andre_mendes.pdf.txt2c450b44cd35455a1db620de3bcfc01eMD521843/BUOS-9BFJ5L2020-01-30 14:30:28.685oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BFJ5LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:30:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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